domingo, 10 de julho de 2011

FLIP 2011 - O MELHOR DA LITERATURA ESTÁ AQUI

A Festa Literária Internacional de Paraty, é forma de compreendermos como os autores vêem o Brasil. 



Na entrevista ao G1, a antropóloga Michèle Petit
comenta a importância da troca de experiências na
Festa Literária Internacional de Paraty. Michèle
pesquisa a leitura em espaços de crise e apresenta
estudos que mostram como ler ajuda os indivíduos.



A escocesa Carol Ann Duffy recita poema que criou
para o casamento do Príncipe William e Kate Middleton.
A poetisa disse ter gostado da cidade, após participar
da mesa "Lírica crítica" da Flip, com o poeta
Paulo Henriques Britto.



O pesquisador argentino Gonzalo Aguilar ressalta
a importância de autores brasileiros como Oswald
de Andrade e Clarice Lispector. Gonzalo também
 elogia artistas da MPB, como Caetano Veloso e
Ney Matogrosso.



O cientista brasileiro Miguel Nicolelis afirma ao G1
que a ciência é uma espécie de arte. Miguel ressalta
a importância da divulgação das ideias de cientistas
atuantes.



Nascido no Caribe, o escritor Caryl Phillips fala sobre
a questão racial na eleição de Obama. Ele ressalta que
ela não mudou em nada a situação nos Estados Unidos,
na questão de igualdade racial. Segundo ele, a eleição
significa uma mudança, mas não uma solução.




Alccy Marthins

FLIP 2011 - ENTREVISTAS EXCLUSIVAS COM AUTORES

 Festa Literária Internacional de Paraty, reúne nomes consagrados da literatura mundial, de modo que se torna uma oportunidade de conhecer e conversar com autores de grandes nomes e poder desfrutar de um momento épico.





Em entrevista ao G1, o mestre da literatura noir, James Ellroy,
disse como seria sua vida e obra caso de mudasse para Paraty.




João Ubaldo Ribeiro confessa que não gosta de
conversar sobre literatura, mas se força a falar
porque é necessário para sua carreira.



O jornalista Edney Silvestre falou sobre o seu novo
livro, que será lançado em outubro, e relatou a
experiência de participar dos debates pela primeira
 vez como escritor.




O quadrinista Joe Sacco revela que planeja trabalhar
com humor. Ele revelou que conhece os brasileiros
Fábio Moon e Gabriel Bá e deseja voltar a participar da Flip.



O editor da revista literária Granta, John Freeman,
conta que editará um número exclusivamente com
autores brasileiros e afirma que os escritores
contemporâneos do país ainda não são conhecidos
em língua inglesa.



Alccy Marthins

FLIP - CAROL ANN DUFFY: POEMA À MODA INGLESA

Em Paraty a convite da Flip, a poeta escocesa Carol Ann Duffy deu uma entrevista exclusiva ao G1 logo após participar de uma conversa com o brasileiro Paulo Henriques Britto, nesta quinta (7), e recitar alguns de seus poemas ainda inéditos no país.


           Poeta escocesa Carol Ann Duffy


Durante o bate-papo, a escritora falou sobre o fato de ter sido escolhida como poeta oficial da corte britânica, primeira mulher em séculos a receber o título. "No Reino Unido, o poeta laureado é o representante de todos os poetas. Mas cabe a cada um deles definir o seu papel. Assim, eu me vejo como uma poeta entre tantos outros britânicos e tento, talvez, dividir esse papel com meus colegas." Ao final da entrevista, Carol ainda recitou um trecho do poema "Rings", que escreveu especialmente para o casamento de William e Kate, atuais duque e duquesa de Cambridge.



Alccy Marthins

VALTER HUGO MÃE: O BRASIL NÃO PODE SER UM PAÍS QUALQUER

Um dos escritores mais celebrados até agora nesta edição da Flip, o escritor angolano radicado em Portugal valter hugo mãe - assim mesmo, com minúsculas - declarou ao G1, após participar de um debate nesta sexta-feira (8), que deve muito de sua formação à cultura brasileira.
"O Brasil não pode ser um país qualquer para um português.




