sábado, 30 de julho de 2011

FORTALEZA-CE TEM A PIOR PREFEITA DO PAÍS - LUIZIANNE LINZ




Pesquisa de opinião pública divulgada pelo Datafolha na última quinta-feira, 23, mostra a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), com o maior índice de reprovação entre prefeitos de oito capitais do País.


Segundo os números do Datafolha, a prefeita da capital cearense foi avaliada como ruim ou péssima por 50% dos fortalezenses. Consideram Luizianne uma prefeita regular 27%, e apenas 22% acham o governo da prefeita ótimo ou bom.


Após cinco anos e 11 meses de gestão, o índice de popularidade de Luizianne é de 72 pontos. A nota média atribuída foi de 4,4 (em escala de zero a 10) -menor nota desde o primeiro levantamento, realizado em novembro de 2007.


Veja ranking completo dos oito prefeitos que entraram na pesquisa (do melhor ao pior avaliado):


1º Márcio Lacerda – Belo Horizonte

2º Luciano Ducci (PSB) – Curitiba

3º José Fortunati (PDT) – Porto Alegre

4º Eduardo Paes (PDMB) – Rio de Janeiro

5º Gilberto Kassab (DEM) – São Paulo

6º João da Costa (PT) – Recife

7º João Henrique Carneiro (PMDB) – Salvador

8º Luizianne Lins (PT) - Fortaleza





Alccy Marthins
@alcy_martins




COPA 2014 - BEBETO E LUCAS PIAZON SORTEIAM GRUPOS DA CONCACAF

O tetracampeão Bebeto e o meia Lucas Piazon participam do sorteio dos grupos das eliminatórias da Concacaf, neste sábado, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. As 30 seleções da confederação buscam três vagas diretas para a Copa do Mundo de 2014. Um quarto país vai ter uma última chance de se classificar duelando contra um representante da Oceania. México e Costa Rica acabaram caindo no mesmo grupo das eliminatórias. Assim como Estados Unidos e Jamaica.

fernanda lima jerome valcke sorteio copa do mundo 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Jerome Valcke ao lado de Fernanda Lima no sorteio
das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014
Foto: André Durão / Globoesporte.com



Bebeto, que disputou três Copas do Mundo e foi campeão em 1994, lamentou não ter disputado um Mundial diante da torcida brasileira. O ex-atacante jogou as Copas da Itália, dos Estados Unidos e da França. Com certeza não tive essa felicidade de disputar um Mundial aqui no nosso país. Seria maravilhoso. Mas agora como torcedor vou torcer para que tudo dê certo. Vou torcer muito - disse Bebeto.

Ao lado de Bebeto estava a jovem promessa brasileira Lucas Piazon, camisa 10 da Seleção Brasileira sub-17. O jogador já foi vendido pelo São Paulo para o Chelsea, da Inglaterra, por 10 milhões de euros (cerca de R$ 25,5 milhões). Tenho esta oportunidade. É o sonho de todo o menino que nasce no Brasil e cresce querendo jogar futebol. Quem jogar a Copa de 2014 vai ter esta oportunidade - disse Lucas Piazon.




Alccy Marthins
@alcy_martins


COPA 2014 - ZICO SORTEIA SELEÇÕES DA ÁSIA

No sorteio preliminar das eliminatórias para a Copa de 2014, realizado na tarde deste sábado, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. Coube a Zico definir o caminho do Japão antes do Mundial. Ídolo do Flamengo e principal responsável pelo desenvolvimento do futebol no país asiático após passagem pelo Kashima Antlers-JAP, o Galinho comandou a divisão dos grupos da Ásia. E colocou a "Terra do Sol Nascente" no grupo C, ao lado de Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte, esta última adversária do Brasil na primeira fase da Copa de 2010.



zico jerome valcke lucas sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Zico, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e Lucas durante
 o sorteio das eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo de 2014
Foto: André Durão / Globoesporte.com


GRUPO A
China
Jordânia
Iraque
Cingapura
 
GRUPO B
Coreia do Sul
Kuwait
Emirados Árabes
Líbano
GRUPO C
Japão
Uzbequistão
Síria
Coreia do Norte
GRUPO D
Austrália
Arábia Saudita
Omã
Tailândia
GRUPO E
Irã
Catar
Bahrein
Indonésia


Alccy Marthins
@alcy_martins

COPA 2014 - ZICO SORTEIA GRUPOS DA ÁSIA

No sorteio preliminar das eliminatórias para a Copa de 2014, realizado na tarde deste sábado, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. Coube a Zico definir o caminho do Japão antes do Mundial.



