quarta-feira, 5 de outubro de 2011

10 DICAS PARA NÃO ERRAR NA REDAÇÃO

10 Dicas que devemos lembrar e não cometê-las na hora da prova de REDAÇÃO



1) Fugir do tema:
Esta é uma falha constante que pode fazer com o que o aluno tire nota zero na redação, segundo os educadores. Para não correr o risco de cometê-la, a dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.


2) Errar o gênero do texto solicitado:
Este é o tipo de erro que também pode fazer com que o estudante zere na prova. Na tentativa de ser original, segundo Célia Passoni, o candidato chega a escrever uma poesia ou uma narração, quando o que se pede é uma dissertação. Prosa, de acordo com Maria José Grisaro, a professora Zezé, não significa escrever em forma de versos ou diálogos, e sim em parágrafos. A principal característica da dissertação é a argumentação, ou seja, a defesa de uma tese. Já na narração, conta-se uma história sem ter a necessidade de apresentar explicações.




3) Usar um estilo de texto autoajuda:
“A dissertação não é um bate papo com o leitor e não pode ser interativa”, diz Zezé. Segundo ela, o candidato costuma utilizar uma estrutura linguística presente em livros ou e-mails com mensagens de autoajuda que incluem, por exemplo, a palavra “você.”


4) Apresentar argumentos frágeis, chavões e do senso comum (no caso das dissertações):
Uma boa dissertação – gênero de texto pedido na maioria dos vestibulares – exige argumentos e explicação sólidas e originais. Falsas generalizações como “lugar de mulher é na coisa”, “antes só do que mal acompanhado” ou "loiras são burras" não são considerados argumentos e só empobrecem o texto.


5) ‘Esquecer’ coesão e coerência:
As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios.


6) Errar a grafia ou concordância das palavras:
Frases desestruturadas podem comprometer a redação porque a leitura não flui. Em casos de erros crassos, há perda de pontos.


7) Usar verbos no imperativo:
Expressões de ordem ou que representam conversa com o leitor, como “faça sua parte” não devem ser usadas. Desta forma, o vestibulando foge da discussão exigida na dissertação e joga para o leitor a responsabilidade de refletir.



8) Mesclar pessoas gramaticais:
Começar o texto usando ‘nós’, mudar para a terceira pessoa, e encerrar usando ‘eu’, é outro erro comum. Isto mostra que o aluno não segue uma ideia em uma linha única.


9) Usar coloquialismo, gírias ou clichês:
Evite-os, até mesmo, entre aspas. “Usar aspas como dizer ao leitor que o aluno sabe que é uma gíria, por exemplo, mas desconhece a norma culta”, diz Zezé.


10) Escrever de forma ilegível:
Seja cursiva ou de forma, letra legível é fundamental para a limpeza e compreensão total do texto. Ao errar uma palavra, a dica é para riscá-la e continuar escrevendo depois.





Fonte: A coordenadora de português e redação do Etapa, Célia Passoni; a professora de redação do Anglo ABC e Santos, Maria José Grisaro; e o coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins







ENEM 2011 DICAS PARA RESOLUÇÃO DA PROVA

De acordo com os especialistas (veja ao lado), o Enem não é uma prova que exige domínio de conteúdo e, para se dar bem, é necessário ter bom poder de interpretação, leitura, conhecimento de atualidades, além de saber analisar tabelas, gráficos, planilhas e mapas. Temas da atualidade como o crescimento econômico da China, problemas da questão nuclear, as revoltas árabes e o posicionamento do Brasil frente à crise financeira global também merecem atenção.












CIÊNCIAS HUMANAS
(prova dia 22 de outubro)

- clima;
- agricultura (estrutura fundiária);
- energia (petróleo, gás, pré-sal);
- urbanização e associação com meio ambiente;
- estrutura terrestre (terremoto, tsunami);
- movimentos democráticos;
- crescimento da China;









- cartografia e coordenadas geográficas;
- escravidão;
- formação social do Brasil (brancos, negros e índios);
- direitos constitucionais (evolução dos direitos como o de votar, de fazer greve);
- patrimônio histórico cultural;
- revolução industrial;
- ascensão da classe C, a nova classe social;









- implicações do consumo no comprometimento ou no estímulo da economia interna
- posicionamento do Brasil frente à crise financeira global;
- as causas que levaram à crise financeira global;
- taxa básica de juros;
- primavera árabe, principalmente nos países que passaram por revoltas no início do ano.




CURIOSIDADE: 'A rede social'
a rede social (Foto: Divulgação)



O filme "A rede social", do diretor David Fincher, que conta a história da criação do Facebook, pode ser uma boa pedida para quem está estudando para o Enem. Ele fala sobre temas importantes como a privacidade e a comunicação na sociedade atual e o enriquecimento veloz de jovens empreendedores.







