terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MPF DEVE APURAR FRAUDE NA CAIXA ECONOMICA FEDERAL

O deputado Duarte Nogueira, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, protocolou representação no Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) na qual pede abertura de inquérito civil e penal para apurar suposta fraude na venda de títulos da dívida pública, monitorada pela Caixa Econômica Federal.
A oposição quer que a Procuradoria investigue se o banco cometeu improbidade administrativa, peculato, estelionato ou corrupção.


Segundo reportagem publicada neste domingo pelo jornal "Folha de S.Paulo", a corretora Tetto, sediada no Rio de Janeiro, teria comprado, em 2005, milhares de títulos de crédito imobiliário, garantidos por dívidas do governo. Em 2008, segundo o jornal, os títulos tinham baixo valor. Ainda assim, a corretora teria conseguido vendê-los com preço acima do mercado. Não há informações sobre o valor que os títulos tinham e o valor pelo qual foram vendidos.


A suposta fraude foi possível porque o sistema de informações de títulos públicos da Caixa Econômica Federal, que permitiria conferir o valor real dos papeis, ficaram fora do ar. Como os títulos são garantidos pelo governo, no entanto, os cofres públicos podem ser obrigados a pagar a conta, que pode chegar a R$ 1 bilhão.


Em nota, a Caixa afirmou que tomou providências como instauração de processo administrativo, abertura de processo disciplinar para apurar eventuais responsabilidades pessoais, notificação da empresa terceirizada responsável, além de cedentes e adquirentes de títulos, e bloqueio de alterações de titularidade dos títulos envolvidos no sistema - veja a íntegra da nota ao final da reportagem.


O G1 procurou a corretora Tetto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Na representação ao MPF-DF, Duarte Nogueira afirma que “a Caixa omitiu-se em seu dever de disponibilizar ao mercado todas as informações necessárias para a avaliação de títulos públicos, o que permitiu a venda supervalorizada de papéis com lucros vultosos em favor de corretora e em prejuízo de diversos adquirentes desses títulos, inclusive órgãos públicos e fundos de pensão”.


O líder do PSDB na Câmara anunciou ainda que vai protocolar requerimento de informação junto à Mesa da Câmara endereçado ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, solicitando o detalhamento da operação de compra e venda de títulos envolvendo a Caixa e a corretora Tetto.


No Senado

Na segunda, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), apresentou requerimento para convidar o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, para prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle sobre a suposta fraude.


O pedido para ouvir explicações de Hereda ainda deve ser votado na Comissão de Fiscalização e Controle. Caso aprovado, a ida dele não é obrigatória. Segundo informou a secretaria da comissão, a próxima reunião deverá ocorrer só em fevereiro de 2012, na volta do recesso parlamentar.


O senador justificou que o "requerimento visa buscar os esclarecimentos sobre mais uma entre as inúmeras denúncias de irregularidades que se multiplicam no governo federal".


Ministro da Justiça

O ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, disse na segunda que a Polícia Federal tem um inquérito em andamento sobre o caso e está apurando os fatos. "A investigação está sendo feita pela PF, obviamente com o sigilo necessário, e nada tenho a comentar. A PF tem autonomia e vai fazer uma investigação séria e rigorosa para verificar o que aconteceu e apurar eventuais práticas de ilícito.”


Veja abaixo a nota divulgada pela Caixa Econômica Federal na segunda (19):
"Em relação à matéria “Suspeita de fraude na Caixa pode causar perda de 1 bi”, publicada no jornal Folha de São Paulo em 18/12/2011, a Caixa Econômica Federal informa que, desde que recebeu reclamações do adquirente dos créditos dizendo-se lesado, em junho de 2011, prestou a este os devidos esclarecimentos diante da atipicidade das operações e adotou todas as providências a seu alcance, em âmbito interno e externo.


