sexta-feira, 20 de abril de 2012

FORTALEZA COM PONTOS PRÓPRIOS E INADEQUADOS PARA BANHOS


 O boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza desta sexta-feira (23) divulgou que vinte dos 31 pontos foram classificados como próprios para o banho. O resultado é referente às análises da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no período entre 20 de fevereiro a 20 de março.
 
 
Saiba mais


Entre os pontos indicados para os banhistas estão Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itapariká, Barraca Hawaí e Praça 31 de Março. Nos 11 pontos impróprios, estão Caça e Pesca, Início da Rua Ismael Pordeus, Farol e Estátua de Iracema.



De acordo com a Semace, os fatores que podem influenciar no resultado da balneabilidade são condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias. As amostras são coletadas semanalmente, todas as segundas-feiras, entre 9 e 12 horas.



Confira o resultado do boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira:

Pontos próprios:
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Iate
Mucuripe
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina's Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Início da Av. Pasteur
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Pontos Impróprios
Caça e Pesca
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Kartódromo
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do abaeté
Barra do Ceará



Alccy Marthins

O JUIZ FEDERAL DANILO FONTENELLE PEDE DENÚNCIA CONTRA O ENEM-2011 AO MPE-CE





A Justiça Federal no Ceará pediu que o MPE no Ceará aprofunde a denúncia a cinco suspeitos de participação no vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em outubro do ano passado. Segundo o juiz Danilo Fontenelle, há “elementos não esclarecidos” na denúncia apresentada.


Com base em investigação da Polícia Federal, o Ministério Público deve apresentar indícios da participação de cinco nomes citados na denúncia de vazamento no Exame Nacional do Ensino Médio. A Justiça Federal não definiu prazo para receber a nova formulação da denúncia, mas solicitou pressa.



A partir da nova denúncia que deve ser apresentada pelo Ministério Público, o juiz Danilo Fontenelle vai decidir se acata ou não o pedido. Caso a denúncia seja aceita, os nomes citados deverão apresentar defesa.
O Ministério Público apresentou denúncia neste mês apontando cinco nomes como responsáveis pelo vazamento de 14 questões do Enem, entre eles dois funcionários do Colégio Chrisuts. O advogado do Colégio Christus, Cândido Albuquerque, afirmou que os funcionários da escola não têm participação no vazamento de questões e classificou a denúncia como "infundada".



Em outubro de 2011, uma semana antes da realização do Enem, o Colégio Christus, de Fortaleza, antecipou 14 questões do exame nacional em material didático distribuído na escola. Os alunos do colégio tiveram as 14 questões canceladas. Um professor é suspeito de ter obtido um caderno do pré-teste, realizado um ano antes do Enem, e tê-lo distribuídos entre os alunos da escola. Dentre as atividades do pré-teste, 14 questões foram semelhantes a questões do Enem.



O Colégio Christus e outras 29 escolas do Ceará cederam as instalações para realização do pré-teste em 2010. O procurador da república no Ceará Oscar Costa filho pede que todas as escolas, além do Chrisuts, sejam investigadas sobre um possível vazamento de questões.



Alccy Marthins



ACQUARIO OCEÂNICO DO CEARÁ ESTÁ SOB INVESTIGAÇÃO




Equipamento abrigará animais de vários pontos do planeta, diz Governo. (Foto: Divulgação) 
Equipamento abrigará animais de vários pontos do
planeta, diz Governo. 
(Foto: Divulgação)


A Secretaria de Turismo do Estado do Ceará vai suspender mais uma vez as obras do Acquario Oceânico. Em nota à imprensa enviada nesta quinta-feira (19) a secretaria informa que "determinou à CG Construções Ltda, empresa responsável pela obra, que abstenha-se de dar continuidade a qualquer atividade relacionada à execução do contrato que trata da implantação do Acquario Ceará".



As obras foram paralisadas pela segunda vez após recomendação do Ministério Público Estadual  no Ceará. A procuradora da república Nilce Cunha havia emitido comunicado oficial à Secretaria de Turismo na quarta-feira (18) a recomendação de suspensão das obras até obter um documento oficial que comprove a conclusão de um estudo arqueológico feito na área onde está sendo construído a obra.



O estudo arqueológico é uma requisito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que diz que o estudo pode encontrar resquícios de civilizações antigas na área. A obra havia sido paralisado pela primeira vez em 22 de maraço e retomada em 13 de abril. Segundo a Secretaria de Turismo, o Iphan havia informado o fim do embargo à obra.



De acordo com a procuradora Nilce Cunha, no entanto, o Iphan não tem o documento formal que registra a conclusão do estudo arqueológico e libera o recomeço das obras do Acquario Oceânico. "A secretaria alega que recebeu verbalmente a liberação da continuidade das obras, mas não foi formalizada. Vamos checar se houve realmente essa comunicação verbal", diz.