Ídolo do Flamengo e principal responsável pelo desenvolvimento do futebol no país asiático após passagem pelo Kashima Antlers-JAP, o Galinho comandou a divisão dos grupos da Ásia. E colocou a "Terra do Sol Nascente" no grupo C, ao lado de Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte, esta última adversária do Brasil na primeira fase da Copa de 2010.


zico jerome valcke lucas sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Zico, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e Lucas durante
o sorteio das eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo de 2014
Foto: André Durão / Globoesporte.com



Ao lado do apoiador Lucas, destaque do último título sul-americano sub-20 do Brasil e grande revelação do São Paulo, o eterno camisa 10 da Gávea mostrou confiança no Japão, mas ressaltou que a Ásia deve ter apenas quatro representantes na Copa, uma vez que a quinta vaga será disputada contra uma seleção da América do Sul.

- O equilíbrio é muito grande em todos os grupos, mas, hoje, o Japão é uma das forças do futebol asiático. Mas acho que serão quatro vagas mesmo, já que lutar contra os sul-americanos fica complicado - frisou o ex-jogador. Tímido, Lucas reiterou seu sonho de vestir a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo que será disputada em seu país natal. É uma honra estar em um evento com tantos gênios da bola. Isso só deixa mais forte o meu sonho e desejo de participar desse Mundial - explicou o jovem de 18 anos.




As eliminatórias asiáticas começaram no último dia 29 de junho e já se encaminham para a terceira fase.Os 15 vencedores da segunda rodada preliminar (Cingapura, China, Síria, Uzbequistão, Indonésia, Catar, Kuwait, Jordânia, Omã, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irã, Arábia Saudita e Tailândia) se juntaram às cinco seleções que já estavam classificadas automaticamente (Japão, Austrália, Coreia do Sul, Bahrein e Coreia do Norte).


Esses 20 países foram distribuídos em quatro potes de cinco equipes cada com base na edição de julho de 2011 do Ranking Mundial da FIFA. As próximas partidas serão disputadas entre 2 de setembro de 2011 e 29 de fevereiro de 2012. As cinco melhores seleções foram colocadas no primeiro pote e ocuparam a primeira posição de cada grupo, enquanto as próximas cinco seguiram para o segundo pote e assim por diante.


Os primeiros e segundos colocados de cada grupo passarão para a quarta fase, que será disputada entre 3 de junho de 2012 e 18 de junho de 2013. As dez equipes restantes serão divididas em dois grupos de cinco e se enfrentarão em partidas de ida e volta.



Os dois primeiros colocados de cada chave estarão classificados para o Mundial no Brasil. Já as duas seleções que terminarem em terceiro lugar se enfrentam, em 6 e 10 de setembro de 2013. O vencedor disputará a repescagem com o quinto colocado das eliminatórias da América do Sul.




Alccy Martins
@alcy_martins



COPA 2014 - RONALDO E GANSO SORTEIAM GRUPOS DA EUROPA





ronaldo sorteio copa do mundo europa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Ronaldo põe a França e Espanha no mesmo grupo nas eliminatórias 
Foto: André Durão/Globoesporte.com


GRUPO A
Croácia
Sérvia
Bélgica
Escócia
Macedônia
País de Gales

GRUPO B
Itália
Dinamarca
República Tcheca
Bulgária
Armênia
Malta

GRUPO C
Alemanha
Suécia
Irlanda
Áustria
Ilhas Faroe
Cazaquistão
 

ganso  sorteio copa do mundo europa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Ganso participa do sorteio da Europa
Foto: André Durão/Globoesporte.com
GRUPO D
Holanda
Turquia
Hungria
Romênia
Estônia
Andorra
 

GRUPO E
Noruega
Eslovênia
Suíça
Albânia
Chipre
Islândia

GRUPO F
Portugal
Rússia
Israel
Irlanda do Norte
Azerbaijão
Luxemburgo

GRUPO  G
Grécia
Eslováquia
Bósnia Hezergovina
Lituânia
Letônia
Liechtenstein

GRUPO  H
Inglaterra
Montenegro
Ucrânia
Polônia
Moldávia
San Marino

GRUPO  I
Espanha
França
Bielorrússia
Geórgia
Finlândia

A sorte está lançada, certo que o perigo está no GRUPO I, devido ter França e Espanha.