CIÊNCIAS DA NATUREZA
(prova dia 22 de outubro)

- relação entre energia e potência;
- transformação de energia elétrica em térmica (Efeito Joule);
- transformação de energia potencial em cinética;
- transformação de energia cinética em elétrica;
- unidades de energia e potência;- metabolismo celular (bioquímica);









- teoria da evolução;
- biotecnologia (transgênicos e organismos geneticamente modificados);
- biomas brasileiros;
- parasitoses (doença de Chagas, malária);
- citologia (divisão celular, estrutura da célula, metabolismo energético);
- conservação da energia mecânica;
- potência elétrica;
- gravitação;









- interpretação de gráficos;
- ótica da visão;
- genética (conceitos básicos como gene, cromossomo etc.);
- ecologia, misturando com zoologia e botânica;
- energia nuclear, inspirada no vazamento da usina de Fukushima, no Japão;
- capacidade de cálculo da relação entre potência, energia e tempo, para entender o custo da energia elétrica consumida.




CURIOSIDADE: Energia nuclear e meio ambiente
mapa fukushima (Foto: Editoria de Arte/G1)



A gravidade de acidentes nucleares, como o ocorrido na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, após o terremoto e o tsunami de 11 de março, levantou o debate sobre a questão nucleare os riscos ao meio ambiente. Entenda o nível de gravidade dos acidentes nas usinas de energia nuclear.








MATEMÁTICA
(prova dia 23 de outubro)

- problemas sobre porcentagens, proporções e escalas;
- problemas envolvendo gráficos e tabelas;
- geometria plana (semelhança de triângulos, pitágoras, áreas)
- geometria espacial (cálculos de áreas e volumes de sólidos geométricos);
- análise combinatória e probabilidade;
- estatística com os conceitos de média, mediana, moda, desvio padrão e variância.




CURIOSIDADE: Cálculo de área em geometria espacial
paródia lady gaga (Foto: Reprodução)



Um grupo estudantes do ensino médio de Itabuna (BA) fez uma paródia da música "Telephone", cantada por Lady Gaga e Beyoncé, para ensinar as fórmulas de cálculo de áreas de prismas e cones. Apesar de decorar fórmulas não ser o ideal para a compreensão de conteúdo, vale a pena assistir ao clipe.









PORTUGUÊS E REDAÇÃO
(provas dia 23 de outubro)

- interpretação de texto
- temas de redação que podem cair:
a) meio ambiente;
b) combustíveis alternativos e novas fontes de energia;
c) a educação na sala de aula e o papel do professor;
d) desastres climáticos como tempestades elétricas, tufões e ciclones;
e) má nutrição, distúrbios alimentares e o excesso de modelos e celebridades magras na mídia.




CURIOSIDADE: Os 10 erros mais comuns em redação
redação vestibular (Foto: TV Globo/Reprodução)




Fugir do tema, apresentar argumentos fracos, escrever de forma equivocada e errar o gênero da escrita são alguns dos erros mais comuns que estudantes cometem em provas de redação do Enem e do vestibular.





Fontes: Marcelo Dias Carvalho, professor de matemática do Etapa; Alexandre Lopes Moreno, professor de física do Etapa; Sezar Sasson, supervisor de biologia do Anglo; Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo; Angelo Antonio Pavone, coordenador de biologia do Etapa; Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do Objetivo; Daily de Matos Oliveira, coordenador de história do Objetivo; Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo; Pedro Sérgio Pereira, professor de história do Universitário; Takeshi Kamieda, professor de física do Universitário; Karina Chamklidjian, professora de redação do Universitário; Simone Motta, professora de redação do Etapa; professor Thales Hurtado, professor de biologia do Universitário; Antônio Carlos da Costa Ramos, professor de história do Etapa.

Fontes: Marcelo Dias Carvalho, professor de matemática do Etapa; Alexandre Lopes Moreno, professor de física do Etapa; Sezar Sasson, supervisor de biologia do Anglo; Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo; Angelo Antonio Pavone, coordenador de biologia do Etapa; Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do Objetivo; Daily de Matos Oliveira, coordenador de história do Objetivo; Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo; Pedro Sérgio Pereira, professor de história do Universitário; Takeshi Kamieda, professor de física do Universitário; Karina Chamklidjian, professora de redação do Universitário; Simone Motta, professora de redação do Etapa; professor Thales Hurtado, professor de biologia do Universitário; Antônio Carlos da Costa Ramos, professor de história do Etapa.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins