quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PAPA XVI VISITA À ESPANHA, FOI RECEBIDO PELA RAINHA SOFIA E O REI JUAN CARLOS

O papa Bento XVI denunciou as estruturas econômicas que põem o lucro à frente das pessoas ao iniciar nesta quinta-feira (18) uma viagem à Espanha, país atingido pela recessão e onde houve violentos protestos contra os gastos do governo com essa visita.


Papa Bento XVI caminha junto ao rei Juan Carlos (direita) e da rainha Sofia ao chegar no aeroporto de Barajas, em Madri (Foto: Emilio Morenatti/AP)
Papa Bento XVI caminha junto ao rei Juan Carlos (direita)
e da rainha Sofia ao chegar no aeroporto de Barajas, em Madri
Foto: Emilio Morenatti/AP



"A economia não pode ser mensurada pelo lucro máximo, mas pelo bem comum", disse o papa a jornalistas no avião que o levou a Madri, onde passará quatro dias. "A economia não pode funcionar só com uma autorregulação mercantil, mas precisa de uma razão ética a fim de funcionar para o homem."



Por causa da recessão, um em cada cinco espanhóis está desempregado, e a situação atinge especialmente os jovens, o que motivou o surgimento de um movimento chamado "Os Indignados", que em maio ocupou a praça Puerta del Sol, no centro de Madri.



"Os Indignados" voltaram às ruas na quarta-feira (17), junto a outros grupos, num protesto que acabou em violência. Oito pessoas ficaram feridas e oito foram detidas em confrontos entre os manifestantes e peregrinos que foram a Madri ver o papa, segundo a polícia e os serviços de emergência.



Nesta quinta (18) houve um novo protesto na Puerta del Sol, desta vez contra a repressão policial da véspera, mas pouco mais de 200 pessoas compareceram, sem abafar o entusiasmo dos milhares de fiéis que se reuniram perto dali, na praça Cibeles.



Peregrinos de cerca de 190 países estão na capital espanhola para participar do Dia Mundial da Juventude, que será o ponto alto da visita pontifícia.



"Somos a juventude do papa", gritava a multidão na praça Cibeles, aonde o papa chegou depois de receber as chaves da cidade do prefeito de Madri.



Bento XVI manifestou solidariedade e apoio aos jovens afetados pelas incertezas econômicas, mas, num discurso proferido ainda no aeroporto de Barajas, nos arredores de Madri, alertou para os desafios do consumismo, do hedonismo e da "disseminada trivialização da sexualidade."



Ele reforçou essa mensagem mais tarde na praça Cibeles, criticando quem "cria seus próprios deuses, acredita que não tem raízes nem fundações ... e se deixa guiar pelos caprichos de cada momento."



Críticos dizem que o governo gastou 100 milhões de euros para receber o papa, mas as autoridades não comentam as cifras.





Alccy Marthins
@alcy_martins



ENEM 2011: MUDA FORMATO DA DIVULGAÇÃO DAS NOTAS

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo

Malvina Tuttman, presidente do Inep, se emocionou durante debate sobre o Enem (Foto: Paulo Guilherme/G1)
Malvina Tuttman, presidente do Inep, se emocionou
durante debate sobre o Enem em São Paulo
Foto: Paulo Guilherme/G1
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai mudar o formato da divulgação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a presidente do órgão ligado ao Ministério da Educação, Malvina Tuttman, as notas do exame de 2010 serão divulgadas levando-se em consideração o número de alunos inscritos por escola.



A intenção do Inep é "camuflar" a formação de rankings de desempenho de melhores e piores escolas no Enem. Como o exame não é obrigatório, uma escola pode escolher alguns dos seus melhores alunos para fazer a prova e, consequentemente, obter uma boa colocação no ranking. O desempenho separado pelo número de estudantes inscritos poderia reduzir este artifício, na visão do Inep.
"Apresentamos esta proposta ao ministro da Educação (Fernando Haddad), Queremos dificultar este ranqueamento. Somos contra esta prática. Este não é o objetivo do Enem", disse Malvina. A presidente do Inep não quis detalhar como será esta configuração na divulgação das notas da última edição do Enem. O resultado estava previsto para ser anunciado em julho mas, por esta mudança no formato, será anunciado em setembro.





"Queremos que cada escola tenha acesso à sua nota e saiba qual foi o seu perfil no exame. O Enem não foi criado para a formação de ranking e não deve ser usado como propaganda", disse a presidente do Inep em dabete sobre o exame promovido pelo Canal Futura e pela Editora Moderna nesta quinta-feira (18), em São Paulo. Também participaram do debate o educador Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, e Carlos Artexes Simões, professor do Cefet-Rio.


César Callegari, Malvina Tuttman e Carlos Artexes participaram de debate sobre o Enem  (Foto: Paulo Guilherme/G1)
Cesar Callegari, Malvina Tuttman e Carlos Artexes fizeram debate sobre o Enem
Foto: Paulo Guilherme/G1


Ela reforça que o exame deve ser um instrumento para induzir novas formas de se construir conhecimento. "O Enem deve medir o esforço que cada um fez no desenvolvimento do aluno e da escola. Não é para comparar a nota com a de outras escolas, mas que cada instituição veja onde pode melhorar", afirma. "Não tem o menor sentido se fazer propagandas do tipo 'curso preparatório para o Enem'". Segundo ela, o resultado do Enem pode ser usado pelo bem ou pelo mal, ou seja, como instrumento de avaliação ou como propaganda de instituições privadas.




Malvina reforçou que o Enem é parte do projeto político pedagógico, e deve servir como um recorte para os caminhos que a educação brasileira está seguindo. Emocionada, Malvina chorou ao criticar quem vê elementos políticos no exame e torce "contra" ou "a favor" do Enem. "Ele não foi feito para o ministro ou para a presidente, mas para a criança que está nascendo agora e que vai ter direito a uma educação de melhor qualidade"



Candidatos vão poder ver correção da prova
Malvina Tuttman disse ainda que os candidatos que solicitarem poderão ter acesso à correção da prova do Enem 2011, que será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. Um acordo feito entre o Inep e o Ministério Público assinado semana passada vai garantir aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o direito de ter acesso à correção (vistas) de provas a partir de 2012.


A presidente do Inep, no entanto, disse que isto poderá valer já para esta edição. A folha de respostas poderá ser acessada pela internet. Não há ainda um prazo para este material ser disponibilizado. "Primeiro vamos divulgar as notas dos candidatos, depois em um prazo possível podemos disponibilizar o acesso às provas", disse.




Alccy Marthins
@alcy_martins



INSENSATO CORAÇÃO: QUEM MATOU NORMA?

A morte de Norma - personagem de Gloria Pires na novela Insensato Coração (Globo) - mobiliza as redes sociais.

Insensato Coração teve mais de 20 mortes em sete meses no ar!
http://i2.r7.com/normamorta-hg.jpg
Norma foi assassinada na novela Insensato Coração.
Foto: TV Globo




Tanto que um fã da trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares acaba de criar um "evento público" em homenagem ao papel no site Facebook.



O gaiato Filipe Ribeiro Vieira está "organizando" uma missa de Sétimo Dia para Norma na próxima terça-feira, dia 23.



Ele descreveu assim o evento, que não vai acontecer fisicamente, já que não passa de uma brincadeira: "Missa em memória de Normal Pimentel Amaral, viúva de Teodoro Amaral, mais conhecido como Tidi".



Até o fim da tarde desta quarta-feira (17), mais de 32 mil pessoas "confirmaram presença" na missa. Outras 132 mil, também convidadas, estavam "aguardando resposta".



A cena da morte da ex-técnica de enfermagem - levada ao ar nesta terça-feira (16) - rendeu 46 pontos de média audiência à novela, recorde até agora da trama.




Quem matou Norma Pimentel Amaral? O país se pergunta.




Alccy Marthins
@alcy_martins


IGREJA UNIVERSAL E EDIR MACEDO SÃO ACUSADOS DE LAVAGEM DE DINHEIRO

Edir Macedo faz  oferta milionária para ter programa na TV Globo
Foto: TV RECORD




A Igreja Universal do Reino de Deus novamente investiu pesado para aumentar a exibição dos seus programas televisivos no Brasil. A estratégia não é nova e já foi usada pela denominação criada pelo Bispo Edir Macedo.


Chegou a diretoria da Rede Globo uma nova proposta da maior denominação neopentecostal do mundo para alugar parte da grade horária da maior emissora brasileira. A idéia da IURD é pagar para ter parte da madrugada da emissora global exibindo os programas da denominação, os valores para a transação não foram definidos, a igreja carioca deixou a cargo da emissora do mesmo estado decidir o quanto quer pelo horário.


Em 2009 a Globo já havia “negado” uma proposta da Igreja Universal ao pedir a exorbitante quantia de R$545,3 milhões mensais pelo horário da madrugada, porém a denominação rebateu dizendo aceitar a proposta e pedindo o contrato para fechar. A Globo então recuou e vetou a negociação. No começo de 2011 a igreja de Edir Macedo voltou a fazer a mesma proposta a emissora fundada pelo falecido jornalista Roberto Marinho, mas a Globo novamente negou a proposta.


Igreja Universal é investigada por super faturamento da Record Segundo o jornalista Lauro Jardim, que comanda a coluna Radar Online na Veja Online, a nova proposta da Igreja Universal para a Globo pode não ter fins evangelísticos como se pensam. Para ele a proposta é uma jogada para conseguir uma defesa para Edir Macedo em um novo grande processo no qual é alvo.


Em junho foi divulgado o balanço da Rede Record, emissora de Edir Macedo, e descoberto que a Igreja Universal, instituição religiosa criada e gerenciada por Edir Macedo, paga à Record R$42 milhões por mês pelos horárias na madrugada, um valor mais de 5 vezes maior que o de mercado.




A Igreja Universal por ser uma instituição religiosa não paga impostos e não tem uma declaração precisa de dízimos, por isso ao inserir o dinheiro sem imposto na empresa de mesmo dono com um valor muito acima do normal foi levantada a suspeita de superfaturamento, alguns críticos da denominação chegaram até a acusar o Bispo de lavagem de dinheiro e de usar a Record como laranja para embolsar legalmente o dinheiro dado por fiéis para a Igreja Universal.


Agora Edir Macedo responde a um processo aberto sobre essas transações suspeitas entre suas duas entidades. O alto valor que a Globo pode pedir novamente pelo horário em sua grade pode ser usado como prova que os R$42 milhões que a Universal paga a Record para ter seus programas em suas madrugadas são normais.





Alccy Martins
@alcy_martins