Alccy Marthins
@alcy_martins


COPA 2014 - RONALDO E PAULO HENRIGUE GANSO SORTEIAM SELEÇÕES DA EUROPA

Sob o comando de Ronaldo e Paulo Henrique Ganso, o sorteio das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014, neste sábado, na Marina da Glória, reservou duas surpresas. A primeira envolve Espanha e França na briga por uma vaga no Grupo I do torneio. Além das duas potências, a chave conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.




ronaldo paulo henrique ganso sorteio copa do mundo 2014 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Ronaldo e Ganso pouco antes da "tabelinha" no
palco da Marina da Glória
Foto: Alexandre Durão


A segunda envolve duas das sete ex-repúblicas da antiga Iugoslávia. Croácia e Sérvia, países que vivem em constantes conflitos diplomáticos, estão juntos no Grupo A, que tem ainda Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. As duas seleções farão um duelo histórico na luta para disputar o Mundial no Brasil.


Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, Ronaldo foi o responsável por sortear as principais seleções do continente. Antes de tirar as bolinhas, o ex-jogador foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimdt, que percebeu a gafe a tempo. O Fenômeno levou a escorregada com muito bom humor ao apenas sorrir e sacudir da cabeça de forma negativa.


- Adoro futebol, amo futebol. Minha vida toda foi no futebol. Ter feito tantos gols em Copas é um orgulho e vai ficar para o resto da vida. Agora é torcer do lado de fora, torcer pela Seleção, pelos novos talentos. Adoraria participar, mas perdi a época. Quero desejar sorte para quem vai participar - afirmou o Fenômeno, que recebu elogios da apresentadora Fernanda Lima.


Paulo Henrique Ganso também comentou o fato de ser o camisa 10 da Seleção e do Santos, mesmo número utilizado por Pelé nas duas equipes, e da possibilidade de atuar com Neymar. Sem dúvida é uma responsabilidade grande, mas é uma honra e um orgulho vestir a camisa que o rei do futebol vestiu e com a qual brilhou por tantos anos. Quem sabe a dupla com o Neymar não pode se dar bem em 2014 - disse o jogador.


A sorte nas mãos de Ronaldo e Ganso

As 53 seleções do continente foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.



O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.


Portugal, de Cristiano Ronaldo, caiu no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. Os gajos, que já foram comandados pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, tem como comandante Paulo Bento.


Nas duas últimas Copas, na Alemanha e na África do Sul, os europeus ficaram com os canecos. Em 2006, a Itália sagrou-se campeã ao vencer a França nos pênaltis. No ano passado, a Espanha bateu a Holanda por 1 a 0, em Joanesburgo, na prorrogação e ficou com o caneco.





Alccy Marthins
@alcy_martins




COPA 2014 - SORTEIO DAS SELEÇÕES PARA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

Numa reunião de astros de futebol do passado e do presente, artistas, políticos e autoridades internacionais, a Marina da Glória foi palco, na tarde deste sábado, no Rio, do primeiro sorteio de seleções para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desta vez, para as disputas continentais das eliminatórias.



Num dia que começou agitado com protesto pequeno contra o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, que cresceu e se tornou manifestação política contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, houve quem saísse por cima. Pelé e o presidente de honra da Fifa, João Havelnage, foram os mais aplaudidos. Mas nem tudo correu às mil maravilhas.

Gafes da apresentação

Houve também algumas gafes . Teve apresentadora chamando Neymar de Nilmar, apresentador chamando Ronaldo de Romário, Zagallo dizendo que o Brasil foi o único país a perder final em casa - esqueceu da Suécia que derrotou como jogador em 1958 -, Julio Grondona, presidente da Federação Argentina e diretor executivo da Fifa, dormindo... E a maior expectativa do evento em que 166 países de seis confederações disputarão 31 vagas para o Mundial causou frisson: nas chaves da Europa, a França de Platini e Zidane - esse último o grande craque do título de 1998 -, excluída pela Fifa do grupo dos cabeças de chave, terá missão nada fácil: caiu no grupo I, o da Espanha, atual campeã mundial.


cafu fernanda lima neymar sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: Agência Reuters)
A atriz e apresentadora Fernanda Lima chamou Neymar de Nilmar
Foto: Agência Reuters


A proeza de colocar dois países campeões do mundo frente a frente já nas eliminatórias foi de Ronaldo e Paulo Henrique Ganso, que sortearam os grupos europeus. As duas seleções brigarão por apenas uma vaga na chave. Além das duas potências, o Grupo I conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.