A nossa cultura mescla-se muito. A maneira como eu cresci criou muitas referências que têm tem a ver com o Brasil", disse o escritor de 40 anos apadrinhado por José Saramago, enumerando alguns de seus principais ídolos literários brasileiros. "Já devorei Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Drummond e Paulo Leminski, que eu queria muito ver se conseguia viabilizar uma edição dele em Portugal."



Cantor de uma banda de rock em Portugal, valter hugo revelou ainda sua grande admiração por músicos como Chico Buarque e Caetano Veloso, a quem descreve como "escritores cantados", e disse que um dos momentos mais emocionantes que teve em Paraty desde que chegou foi durante o show de abertura do evento, comandado por José Miguel Wisnick e Celso Sim e com a participação de Elza Soares. "É uma figura mitológica.


Nunca julguei ter a oportunidade de vê-la de perto. Encontrá-la aqui, durante 30 segundos, foi algo muito especial", tietou. Após o premiado "remorso de baltazar serapião", de 2007, valter hugo está lançando agora, pela editora cosac naify, romance "máquina de fazer espanhóis".



Alccy Marthins

PASSAGEIRO VIP: NORTE AMERICANO ACUMULA 10 MILHÕES DE MILHAS

Um empresário americano que acumulou um total de 10 milhões de milhas em voos comerciais da empresa United Airlines foi recompensado com um tratamento VIP. Ele não precisará mais enfrentar filas ao embarcar em diferentes aeroportos, ganhará sempre upgrade para uma classe superior em todos os voos que embarcar da e teve até mesmo um avião batizado em sua homenagem.
 

Milhagem recorde de Stucker foi obtida ao longo de 29 anos (Foto: Reuters)
Milhagem recorde de Stucker foi obtida ao longo de 29 anos.
(Foto: Reuters)


O consultor na área de vendas Thomas Stuker alcançou a marca recorde após um voo neste sábado que partiu de Los Angeles com destino a Chicago, sua cidade natal. Ele embarcou em 5.962 voos da United Airlines. Seu total acumulado de milhagens equivale a dar 400 voltas a redor do mundo. A milhagem recorde de Stucker foi obtida ao longo de 29 anos. Ele obteve suas primeiras 5 milhões de milhas em 19 anos e conseguiu a dobrar esse número nos dez anos seguintes.
''Por isso, acreditamos que estaremos aqui nos próximos cinco anos, quando você completar 15 milhões de libras. Porque você está cada vez se superando, reduzindo seus prazos pela metade'', disse à rede de TV NBC Martin Hand, vice-presidente da divisão de Serviços ao Consumidor da United. Antes de embarcar no voo que o fez alcançar a marca recorde, neste sábado, Stuker confidenciou que durante muitos anos teve medo de voar. ''Eu não conseguia entrar em um avião. era algo que realmente me incomodava'' disse o empresário em entrevista à National Public Radio, dos Estados Unidos.
Mas ele acrescentou que hoje em dia superou o problema e que ''se passo uma semana sem voar, é porque há algo errado''. O feito de Stuker já foi alcançado anteriormente, mas na ficção. No filme Amor Sem Escalas, o personagem vivido por George Clooney passa mais de 300 dias por ano viajando e completa a meta de 10 milhões de milhas.



Alccy Marthins

ACIDENTE DE CARRO DE LUXO MATA ADVOGADA EM SÃO PAULO

O pai da motorista de 28 anos morta no Itaim Bibi, em São Paulo, após ter o carro atingido por um carro de luxo afirmou neste sábado (9) que "pela violência" o carro que atingiu o carro de sua filha estava a uma "velocidade estúpida."







"Pela violência, deve ter sido uma velocidade estúpida. Uma coisa que tirou a vida de uma jovem de 28 anos, por uma forma sem limites de uma pessoa dirigir um carro", disse Eduardo Cintra Santos.
O carro estava a 150 km/h, segundo a perícia. O Porsche se chocou com o Hyundai Tucson da vítima na Rua Tabapuã, próximo à esquina com a Rua Bandeira Paulista.


Os dois carros foram parar em um poste, um em cima do outro. A motorista do Tucson, Carolina Menezes Cintra Santos, advogada de 28 anos, morreu na hora da colisão. O corpo dela será cremado em Salvador, na Bahia. O motorista do Porsche, um empresário de 36 anos, ficou ferido e foi levado para o Hospital São Luiz. Ele está sob escolta policial e pode ser preso assim que tiver alta.


Segundo a polícia, testemunhas disseram que a motorista do Tucson havia ultrapassado o sinal vermelho e que estava em baixa velocidade. Após a colisão, o carro da advogada foi lançado a uma altura de 50cm até bater no poste, segundo o delegado Noel Rodrigues de Oliveira Júnior que apura o acidente.


A polícia não descarta que o motorista do Porsche estivesse embriagado no momento do acidente. Segundo o delegado, o motorista do Porsche admitiu durante depoimento colhido no hospital ter tomado "uma ou duas taças de vinho". O empresário será indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Isso porque, segundo a polícia, ao dirigir em alta velocidade ele assumiu o risco de causar um acidente.

HOMEM GOSTA MAIS DE CARINHO DO QUE DE AMOR

Ao contrário do que dita o senso comum, afeto e carinho em um relacionamento são mais importantes para os homens do que para as mulheres, concluiu um estudo feito na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Segundo os autores, a pesquisa é a primeira a buscar entender as questões referentes ao relacionamento e ao sexo em casais de longa data.


   Reprodução


 
Mais de mil casais de cinco países diferentes – Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Japão – responderam a uma série de perguntas sobre a vida pessoal. Tendo entre 40 e 70 anos de idade, os participantes estavam casados ou morando juntos há pelo menos um ano. O questionário era diferente para cada gênero, e o casal não podia compartilhar as respostas entre si.
 
Os homens tenderam a falar mais que estão felizes com o relacionamento, enquanto as mulheres atribuíam essa felicidade mais a questões sexuais, o que impressionou os pesquisadores. Ainda assim, eles concluíram que é mais frequente a felicidade nos homens quando estes estão saudáveis e quando suas parceiras têm orgasmo constantemente. Ter várias parceiras sexuais durante a vida também mostrou mais insatisfação sexual nos homens.
 
 
O que mais surpreendeu foi que beijos e abraços também prevêem felicidade em um relacionamento para os homens, mas não para as mulheres. Além disso, ambos os sexos afirmaram ficar mais felizes conforme o tempo juntos aumenta. Já a satisfação sexual era mais frequente nos participantes que relatavam a existência de carinho entre os dois, bom desempenho na cama e sexo com mais frequência.
 
Em relação às nacionalidades, os participantes japoneses em geral demonstraram mais felicidade nos relacionamentos do que os americanos, que por sua vez pareceram mais felizes do que os brasileiros e espanhóis. Os japoneses homens também ganharam dos americanos no quesito satisfação sexual. Mas entre as mulheres, o Brasil ficou na frente dos Estados Unidos.
 
 
 
Alccy Marthins

O ASTRO: NOVELA DAS 23:00H NA TV GLOBO

 Credito:  Divulgação
Ator Rodrigo Lombardi
Foto: TV GLOBO


O remake da novela de Janete Clair, exibida originalmente em 1977, traz de volta, assim, o ilusionista Herculano Quintanilha e o empresário Salomão Hayalla. Um mocinho com traços de vilania e um milionário que, apesar de ter caráter, vive em permanente conflito com pessoas de seu convívio. Assim são os protagonistas de “O Astro’’, que estreia na próxima terça, dia 12 de julho na Globo. Um mocinho com traços de vilania e um milionário que, apesar de ter caráter, vive em permanente conflito com pessoas de seu convívio. Assim são os protagonistas de “O Astro’’, que estreia na próxima terça, dia 12, na Globo.


O remake da novela de Janete Clair, exibida originalmente em 1977, traz de volta, assim, o ilusionista Herculano Quintanilha e o empresário Salomão Hayalla, mas agora em formato de macrossérie, com adaptação de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Desta vez, quem interpreta o picareta que deve cair nas graças do público é Rodrigo Lombardi. O papel original foi feito por Francisco Cuoco, que volta como convidado desta releitura da obra, agora no papel de Ferragus - o mágico que ensinará os seus truques ao protagonista da trama. “Não há nostalgia, estou totalmente envolvido nesta nova versão’’, garante o veterano.


