quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

INCÊNDIO EM SAO PAULO DESTRÓI FAVELA


incêndio favela centro sp (Foto: Felipe Rau/AE)Incêndio destrói favela no Centro de SP 
(Foto: Felipe Rau/AE)

Um corpo foi encontrado no prédio atingido por um incêndio nesta quinta-feira (22) na região dos Campos Elíseos, Centro de São Paulo. O fogo destruiu parte de uma favela e o prédio abandonado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo estava no primeiro andar do prédio. Não foi possível identificar se era um homem ou uma mulher. A corporação vai verificar se irá retirar o corpo – pois o prédio corre risco de desabamento – ou se irá aguardar a chegada da perícia.






Três pessoas ficaram feridas no incêndio. Duas foram socorridas com sinais de intoxicação para a Santa Casa e a outra teve fratura no punho e queimaduras e foi para o pronto-socorro do Tatuapé. O fogo começou por volta das 10h e foi controlado pouco antes das 13h.

 
O prédio que foi incendiado corre risco de desabamento, segundo o coronel Luiz Humberto Navarro, comandante dos Corpo de Bombeiros. Pessoas que estavam no imóvel precisaram ser resgatadas pelo helicpótero Águia, da Polícia Militar.
Equipes dos bombeiros chegaram a entrar no prédio após o incêndio ser controlado para verificar a existência de possíveis vítimas. Entretanto, foi percebido o abalo na estrutura. “Entramos até o quarto andar e balançou muito a laje. Vamos entrar depois com cabos, fazer um trabalho de ancoragem”, afirmou o coronel. Segundo ele, apenas após o fim dos focos de incêndio que ainda existem na favela esse trabalho será feito.


Saiba mais



De acordo com a corporação, 120 homens participaram do combate às chamas, e 200 mil litros de água foram utilizados. Segundo o coronel, o trabalho de rescaldo deve durar de quatro a cinco horas. Ele também afirmou que ainda há focos de fogo – entretanto, eles já estão em uma área restrita.
Segundo o coronel, o trabalho de rescaldo deve durar de quatro a cinco horas. Ele também afirmou que ainda há focos de fogo – entretanto, eles já estão em uma área restrita.


Além das vítimas do incêndio, um bombeiro ficou ferido – segundo o coronel, ele foi atingido por uma televisão na cabeça quando passava por uma área que não pegava fogo. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas com suspeita de fratura na coluna.


De acordo com o coronel, cerca de um terço da favela foi incendiada – mais cedo, a Defesa Civil estimou que 50% da favela havia sido destruída. Ainda de acordo com o coronel, o tipo de material presente na favela, bastante inflamável, a velocidade do vento e a localização dos barracos, em uma área próxima à CPTM e cerca da por muros, dificultaram os trabalhos. Dois muros precisaram ser quebrados para a o acesso dos bombeiros.



Cerca de 2,5 mil pessoas vivem no local. Moradores auxiliaram os bombeiros no combate ao incêndio. O fogo começou por volta das 10h na altura do número 20 da Rua Doutor Elias Chaves. Moradores da favela procuravam a todo momento conhecidos e parentes. Vizinhos da região também deixaram suas casas. Nas proximidades da área afetada, uma vila de casas e uma creche foram esvaziadas. Empresas da região liberaram seus funcionários. Botijões de gás foram retirados de um depósito.



mapa incêndio sp 2 (Foto: Arte/G1)


Atendimento
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse no início da tarde desta quinta que as famílias que foram atingidas pelo incêndio serão encaminhadas para abrigos. De acordo com Kassab, cerca de 600 famílias viviam no local. Ele também afirmou que a maior parte delas já estava cadastrada pela Prefeitura.
“Elas serão encaminhadas para abrigos, depois terão acesso aos nossos programas sociais”, disse o prefeito, “principalmente aluguel social.” Kassab foi vaiado pela população ao chegar à favela.


CPTM
A área atingida fica ao lado de uma linha de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por causa do incêndio, a circulação de trens em duas linhas da CPTM foi interrompida - na Linha 7 entre as estações Luz e Barra Funda e na Linha 8 entre as estações Barra Funda e Julio Prestes. Os usuários eram avisados pelo sistema de som das estações. Como alternativa, os passageiros podem utilizar o Metrô por meio da integralção gratuita nas estações Palmeiras-Barra Funda e Luz.



Pessoas são resgatadas de prédio incêndiado (Foto: Reprodução/TV Globo)Pessoas são resgatadas de prédio incêndiado 
(Foto: Reprodução/TV Globo)


FORMA DE MAQUIMAGEM QUE FAZ BEM PARA A PELE E SAUDE






Tem gente que ama maquiagem, usa todos os dias e não sabe viver sem. Tem gente que só usa de vez em quando, em festas ou finais de semana. Tem gente que deixa lá no fundo do armário e só tira para ocasiões muito especiais, como Natal e Ano Novo. Todas essas pessoas, no entanto, precisam saber: usar maquiagem sem cuidado faz mal não só para a beleza, mas para a saúde.


Você sabia, por exemplo, que não se deve guardar maquiagem no banheiro? E não é porque ela estraga não. A dermatologista Márcia Purceli explica que a umidade do local ajuda a proliferar fungos, que podem fazer mal à saúde. Seu estojo deve estar guardado dentro de uma caixa ou maleta em um armário com entrada de ar, mas seco.


Outro ponto importante: toda a maquiagem deve ser retirada antes de dormir. Passar a noite com ela fecha os poros, aumenta o aparecimento de espinhas e o risco de desenvolvimento de rugas. Para retirá-la, use demaquilantes. Na área dos olhos, se não tiver um demaquilante específico, pode usar xampú infantil.



maquiagem (Foto: Arte/G1)



Nesta época do ano, fica o alerta: maquiagem e exposição ao sol por muito tempo não combinam e podem causar alergia. A sua maquiagem é a sua maquiagem. Não empreste. O batom pode transmitir doenças como herpes e sapinho. O rímel, o delineador e o lápis, conjuntivite.


A maquiagem não deve ser usada após o vencimento porque pode causar irritação na pele. Fique atenta a mudanças no cheiro, textura e cor do produto. São sinais de que é hora de trocar. Mesmo se estiver dentro da validade, se um creme mudar de cor, não deve ser mais usado – ele sofreu oxidação.








Como passar a maquiagem?
Siga o passo a passo:
- Lave o rosto com sabonete (usar o tônico na sequência é opcional, mas ele ajuda a fechar os poros e retira a oleosidade)
- Passe o creme hidratante
- Espalhe o primer, creme pré-maquiagem que prepara a pele para receber a base. A pele fica mais uniforme e sedosa

- Passe o filtro solar
- Aplique o corretivo para disfarçar as olheiras. Não espalhe o produto com força. Dê somente uma "batidinha".
- Espalhe a base (se preferir, use uma com filtro solar).








Como retirar?
- Com algodão, aplique demaquilante específico para os olhos nos cílios – para ir soltando o rímel.
- Com outro algodão, passe o demaquilante mais adequado ao seu tipo de pele nas zonas mais oleosas, fazendo movimentos de dentro para fora. Nunca esfregue a pele.
- Use outro algodão para limpar as áreas mais sensíveis, como bochechas e têmporas, fazendo movimentos de dentro para fora.
- Volte para a área dos olhos, passando novo algodão. Faça movimentos leves
- Use cotonete umedecido no demaquilante para limpar restinhos que acumularam na raiz dos cílios.
- Após tirar tudo, lave o rosto com sabonete, retirando todo o resíduo de demaquilante
- Se quiser, aplique tônico.