É bom lembrar que a França foi o grande calcanhar de Aquiles de Ronaldo em sua carreira. Além de ter perdido a final para os "bleus" por 3 a 0, o Fenômeno foi protagonista de uma das histórias mais dramáticas da história dos Mundiais. Antes da partida, o craque sofreu convulsão que preocupou todos os jogadores e a comissão técnica. Mesmo assim, entrou em campo.


Antes de sortear as bolinhas, o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols, foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimidt, que percebeu a gafe antes de terminá-la. No mais, as 53 seleções europeias foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013.



Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.


Grupo da morte
A segunda atração nos duelos europeus ficou por conta do confronto de duas das sete ex-repúblicas da antiga Iugoslávia. Croácia e Sérvia, países que vivem em constantes conflitos diplomáticos, estão juntos no Grupo A, considerado o da morte, que tem ainda Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. As duas seleções farão duelo histórico na luta para disputar o Mundial no Brasil.


O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.


A seleção de Portugal, do astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, ficou no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. .A Europa é quem terá o maior número de representantes na Copa: são 13 vagas para o continente. Os nove melhores de cada grupo da eliminatória europeia se classificam direto para a Copal. Os oito melhores segundos vão para mata-matas, se classificando os quatro vitoriosos.





Alccy Marthins
@alcy_martins




DATENA SAI DA TV RECÓPIA (RECORD)



Menos de dois meses depois de assinar seu contrato com a Record

José Luiz Datena resolveu voltar para a Band, sua antiga emissora. As informações são da coluna de Flavio Ricco. O jornalista deve entregar a carta de rescisão logo após a apresentação do último “Cidade Alerta”.

Datena insastisfeito

Desde que assinou o retorno para a Record (o contrato era válido por cinco anos), as confusões começaram. Datena não estava satisfeito com alguns detalhes e demonstrou isso sem medo, o que fez com que o canal lhe proibisse de dar entrevistas.



Conversa com a BAND



A “mordaça” só piorou a relação entre as partes. Como a conversa com a Band estava adiantada – desde quando colocou os pés para fora -, a volta é algo natural. Datena deve voltar ao comando do “Brasil Urgente” em breve. Luciano Faccioli, que ficou em seu lugar, ainda não tem posição definida, mas não deve ser demitido.



Alccy Marthins
@alcy_martins


EUA DEVOLVE PEÇAS ARQUEOLÓGICAS PARA O EGITO

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias (CSA), Mohammed Abdel Maqsud, informou neste sábado (3) que o Metropolitan Museum of Art de Nova York, nos Estados Unidos, devolveu ao Egito 19 peças arqueológicas pertencentes à tumba do faraó Tutancâmon (1336-1327 a. C.). 




tutancâmon (Foto: AFP)
Ao todo serão devolvidos 19 objetos
Foto: AFP

A decisão em devolver os objetos ocorreu após logo período de negociações entre os responsáveis egípcios e norte-americanos. Atef Abul Dahab, subdiretor do Departamento de Arqueologia Egípcia, deve desembarcar no Cairo com as antiguidades nesta terça-feira (2). As peças serão exibidas no Museu Egípcio do Cairo.



Os 19 objetos, todos de pequeno tamanho, foram encontrados na tumba de Tutancâmon, descoberta pelo arqueólogo britânico Howard Carter em 1922 na ribeira oeste do rio Nilo, na localidade monumental de Luxor. Nessa época, o governo do Egito permitia que os arqueólogos que trabalhavam com recursos próprios ficassem com uma parte de suas descobertas.



Abdel Maqsud destacou o gesto do museu nova-iorquino, especialmente após a instituição ter se transformado em uma grande aliada do CSA para recuperar peças arqueológicas levadas ilegalmente do Egito. Nesse sentido, o responsável egípcio lembrou que no passado o Metropolitan proporcionou ao Egito informações que ajudaram a recuperar um pedaço de rocha que fazia parte do templo faraônico de Karnak, também situado em Luxor.





Alccy Marthins
@alcy_martins





BEBÊ DE BRINQUEDO ENGANA POLICIAIS NA INGLATERRA

Janela do carro quebrada por policiais para 'salvar' o 'bebê' Sam - um boneco. A menina Chanel Cristofis, de cinco anos, deixou seu boneco, chamado Sam, no carro do pai, Anastasi, 37, quando foi para a escola. Sem se importar muito com isso, ele seguiu para o trabalho, na peixaria de sua propriedade. Mal sabia ele o que ainda iria acontecernaquele dia aparentemente tão normal.




Foto: The Sun



Um transeunte, ao passar pelo carro estacionado, viu o boneco, mas de tão realista que é, o confundiu com um bebê de verdade, chamando imediatamente a polícia de Worksop, Notts, no norte da Inglaterra.





A menina Chanel e seu boneco inseperável Sam 
              
                A menina Chanel e seu boneco inseperável Sam



A equipe de resgate, assim que chegou, temeu pela vida da "criança", que poderia morrer trancada no carro por causa do calor. Sem pensar duas vezes, quebraram o vidro do veículo, antes de se darem conta do grande equívoco.


"Eu mal acreditei quando vi o policial abraçado ao boneco, dizendo o que havia ocorrido e ainda me dando um sermão para nunca mais deixar o brinquedo dentro do carro", contou Anastasi.


Esse modelo de bonecas faz muito sucesso entre as meninas. Artesãos trabalham meticulosamente para garantir a aparência realista dos bebês, o que inclui criar marcas de nascença e até pequenas veias salientes.


A mãe de Chanel, Victoria, de 25 anos, explicou que a menina dificilmente se separa do boneco, o que já vinha causando todo tipo de problemas.


- Uma mulher no supermercado viu Chanel sacudindo o boneco e ficou horrorizada com a cena. Ela perguntou que tipo de mãe eu era por permitir que meu bebê fosse tratado daquela maneira. Eu compreendo o porquê de a polícia ter agido daquela forma. Se fosse de verdade, todos agradeceriam a eles - disse.


Para cobrir os danos causados ao veículo, a polícia terá que reembolsar a família em 200 libras. Segundo o sargento Robert Holmes, a ação foi realizada por boa-fé. "Motoristas devem pensar a respeito do que deixam à vista em seus carros", concluiu. As informações são do site The Sun.



Alccy Marthins
@alcy_martins





CÂMARA DE VEREADORESDE MARINGÁ-PR SOBRE ATENTADO

Um homem na garupa de uma moto fez diversos disparos contra a sede da Câmara de Vereadores de Maringá, no Norte do Paraná, às 22h49 desta sexta-feira (hora registrada por uma câmera de segurança). A ação durou cerca de 20 segundos.







Vidros foram estourados e há marcas de tiros em paredes e móveis. Um vigia fazia a segurança no momento do incidente, e não sofreu nada. Uma funcionária que trabalha no lugar há 15 anos disse que é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. Segundo o advogado do legislativo, nenhum vereador estaria sofrendo ameaças. A Casa está em recesso há duas semanas.




Alccy Marthins
@alcy_martins




CAMINHADA CONTRA A LIBERAÇÃO DA MACONHA AGITA SÃO PAULO

Manifestantes saíram do vão do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, por volta das 11h deste sábado (30), para fazer a Caminhada contra a Legalização da Maconha. De acordo com os organizadores, o protesto reuniu cerca de três mil pessoas. Já a Polícia Militar (PM) contabilizou mais de mil participantes.

Duas faixas da avenida foram interditadas durante a passagem dos manifestantes. Segundo o capitão José Antonio Golini, responsável pela operação, aproximadamente 200 policiais foram destacados para acompanhar a caminhada.



caminhada contra a legalização da maconha (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Manifestantes se reuniram em frente ao Masp, em São Paulo
Foto: Marcelo Monegato/G1


Eles caminharam em direção à Assembleia Legislativa pela Avenida Paulista sentido Paraíso até a Rua Pamplona, depois passaram pelas ruas Caconde, Brigadeiro Luís Antônio e Manoel da Nóbrega.


 
caminhada contra a legalização da maconha (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Segundo a Polícia Militar, caminhada reuniu mais de mil pessoas
Foto: Marcelo Monegato/G1


Segundo os organizadores, uma nova caminhada está marcada para o dia 17 de dezembro. A previsão para esta passeata é que o número de participantes supere os 10 mil.




Alccy Marthins
@alcy_martins







AVIÃO SE PARTE AO MEIO NA GUIANA

Um avião da Caribbean Airlines, vindo de Nova York e com 162 pessoas a bordo, saiu da pista durante a aterrissagem neste sábado (30) na Guiana, segundo as autoridades locais.




O acidente ocorreu no aeroporto internacional Cheddi Jagan, próximo à capital, Georgetown. Chovia bastante na hora. Havia 154 passageiros e 8 tripulantes a bordo. Várias pessoas tiveram de ser resgatadas do interior da aeronave, segundo os bombeiros. Os passageiros tiveram de sair pela porta de emergência.


mapa acidente guiana (Foto: Arte G1)



O ministro da Saúde, Leslie Ramsammy, disse que um passageiro teve uma perna fraturada e outros tiveram ferimentos leves. A aeronave, um Boeing 737-800, quebrou-se em duas após sair da pista e deslizar por uma encosta. O aeroporto ficou fechado temporariamente para pousos e decolagens.




Alccy Marthins
@alcy_martins




REMÉDIOS FALSOS FABRICADOS E COMERCIALIZADOS EM FORTALEZA-CE

Dois homens envolvidos no esquema de fabricação e comercialização de medicamentos falsos em Fortaleza, foram liberados após prestarem depoimento na madrugada deste sábado (30). Segundo a delegada do 34º Distrito Policial (34º DP), Camila Galvão, “não havia fundamentos suficientes que justificassem a prisão dos dois”. Ao todo, cinco homens foram presos na sexta-feira (29), após serem flagrados em uma fabrica clandestina de remédios no Bairro Centro.



De acordo com a delegada, durante a madrugada, os outros três homens detidos também foram ouvidos na presença de advogados. “Eles foram autuados por exercício ilegal de profissão, comércio ilegal e adulteração de medicamento”, diz. Já os medicamentos foram encaminhados para a perícia para realização de laudo. “Precisamos saber a procedência dos materiais e de cada detalhe que possa nos dar mais evidências do crime”, explica.




Laboratório
Segundo informações da Comando de Operações de Inteligência, a quadrilha estava sendo investigada há duas semanas. Foi encontrado no laboratório clandestino leite em pó, que a polícia suspeita que seja um dos ingredientes usados para fabricação alguns remédios, como estimulantes sexual, antibióticos, anticoncepcionais e remédios infantis.



A polícia encontrou também óleo de banana e hastes com algodão. Policiais suspeitam que sejam usados para apagar a marca de validade de produtos vencidos. No laboratório clandestino, os suspeitos foram flagrados com cheques e notas fiscais.





Alccy Marthins
@alcy_martins




BARAK OBAMA SOFRE CRISE NOS EUA E COMO PODE AFETAR O BRASIL

O governo dos Estados Unidos está correndo contra o tempo para não colocar em risco sua credibilidade de bom pagador. Se até o dia 2 de agosto o Congresso não ampliar o limite de dívida pública permitido ao governo, os EUA podem ficar sem dinheiro para pagar suas dívidas: ou seja, há risco de calote - que seria o primeiro da história americana.


A elevação do teto da dívida permitiria ao país pegar novos empréstimos e cumprir com pagamentos obrigatórios. Em maio, a dívida pública do país chegou a US$ 14,3 trilhões, que é o valor máximo estabelecido por lei. Isso porque, nos EUA, a responsabilidade de fixar o teto da dívida federal é do Congresso.




Vídeo da Jornalista  Mírian Leitão da TV Globo
sobre a crise dos EUA



Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em pronunciamento na Casa Branca que a falta de um acordo que permita elevar o teto da dívida do país trará problemas sérios à economia.



Um eventual calote do país que é considerado o pagador mais seguro do mundo teria efeitos também para o Brasil: por exemplo, encareceria o custo de financiamento para bancos e empresas brasileiras, valorizaria o dólar e aumentaria o preço dos importados, o que geraria inflação.




No Brasil o  ministro da Fazenda, Guido Mantega espera sensatez do governo e de políticos norte-americanos para solucionar o impasse sobre a negociação da dívida dos EUA. Entenda os pontos mais importantes das negociações.



Debate e negociações

Barack Obama participa de reunião com líderes do congresso para debater a elevação do teto da dívida. (Foto: Mandel NGAN/AFP) 
Obama em reunião com líderes do congresso para debater o teto da dívida.
Foto: Mandel NGAN/AFP



O presidente Barack Obama e os demais representantes do governo têm lutado nos últimos dias para convencer o Congresso a ampliar o limite de envididamento permitido ao governo.


Cinco rodadas de conversações na Casa Branca não produziram nenhum acordo, mas geraram disputas partidárias. As negociações devem ser retomadas no fim de semana.

Essa negociação é comum no Congresso americano, onde ocorre de forma periódica desde 1917 (data em que foi estabelecido um limite legal para o endividamento do país). Desta vez, no entanto, a renegociação do teto da dívida enfrenta um impasse.


O que é a dívida dos EUA

Notas de Dólar (Foto: AFP)
Foto: AFP



Assim como outros países - inclusive o Brasil - o Tesouro norte-americano emite no mercado financeiro papéis respaldados pelo governo para financiar as atividades do governo federal, como pagamento de funcionários e fundos de previdência.


No caso dos EUA, os títulos são conhecidos como Treasuries, comprados por investidores do mercado financeiro que são remunerados com juros: os títulos americanos são considerados os mais seguros do mundo e, por isso, atraem tantos investidores interessados em comprar seus papéis.



Para quem os EUA devem

Chinês conta notas de dólar perto de notas de iuan. (Foto: AFP)
Chinês conta notas de dólar perto de notas de iuan.
Foto: AFP



Brasil, China, Japão, Reino Unido e os países exportadores de petróleo estão entre os maiores credores
estrangeiros que detêm 32% dos títulos da dívida pública dos Estados Unidos.


Segundo os números do Departamento do Tesouro, a dívida pendente dos EUA somava, no último dia 30 de junho, US$ 14,3 trilhões, dos quais US$ 4,6 trilhões eram "pastas intergovernamentais" e US$ 9,7 trilhões eram dívidas nas mãos do público.



Os EUA devem somente ao Brasil a quantia de US$ 187 bilhões. O maior credor do país é a China, com US$ 1,1 trilhão, seguida pelo Japão com US$ 882,3 bilhões, o Reino Unido com US$ 272,1 bilhões e os exportadores de petróleo com US$ 211,9 bilhões.



Outros grandes detentores de bônus e títulos da dívida americana são os bancos radicados no Caribe, que acumulam títulos no valor de US$ 169 bilhões, Taiwan com US$ 155 bilhões, Rússia com US$ 151 bilhões, Hong Kong com US$ 135 bilhões e Suíça com US$ 107 bilhões


Por que a dívida está tão alta

Homem se apoia na parede da sede do Lehman Brothers em NY, em 15 de setembro de 2008. (Foto: Nicholas ROBERTS/AFP)
Homem se apoia na parede da sede do Lehman
Brothers em NY, em 15 de setembro de 2008.
Foto: Nicholas ROBERTS/AFP



O alto nível de endividamento dos EUA ainda reflete, entre outros fatores, efeitos da "ressaca" da crise financeira desencadeada em 2008 pela quebra do Banco Lehman Brothers. Isso porque, em tempos de recessão, um país precisa de mais dinheiro para estimular a economia.


No caso dos EUA, o país emitiu mais papéis para ter dinheiro para evitar a falência de empresas e bancos em dificuldades, isentar e reduzir alguns impostos, e pagar benefícios sociais como seguro-desemprego, mais necessários em épocas de demissões e cortes de pessoal.



A decisão de socorrer setores da economia que estavam em risco de falência endividou não só os EUA, mas de outros países que hoje enfrentam problemas com a dívida: Grécia, Irlanda e Itália, por exemplo.



Antes disso, os EUA já haviam gastado muito dinheiro ao longo dos anos para financiar guerras e ações militares. Iniciadas há quase dez anos, após os atentados de 11 de setembro de 2001, as operações norte-americanas no Afeganistão custam atualmente mais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 3,1 bilhões) por semana aos cofres americanos, o que tem despertado cada vez mais críticas, tanto de republicanos quanto de democratas.



Obama X oposição

Barack Obama, em pronunciamento (Foto: Reuters)
Barack Obama, em pronunciamento
Foto: Reuters



Por trás da discussão em torno dos números da dívida, há uma disputa política entre parlamentares do governo e da oposição, como explica o economista Miguel Daoud, da Global Financial Advisor.



A oposição republicana, adversária política de Obama, exige que o aumento do limite seja vinculado a cortes maiores no orçamento americano dos que os desejados pelo governo democrata, com medidas como aumento de impostos e corte de benefícios sociais, que poderiam afetar a vida do cidadão americano comum.



"Como o Obama está prestes a começar uma campanha para reeleição, a oposição está exigindo cortes em setores da economia que vão afetar a popularidade do presidente", avalia Daoud. A popularidade de Obama está em baixa nos EUA, embora tenha tido um fôlego temporário com a morte de Osama Bin Laden.



O presidente norte-americano, por outro lado, quer sair do impasse sem frear ainda mais a economia. Obama disse concordar com maiores cortes de gastos e quer que os republicanos aceitem algum aumento de impostos sobre os norte-americanos mais ricos. Eles recusam.



E se o teto da dívida não for elevado?
Segundo uma pesquisa do centro de estudos Bipartisan Policy Center (BPC), os gastos federais podem ter que ser reduzidos em até 44% em agosto. O governo federal tem cerca de US$ 306,7 bilhões em obrigações a pagar no mês, a partir do dia 3. No mesmo período, a estimativa é de que a arrecadação seja de US$ 172,4 bilhões, o que obrigaria o governo a priorizar pagamentos.


O estudo mostra que os recursos arrecadados seriam suficientes apenas para pagar os juros da dívida, os planos de assistência médica Medicare e Medicaid, a previdência social, seguro desemprego e contratos de defesa. Sem cortes nesses setores, não haverá dinheiro para manter as próprias estruturas de governo, como departamentos de Justiça, Comércio e Trabalho; pagar salários, exército, programas educacionais e de moradia para as classes mais baixas.



Fama em risco
A agência classificadora de risco Moody's anunciou nesta quarta-feira (13) que considera baixar a nota da dívida dos EUA, que atualmente se encontra no melhor patamar possível, em "Aaa". O mesmo aviso foi dado pela agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P).



Na prática, isso significaria aos EUA , que atualmente são referência de pagamento seguro no mundo, e têm, na avaliação das agências de classificação, risco praticamente nulo de calote.


Reclamação da China
Hong Lei, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China. (Foto: AFP)
Hong Lei, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China.
Foto: AFP


A China, maior credor dos EUA com US$ 1,1 trilhão em bônus, pediu que os Estados Unidos adotem medidas mais responsáveis a fim de proteger os interesses dos investidores nos títulos do Tesouro Americano (Treasuries).



"Nós esperamos que o governo norte-americano adote políticas responsáveis para proteger os interesses dos investidores", disse Hong Lei, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China.

 

O que isso tem a ver com o Brasil
Consumidores pesquisaram preços. (Foto: Daigo Oliva/G1)
Consumidores pesquisam preços de eletrônicos.
Foto: Daigo Oliva/G1


Na avaliação do economista Miguel Daoud, da consultoria Global Financial Advisor, um eventual calote dos EUA teria impactos econômicos no Brasil, que vive momento de dólar baixo e forte consumo de importados.


Encareceria o custo de financiamento para bancos e empresas brasileiras, que precisam captar dinheiro no exterior; valorizaria o dólar e aumentaria o preço dos importados, o que geraria inflação; causaria também, consequentemente, a necessidade de se aumentar ainda mais os juros para controlar os preços.


"Geraria inflação com o importados, resultaria em aumento juros e aumentaria a proporção dívida/PIB", estima Daoud que, embora não descarte essa hipótese, considera improvável que um acordo entre governo dos EUA e Congresso não seja alcançado. "Uma boa solução seria pararmos de comprar dos EUA e começarmos a produzir. Talvez seja uma saída cautelar, por exemplo, vendemos ferro para os EUA, para logo em seguida comprarmos de volta com preços maiores, como é do conhecimento de todos os EUA sempre esteve a frente desse jogo e jogando com essas cartas, agora se os empresários brasileiros pensarem em quebrar junto com os EUA, então pouco será feito para salvar as economias" afirma Alccy Marthins,




Alccy Marthins
@alcy_martins