A história de Herculano logo se cruzará com a de Salomão, que será assassinado e trará de volta a famosa pergunta “Quem matou Salomão Hayalla?’’ aos telespectadores. Mas os autores adiantam: o final pode ser diferente do apresentado na década de 1970. Apesar de estarem inseridos em contextos distintos, a princípio, os personagens têm muito em comum, e o principal elo entre eles é o dinheiro. Ambos são ambiciosos e atraem antagonistas que querem derrubá-los por grana e poder.


No início da trama - que foi reduzida a 60 capítulos -, Herculano leva uma rasteira de seu parceiro, o trambiqueiro Neco (Humberto Martins). O ano é 2002, e a traição do comparsa se dá após a dupla aplicar um golpe nos moradores de Bom Jesus do Rio Claro. Ambos se dispõem a arrecadar donativos para uma reforma na igreja da cidade, onde se passa a primeira fase da história, e superfaturam a obra. Na hora de fugir com o dinheiro, entretanto, Neco deixa o amigo para trás, sem nenhum tostão.



Revoltados com os vigaristas, os moradores o perseguem, e ele decide se render à polícia. “São dois pilantras que, mais à frente, vão se reencontrar. Neco acha que está com a vida ganha depois desse golpe, mas, quando for confrontado pelo parceiro do passado, ficará preocupado’’, conta Humberto Martins.


Enquanto Neco constrói uma nova vida, virando empresário no subúrbio do Rio, Herculano é condenado à prisão, onde fica por oito anos. Lá, ele conhece aquele que mudará a sua jornada: Ferragus, um homem 30 anos mais velho e que ensina ao companheiro truques de ilusionismo e tarô. Vale muito apena conferir esse sucesso.



Alccy Marthins

O ASTRO DE JANETE CLAIR DE VOLTA NA REDE GLOBO

Nascida em 1925 na cidade de Conquista, interior de Minas Gerais, Janete começou a fazer o Brasil sonhar com suas histórias no final da década de 40. Antes disso foi radioatriz, locutora e datilógrafa. Já casada com o também autor Dias Gomes, passou a escrever para ajudar no orçamento familiar e, em 1967, já tinha no currículo mais de 30 radionovelas. Neste período passou a assinar “Janete Clair”, por sugestão do radialista Octavio Gabus Mendes. O sobrenome era uma alusão a uma de suas músicas favoritas: “Clair de lune”, do compositor francês Claude Debussy.

Janete Clair  (Foto: CEDOC/ TV Globo)
Janete Clair faleceu aos 58 anos de idade,
sem concluir a novela Eu Prometo
(Foto: CEDOC/ TV Globo)
Gloria Perez conhecia pouco de telenovela e Janete era uma sumidade no assunto. A estreante não imaginava o tamanho da responsabilidade que estava por vir: com a morte da autora, Gloria deveria assumir o posto na obra de uma das maiores dramaturgas do país. Pouco tempo de convivência foi suficiente para a novata aprender a lição:  a novela tem essa coisa de satisfazer o seu sonho, até o sonho que a vida não te dá como, por exemplo, o grande amor, o amor impossível, o príncipe encantado e todas essas fantasias que estão embutidas na cabeça das pessoas. E a Janete transpunha isso para a tela de uma maneira tão verdadeira, tão sincera, que todo mundo comprava – afirmou ela para o jornalista Edney Silvestre no Globo Repórter de 2005.



Do rádio para a televisão: a radioatriz virou dramaturga
Antes de começar a escrever, Janete foi radioatriz e datilógrafa (Foto: CEDOC/ TV Globo)
Antes de começar a escrever, Janete foi
radioatriz e datilógrafa
(Foto: CEDOC/ TV Globo)


Uma pessoa que se fazia amar muito depressa, uma mulher verdadeira e apaixonada pelo trabalho. É assim que Glória Perez Gloria descreveu Janete Clair em um depoimento ao Globo Repórter pouco tempo depois da morte da autora, em 1983. Aos 58 anos de idade, a mineira registrada como Jenete Stocco Emmer deixou orfãos muitos espectadores e também os personagens da novela Eu Prometo, que ela não conseguiu concluir. O câncer no intestino a deixou muito debilitada e a autora precisava urgentemente de uma colaboradora.