Nilce Cunha diz ainda que deve vigorar o último parecer emitido formalmente pelo Iphan, que suspende a continuidade da obra até a conclusão do estudo arqueológico.



A obra

A obra física do Acquario Ceará começou no último dia 7 de março, após a emissão da licença pela Semace, e ainda não tem data para conclusão. O governo do estado pretende investir R$ 250 milhões na construção do aquário. Uma parcela do dinheiro sairá dos cofres públicos e a maior parte, cerca de R$ 200 milhões, virá de empréstimos.


De acordo com o Governo do Estado, o equipamento turístico terá 18 milhões de litros de água, ambientes que simulam o clima no polos e vai abrigar espécies de várias regiões do planeta. Ainda conforme o governo, o equipamento será o maior do gênero no hemisfério sul e vai ajudar a atrair mais turistas para o Ceará.



Alccy Marthins


MPE INVESTIGA GOVERNO DE CID GOMES



Deputados decidem pela não abertura de ação pena contra Cid Gomes (Foto: Agência Diário) 
Governador disse que assunto podia ser encerrado
(Foto: Agência Diário)
 
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB-CE) disse que não “encontrou” indícios de tráfico de influência no caso da contratação da empresa Administradora Brasileira de Cartões S/A (ABC). A ABC é investigada por ter contratado empresas que pertencem ao genro do Secretário da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, para intermediar os empréstimos consignados feitos por servidores do Estado.



“Verifiquei em todos os caminhos se de alguma forma houve tráfico de influência e não encontrei. Já podia até dar por encerrado o assunto”, disse o governador. No início de abril, o Ministério Público Estadual (MPE) recebeu denúncias contra a ABC. No último dia 16, o governo do Ceará notificou a ABC quanto a suspensão do contrato, por meio do secretário do Planejamento do Ceará, Eduardo Diogo.



Segundo o governador Cid Gomes, o contrato com a ABC apresentava uma cláusula de suspensão. “Você notifica a empresa e em 90 dias o contrato estará encerrado e isso já foi feito”, disse Cid Gomes, afirmando ainda que agora vai procurar um meio de reduzir os custos dos empréstimos para os servidores. Mas, não pretende pedir renegociação das dívidas adquiridas pelos funcionários. “Ninguém é obrigado a fazer nenhum tipo de contrato. A pessoa que fez um empréstimo sabia qual era a taxa de juros, sabia quantas prestações iria pagar e quanto ia pagar. Ninguém foi enganado”, disse.
Rescisão
 
Os representantes da ABC não compareceram ao encontro com membros do governo do estado para assinar o termo de rescisão de contrato na segunda-feira (16). "Eles fizeram uma notificação extrajudicial, aqui na Seplag [Secretaria de Planejamento], colocando que eles gostariam de ter o teor de qualquer documento prévio a ser assinado. Não há problema nenhum, a gente vai fazer a notificação hoje e quero só reiterar que é absolutamente importante que a gente preserve o melhor relacionamento possível entre o governo do estado e a empresa ABC", afirma Eduardo Diogo.



Alccy Marthins


HOMEM GRÁVIDO PERMANECE COM ORGAOS FEMININOS


Thomas mudou sexo, mas mantém os órgãos sexuais femininos. (Foto: Reprodução) 
Thomas mudou de sexo, mas mantém os
órgãos sexuais femininos.


Conhecido mundialmente como "homem grávido", Thomas Beatie anunciou a separação de sua esposa, com quem estava casado há nove anos, segundo reportagem do jornal "Daily Mail". "Como todos os casamentos, temos nossos altos e baixos, e estamos passando por uma fase difícil agora. No momento, estamos separados", disse Thomas.



Ele mudou de sexo aos 24 anos e é legalmente homem. Mas mantém os órgãos sexuais femininos. Quando era mulher, se chamava Tracy Lagondino. Sua ex-mulher Nancy fez uma histerectomia e não pode ser mãe. O primeiro filho foi concebido por inseminação artificial, com esperma de um doador. Depois, ele teve outros dois filhos, Jensen e Austin Beatie.



Em abril de 2008, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, Thomas disse que, para ele, "a necessidade de ter um filho não é um sentimento masculino ou feminino, mas humano". "Sou uma pessoa e tenho direito de ter um filho biológico", disse ele na época.




Thomas Beatie (à direita) com a mulher Nancy e a filha Susan. (Foto: Hermann J. Knippertz/AP) 
Thomas Beatie (à direita) com a mulher Nancy e a filha Susan.
Thomas Beatie, durante exames em abril de 2008. (Foto: Reprodução/The Oprah Winfrey Show)Thomas Beatie, durante exames em abril de 2008. (Foto: Reprodução/The Oprah Winfrey Show)

Alccy Marthins