Internamente, (1) instaurou em julho deste ano processo administrativo para apuração do fato, (2) abriu processo disciplinar para apurar eventuais responsabilidades pessoais, conduzido pela auditoria da empresa, (3) notificou a empresa terceirizada responsável de abertura de processo administrativo para a possível aplicação de penalidade, (4) em especial realizou, em julho, o bloqueio de alterações de titularidade dos títulos envolvidos no sistema, (5) notificou todas as empresas envolvidas nas negociações dos títulos, cedentes e adquirentes.



Além disso, externamente a CAIXA adotou medidas acauteladoras objetivando o resguardo de interesses do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), dentre as quais (1) notícia dos fatos à Polícia Federal, ao Ministério Público e à Comissão de Valores Mobiliários – CVM, (2) ajuizamento de Ação Cautelar junto à Justiça Federal buscando o bloqueio de bens da empresa TETTO e de seus sócios, visando resguardar riscos de eventuais prejuízos futuros.



Por conta das medidas adotadas, em especial o bloqueio de alterações de titularidade dos títulos no sistema, não ficou configurado qualquer prejuízo ao FCVS. O erro no sistema foi corrigido e não se tem conhecimento de nenhum outro adquirente de títulos ter realizado operações semelhantes. Cabe salientar que essas transações foram feitas entre as partes, a margem dos normativos, sem a participação da CAIXA e sem comunicação para a transferência dos títulos.


Causa estranheza que uma instituição como a TETTO e alguns adquirentes, conhecedores das características e da dinâmica que envolve os títulos do FCVS, tenha negociado sem informar aos compradores suas reais condições. É como se alguém que ganha um salário mínimo encontrasse um milhão em sua conta e utilizasse o recurso indevidamente.



A partir dessas providências, a CAIXA na condição de autora das denúncias confia nas investigações das autoridades competentes, no âmbito de suas atribuições, e aguarda a conclusão das investigações para tomar as providências cabíveis."




Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins










CHUVAS EM MINAS GERAIS ATINGEM RECORDE EM VOLUME








A cidade de Belo Horizonte atingiu, nesta terça-feira (20), o recorde de volume de chuva em dezembro dos últimos cem anos de medição pluviométrica, com 606,4 milímetros de precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 601,3 milímetros, registrado em dezembro de 2008.

 

Ainda segundo o instituto, o índice de 606,4 milímetros representa 90% de aumento em relação à média esperada para o mês, que é de 319,4 mm. As medições realizadas pelo 5º Distrito do Inmet, na capital mineira, mostram que o maior volume de água registrado em 24 horas foi de 91,4 milímetros no dia 14 de dezembro. Apenas entre os dias 13 e 20, foram registrados 465 milímetros de chuva.



Nesta terça-feira (20), os municípios de Itumirim, na Região Sul de Minas Gerais, e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha entraram para a lista de cidades que decretaram estado de emergência por causa das chuvas. Em Minas Gerais, já são 21 municípios ao todo. Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Belo Horizonte, devido aos danos provocados por enchentes e inundações.
 
 


Segundo a Defesa Civil Estadual, a previsão é que continue a chover em grande parte do estado nesta terça-feira (20). Em Betim, na Região Metropolitana de BH, mais de 90 casas, em dois bairros da cidade foram atingidas após a Represa Várzea das Flores transbordar. Cerca de 60 famílias tiveram que sair das residências. Barcos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram o transporte de moradores.



Alccy Marthins
Twittter: @alcy_martins



DOIS NOVOS PLANETAS SAO DESCOBERTOS PELA NASA

Astrônomos da sonda espacial Kepler anunciaram nesta terça-feira (20) a descoberta de mais dois planetas fora do Sistema Solar: “Kepler-20e” e “Kepler-20f”. Os dois são os primeiros dentre os descobertos a ter quase exatamente o mesmo tamanho que a Terra. Eles também orbitam uma mesma estrela parecida com nosso Sol.


O 20f tem praticamente o mesmo raio da Terra e o 20e é um pouquinho menor (mais ou menos do tamanho de Vênus). São os dois menores já descobertos fora da nossa vizinhança. Eles estão a 950 milhões de anos-luz.



Ilustração compara os tamanhos dos planetas, na ordem: Kepler 20e, Vênus, Terra e Kepler 20f (Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)Ilustração compara os tamanhos dos planetas, na ordem: Kepler 20e, Vênus, Terra e Kepler 20f 
(Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)
 
 
Saiba mais:


Segundo o líder do grupo, François Fressin, a equipe acredita que eles possam ter uma composição parecida com a do nosso planeta, com um núcleo ferroso e um manto. Eles suspeitam também que o 20f possa ter uma atmosfera com vapor d’água.


O grande número de “exoplanetas” (como são chamados os que existem fora do Sistema Solar) descobertos recentemente é fruto de uma verdadeira “caça ao tesouro” feita por astrônomos em busca de um planeta “gêmeo” da Terra. O objetivo, é claro, é encontrar um outro mundo capaz de abrigar alguma forma de vida.
O sistema estelar da dupla é composto ainda por outros três planetas maiores. Todos os cinco estão mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do Sol.



Ilustração do Kepler 20e, o menor planeta extrassolar já encontrado.  (Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)Ilustração do Kepler 20e, o menor planeta extrassolar já encontrado. 
(Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)


 Os astrônomos também notaram uma coisa interessante, que desafia o que sabemos sobre a formação de planetas. Por aqui, os astros rochosos e pequenos (como Terra, Marte, Vênus e Mercúrio) ficam mais perto do Sol enquanto os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) ficam mais longe. No sistema de Kepler 20, no entanto, a organização é intercalada entre planetas grandes e pequenos. O trabalho será publicado em uma edição futura da revista científica” Nature”. 



Ilustração do Kepler 20f tem mais ou menos o tamanho da Terra (Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)Ilustração do Kepler 20f tem mais ou menos o tamanho da Terra 
(Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)
 
 
 
 
 
Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins



 
 
 

UNICAMP-SP DIVULGA RESULTADO DA 1ª FASE DO VESTIBULAR



A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulga nesta terça-feira (20) a lista de candidatos convocados para a segunda fase do vestibular 2012. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), o anúncio deve ser feito às 12h, junto com os locais de prova.



A segunda fase do processo seletivo acontece nos dias 15, 16 e 17 de janeiro. Estão em disputa 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp, além de dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
Os candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música farão ainda provas de habilidades específicas entre os dias 23 e 26 de janeiro.



Dos 61.508 inscritos no vestibular da Unicamp, 7,39% deixaram de comparecer à primeira fase. Segundo a Comvest, serão eliminados ainda os candidatos que tiveram nota zero na redação ou nas 48 questões de múltipla escolha.



Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins

NEYMAR PROVOCA TUMULTO EM SUA VOLTA AO BRASIL

Nosso futebol é mesmo uma tragédia midiatica.





O cansaço estava estampado no rosto de cada jogador do Santos que desembarcou na manhã desta terça-feira em São Paulo, após mais de 26 horas de viagem desde o Japão e com uma derrota por 4 a 0 para o Barcelona na final do Mundial de Clubes. Nada disso foi capaz de segurar a euforia dos cerca de 50 torcedores que recepcionaram a delegação no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Gritando o nome de cada jogador e cantando o hino do clube, o grupo chamou a atenção e recebeu sorrisos e gestos como resposta dos jogadores santistas.




Esse foi o maior contato entre fãs e elenco. Isso porque o clube decidiu reforçar a segurança e destacou oito homens para a operação. Os jogadores saíram separadamente, um por vez, sempre escoltados por esse grupo. Elano, Neymar e Paulo Henrique Ganso foram os primeiros a sair e não embarcaram no ônibus do Peixe, preferindo viajar em carros particulares. Vale lembrar que todos estão liberados para as férias – os titulares se reapresentam em 20 de janeiro, e os reservas no dia 4, já que se preparam para o Campeonato Paulista.