Sua chegada à Rede Globo foi repentina: a autora foi chamada às pressas para ajudar a salvar a novela Anastácia, a Mulher sem Destino. Estrelada por Leila Diniz, a trama sofria com a baixa audiência, alto custo de produção e elenco numeroso. Para solucionar o problema, Janete inventou um terremoto que devastou a ilha onde se passava a trama, eliminando mais de 100 integrantes. A partir daí surgia uma nova história e Janete Clair conseguiu fazer a trama engrenar. O trabalho garantiu a permanência da autora na emissora.


Tarcísio Meira e Glória Menezes em Sangue e Areia (1967) e Cláudio Marzo e Regina Duarte em Véu de Noiva (1969) (Foto: CEDOC/ TV Globo)
Tarcísio Meira e Glória Menezes em Sangue e Areia (1967)
e Cláudio Marzo e Regina Duarte em Véu de Noiva (1969)
 Fotos: CEDOC/ TV Globo

Em seguida, Janete Clair escreveu Sangue e Areia (1968), Passo dos Ventos (1968) e Rosa Rebelde (1969). O estilo naturalista e próximo da realidade brasileira, criado por ela, virou referência. Véu de Noiva, sua novela seguinte, tinha diálogos curtos e coloquiais, personagens e cenários contemporâneos, o que era uma grande inovação.

A autora com o marido Dias Gomes (Foto: CEDOC/ TV Globo)
A autora com o marido, o também autor Dias Gomes
(Foto: CEDOC/ TV Globo)


"Eu acho que eu entendo um pouco da psicologia do povo, eu sei o que o povo gosta de ver, o que ele gostaria de sentir naquele momento. É uma comunicação de gente para gente, de emoção para emoção. Eu não estudei para isso, mas é uma intuição, um sexto sentido" – afirmou Janete Clair em entrevista ao Jornal Hoje em 1982.



A história de amor que garantiu cem pontos de audiência


Tarcísio Meia como o herói João Coragem na novela Irmãos Coragem e Franscico Cuoco e Regina Duarte em Selva de Pedra (Foto: CEDOC/ TV Globo)
Tarcísio Meia como o herói João Coragem na novela
Irmãos Coragem e Franscico Cuoco com Regina Duarte,
o casal que conquistou o público em Selva de Pedra.
(Foto: CEDOC/ TV Globo)



A consagração veio em Irmãos Coragem (1970), trama responsável pelo início da liderança da Rede Globo no horário nobre. Um ano depois foi a vez de escrever O Homem que Deve Morrer, seguida de outro grande sucesso, Selva de Pedra (1972). A conturbada história de amor entre os personagens de Francisco Cuoco e Regina Duarte levaram Janete ao patamar de única autora, até hoje, a conquistar cem pontos de audiência.


Janete Clair ao lado de Tony Ramos, um dos grandes destaques da trama de O Astro (Foto: CEDOC/ TV Globo)
Janete Clair ao lado do ator Tony Ramos, um dos
grandes destaques da trama de O Astro
(Foto: CEDOC/ TV Globo)



Em 1973, a autora escreveu O Semideus, para substituir uma trama que havia sido censurada poucos dias antes da gravação. A novela proibida era Fogo sobre Terra, que foi liberada e estreou no ano seguinte. Em 1975, estreou no horário das sete ao lado de Gilberto Braga com a novela Bravo!, mas foi chamada para escrever uma trama para substituir Roque Santeiro, vetada pela censura. Surge assim Pecado Capital, outro grande sucesso.



Em 1976 lançou Duas Vidas e em 1977 escreveu O Astro, onde mobilizou o Brasil ao lançar a pergunta “Quem matou Salomão Hayalla?”. Ela também escreveu Pai Herói (1979), Coração Alado (1980), Sétimo Sentido (1982), além de Eu Prometo (1983), seu último trabalho. Foram cerca de trinta anos inventando personagens, retratando a realidade brasileira e emocionando milhares de telespectadores. Para o autor Gilberto Braga, Janete Clair continua viva na memória do público e de quem continua a criar histórias na televisão do país.



"É impossível pensar em novela sem lembrar de Janete. Ela nasceu com uma total possibilidade de identificação com o povo brasileiro. Era capaz de, em uma mesma história, atingir todas as classes. Ela conhecia o povo e a arte do folhetim por intuição. Dificilmente alguém vai conseguir fazer isto da mesma maneira que ela sempre fez", afirmou o autor em uma entrevista de 1983.



Alccy Marthins