segunda-feira, 18 de julho de 2011

MEDICINA DA UFCE É O CURSO MAIS PROCURADO DO BRASIL NO SISU


Inscrição no Sisu 2011: Medicina na UFCE é mais procurado



Até às 12h de hoje (18), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 500 mil inscrições. O número representa cerca de 15% do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. O curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE) foi o mais procurado pelos estudantes com 7.680 inscrições até o início da manhã.





Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições. As inscrições começaram ontem e foram prorrogadas até quinta-feira (20). Alunos relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada pelo grande número de acessos.

O segundo curso mais procurado foi ciência e tecnologia na Universidade Federal do ABC (UFABC), com 6.495 inscritos, seguido por medicina e direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cada um com 3.786 e 3.724 inscritos, respectivamente.

Entre as instituições mais procuradas, em primeiro lugar aparece a UFCE, seguida pela UFRJ, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Após os problemas de lentidão e acesso ao Sisu, o MEC limitou em 20 minutos o tempo que o estudante tem para fazer a inscrição. Se nos dez primeiros minutos não houver navegação, a página será fechada. O objetivo, de acordo com a pasta, é reduzir a navegação excessiva.
Veja quais foram os 10 cursos mais procurados no Sisu até as 10h de hoje:

1º. Medicina – Universidade Federal do Ceará (UFCE): 7.680 inscrições


2º. Ciência e tecnologia – Universidade Federal do ABC (UFABC): 6.495 inscritos


3º. Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 3.786 inscritos


4º. Direito – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 3.724 inscritos


5º. Medicina – Universidade Federal de Pelotas (UFPel): 3.487


6º. Engenharia de Produção – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): 3.156


7º. Direito – Universidade Federal do Ceará (UFCE): 2.994


8º. Medicina – Universidade F. de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): 2.647


9º. Medicina – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): 2.431


10º.Direito – Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 2.405


Alccy Marthins

HOTEL ASSALTADO EM SANTA TEREZA NO RIO DE JANEIRO

 Policiais militares e civis analisam, na manhã desta segunda-feira (18), imagens das câmeras de segurança do Hotel Santa Tereza, no Centro do Rio, que foi assaltado durante a madrugada. Segundo a assessoria do Hotel, o local, que tem diárias a partir de R$ 600, dispõe de 48 câmeras de segurança e está com todos os quartos ocupados. Ainda segundo a assessoria, esse é o primeiro assalto desde a inauguração do espaço, em setembro de 2008.







Uma equipe do Instituto de Criminalística Carlos Éboli chegou ao local, na Rua Almirante Alexandrino, para fazer a perícia. De acordo com as primeiras informações, pelo menos dez turistas foram assaltados e tiveram seus pertences roubados.



Policiais são vistos em frente ao hotel que foi assaltado durante a madrugada desta segunda (18) em Santa Teresa, no Rio de Janeiro (Foto: Marcos de Paula/AE)
Policiais são vistos em frente ao hotel que foi assaltado durante
a madrugada desta segunda (18) em Santa Teresa
(Foto: Marcos de Paula/AE)

Segundo o subcomandante da PM, Anderson Marcelo Pinheiro Albuquerque, pelas câmeras é possível verificar que o assalto aconteceu às 3h25. As imagens mostram ainda quatro homens pulando o muro do hotel. A polícia acredita ainda que um carro dava cobertura dos criminosos do lado de fora. Até as 9h55, nenhum suspeito foi detido. A Polícia Civil informou que os turistas que foram assaltados vão prestar depoimento no próprio hotel. Uma equipe da Delegacia de Apoio ao Turista (Deat) está no hotel para colher depoimentos.



Hotel em Santa Teresa (Foto: Arte/G1)
Localização do Hotel Santa Teresa
(Foto: Arte/G1)


Amy WinehouseSegundo a polícia, o hotel é o mesmo onde a cantora inglesa Amy Winehouse ficou hospedada quando veio ao Rio, em janeiro. Erguido em uma histórica fazenda colonial, localizada na área mais nobre de Santa Teresa, o hotel foi restaurado e possui 44 quartos. Além de hospedagem, o local oferece um spa e restaurante.

PacificaçãoA região do Centro foi pacificada no início de fevereiro, em uma megaoperação da Polícia Militar, quando nove morros foram ocupados. Cerca de 20 dias depois, Santa Teresa ganhava uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Jogos militares
O assalto aconteceu dois dias após o início dos Jogos Mundiais Militares. Segundo a presidente Dilma Rousseff, o evento no Rio, que reúne 6 mil atletas e 113 países, é uma preparação do Brasil para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.



Alccy Mathins

ENADE 2011: MAIS UMA EXPERIÊNCIA

Começa nesta segunda-feira (18) o prazo para instituições de ensino superior inscreverem alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As inscrições vão até 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país.






Serão avaliados neste ano alunos dos cursos:

Arquitetura e Urbanismo,         
Engenharia,                 
Biologia,               
Ciências Sociais,
Computação,                                         
Filosofia,                     
Física,                       
Geografia,
História,                                                
Letras,                         
Matemática,            
Química,
Pedagogia,                                            
Educação Física e        
Artes Visuais e Música



Alunos de cursos de tecnólogo: em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.



De acordo com as previsões do Ministério da Educação, 1,2 milhão de estudantes serão inscritos este ano e cerca de 400 mil farão o exame. A prova, com duração de quatro horas, terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral.


Entenda o Enade

O que é Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

É obrigatório fazer?
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Desde quando o exame é realizado?
A primeira aplicação ocorreu em 2004.

Quais cursos são avaliados?
O MEC determina os cursos que são avaliados a cada ano. Cada área de conhecimento deve ser avaliada no máximo a cada três anos. Em 2011 serão avalidados os cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.

Quando será a inscrição?
De 18 de julho a 19 de agosto. As instituições de ensino superior são responsáveis pela inscrição. Os estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.


Quando será a prova?
Dia 6 de novembro.

Segundo portarias publicadas no Diário Oficial da União, a prova de formação geral, comum a todos os cursos avaliados, terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Alguns dos temas da prova poderão ser: violência, vida urbana e rural, relações de trabalho, arte e cultura, entre outros.


Assim como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade de 2011 deve ser feita pelas próprias instituições de ensino superior. A partir deste ano, no entanto, os estudantes indicados para prestar o exame devem verificar a situação da inscrição na página do INEP, entre 22 e 31 de agosto. Caso encontrem algum erro, devem notificar a instituição de ensino até 31 de agosto.



Estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Alunos ingressantes dos cursos também estão dispensados de fazer o exame a partir deste ano, segundo alteração feita pelo MEC nas regras do Enade em fevereiro deste ano.



Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade. Estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.



Alccy Marthins