Desembarque do Santos, Neymar (Foto: Futura Press)Neymar desembarca em Cumbica, acompanhado por seguranças (Foto: Futura Press)
 
 
 
A vontade de voltar logo para casa fez com que os santistas economizassem nas palavras. Dos maiores astros, apenas Ganso conversou rapidamente com jornalistas e tirou fotos com torcedores. Mostrou-se orgulhoso do desempenho do time no Japão.



– Estou muito feliz de fazer parte do segundo melhor time do mundo – afirmou.
Já Neymar causou comoção. Um tumulto se formou no saguão assim que o astro apareceu no portão de desembarque, e os seguranças tiveram trabalho. O saldo da confusão foi a quebra de uma porta de saída do terminal, além de discussões entre torcedores e funcionários do Santos. No fim, tudo ficou na paz.



– Está tudo tranquilo, em 2012 vamos voltar – avisou Ganso.
A delegação santista fez uma escala na Alemanha. Apesar da derrota, os jogadores se mostraram solícitos aos fãs que pediam fotos e autógrafos. Na segunda "perna" da viagem, porém, o cansaço falou mais alto e a grande maioria caiu no sono.



Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins



FILIPINAS SOFRE TEMPESTADE NA ILHA DE MINDANAO

Tempestade tropical Washi, que arrasou o sul das Filipinas neste final de semana, já deixou mais de mil mortos, segundo o último boletim dos serviços de socorro, divulgado nesta terça-feira (20).



Ainda há 49 pessoas desaparecidas devido à tempestade Washi, que varreu a ilha de Mindanao a partir da noite de sexta-feira (16), de acordo com o Organismo Nacional de Prevenção de Catástrofes. As cidades portuárias de Cagayan de Oro e Iligan foram as mais afetadas, com 579 e 279 vítimas fatais, respectivamente.


Número de mortos pela tempestade Washi supera os 1.000 nas 
Filipinas (Foto: Erik De Castro/Reuters)Número de mortos pela tempestade Washi supera os 1.000 nas Filipinas (Foto: Erik De Castro/Reuters)
 
 
 
Povoados inteiros foram arrasados pelas águas. Estradas e pontes estão destruídos, e há ao menos 47 mil desabrigados após a passagem da tormenta tropical.



Os filipinos são atingidos a cada ano por mais de vinte tormentas tropicais ou tufões, mas a maioria passa pelo norte do país, o que explica a falta de preparo dos habitantes de Mindanao.



Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao. O governo clama por ajuda para suprir 35 mil pessoas retiradas da região com comida, roupas e moradia.


O Exército atua com 10 mil soldados e três helicópteros nas operações de resgate em Cagayan de Oro, enquanto uma segunda divisão faz o mesmo trabalho em Iligan. Além disso, navios da Marinha, da guarda-costeira e da frota pesqueira se coordenam para localizar as pessoas dadas por desaparecidas.
Dezenas de milhares de pessoas buscaram refúgio em zonas mais altas de Mindanao. Cerca de 20 mil pessoas já estão em abrigos. A cidade de Cagayan de Oro amanheceu sem serviço elétrico.



Calamidade

O governo filipino declarou estado de calamidade apenas em Iligan, por enquanto. O prefeito de Iligan, Lawrence Cruz, disse que a tempestade provocou "a pior inundação na história de nossa cidade", em declarações à televisão GMA. "Aconteceu muito rápido, quando as pessoas dormiam", completou.
"A maioria das pessoas estava dormindo quando a água da enchente chegou, às 2h30 da manhã (16h30 de Brasília de sexta-feira, 16)", disse à imprensa em Manila Benito Ramos, chefe do escritório de gestão de desastres.



Mais de 100 pessoas morreram nas Filipinas em setembro e outubro como consequência da passagem consecutiva dos tufões "Nesat" e "Nelgae" pela região norte do país. Em 2009, a tempestade Ketsana deixou mais de 460 mortos na capital Manila e em outras partes da nação asiática.



Soldados da Marinha carregam caixões de vítimas das chuvas 
nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)Soldados da Marinha carregam caixões de vítimas das chuvas nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)
 
 
 
 
 
Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins