sábado, 9 de julho de 2011

ANIVERSÁRIO DO SBT EM AGOSTO

Em agosto o SBT vai completar 30 anos e uma semana temática, com a apresentação de alguns especiais, já pode ser anunciada a partir de domingo (14), que antecede o aniversário na sexta-feira (19). Todos os programas da grade e os eventuais, que a direção da casa irá definir agora, não farão necessariamente uma referência direta à data, mas passarão ao público a mensagem de um tempo de festa.


As diversas frentes de produção trabalham nesta direção. Mesmo a escolha dos filmes, programados para a ocasião, irá obedecer a critérios diferentes. A ordem é selecionar o que há de melhor no arquivo da Warner, por exemplo. E as novidades para este ano devem parar por aí. Os demais investimentos começam a ser programados para 2012, com a implantação de um trabalho que visa prioritariamente modernizar a imagem da emissora.



SBT, também gostamos de você.


Nas voltas que esse mundo dá, a Globo vai exibir o último capítulo de “Insensato Coração” – isso está confirmado – em 19 de agosto. Como triste e até trágica coincidência para o SBT, isto se dará exatamente no mesmo dia do seu aniversário de 30 anos da emissora de Silvio Santos. A novela da Globo, principalmente neste último mês, tem observado forte crescimento de audiência, chegando com o capítulo exibido na terça-feira aos 50 pontos de média com 71% de participação, o seu melhor número até agora.


As maiores emissoras do país.

A tendência é que se mantenha por aí ou possa até subir um pouquinho mais. Se considerarmos apenas os ligados, não está sobrando quase mais nada para as demais concorrentes. Este fato está levando a direção do SBT a rever alguns planos com relação aos especiais programados para o próximo mês, principalmente no dia da grande festa. Festa que pelo jeito vai começar meio tarde, só depois do término a novela da Vênus platinada à TV Globo.



Alccy Marthins

MESTRADO E DOUTORADO NO EXTERIOR COM BOLSA DO GOVERNO FEDERAL

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e da Educação, Fernando Haddad, abriram nesta terça-feira (7) os trabalhos do seminário para a apresentação das diretrizes do programa de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. 




Clique para ver todas as fotos de Governo desenha programa para levar estudantes ao exterior
 

Crédito: Lecino Filho - Mercadante, ao lado de Haddad,
fala para reitores e assessores internacionais


Reitores, pró-reitores e assessores internacionais das universidades federais, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Instituições de Ensino Superior acompanharam, no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, as propostas das duas pastas para colocar em prática a intenção do governo de ofertar 75 mil bolsas de estudo fora do país em quatro anos.  “O novo alvo são as 100 melhores universidades do mundo. Queremos colocar os nossos jovens talentos nos melhores centros de formação do mundo. Já estamos com as negociações adiantadas com os chefes de Estado dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França e Portugal”, informou o ministro Aloizio Mercadante.



Mercadante reforçou a importância do programa, tendo em vista a necessidade de formação de qualidade, diante do avanço de segmentos importantes no Brasil como o da construção civil, que cresce 20% ao ano. O ministro do MCT afirmou que é preciso motivar os jovens talentos para suprir o déficit de formação, em especial na área de engenharias. “A grande prioridade hoje são as engenharias e as exatas, onde nós temos mais deficiência. O mercado hoje está muito aquecido. Os jovens não estão concluindo (os cursos). Há um nível muito grande de evasão nas engenharias.



A deficiência de formação anterior também contribui. Estamos lançando um programa especial para as engenharias no Brasil para motivar, garantir a permanência e ampliar a capacidade de formação para podermos dar um salto extraordinário nessa área”, adiantou o ministro. Entre as diretrizes a serem adotadas no programa, estão o critério da meritocracia (beneficiar os melhores alunos) e a utilização da modalidade bolsa sanduíche, pela qual o estudante precisa voltar ao Brasil para conclusão do curso. Além do doutorado pleno em áreas estratégicas e do pós-doutorado.



Além de apoiar a ida de estudantes para fora do país, outra estratégia para impulsionar a inovação tecnológica e internacionalizar a ciência brasileira será incentivar a volta de talentos ao Brasil. “A meta, só no CNPq, é trazer 1.200 cientistas brasileiros, jovens e grandes talentos que estão fora do Brasil e 300 líderes científicos em áreas estratégicas”, disse Mercadante.



Internacionalização das ciências

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os trabalhos estão sendo acelerados com o objetivo de finalizar a elaboração do programa até o final do segundo semestre e apresentá-lo à presidenta Dilma Rousseff no dia 15 junho, já com as devidas negociações com a área econômica. Atualmente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) oferecem cinco mil bolsas no exterior. “Precisamos dar um grau efetivo de institucionalidade do programa. (...) Aproveitar esse momento de vigor inicial para institucionalizar por decreto um grande programa de internacionalização da ciência”, disse Haddad.



O ministro da educação salientou que o desafio envolve uma questão de escala para multiplicar o número de bolsas para brasileiros até 2014, tendo como foco a inovação tecnológica. Ele destacou ainda que a iniciativa também visa reforçar o intercâmbio com os parceiros tradicionais, Estados Unidos e Europa, e ampliar as ações com outros países, por exemplo, do continente asiático. Participaram do evento cerca de cem instituições de ensino superior, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.



Alccy Marthins

DEPRESSÃO PODE SER CAUSADA PELA POLUIÇÃO DO AR

Péssima notícia para quem mora em cidades em que a poluição impera: pesquisadores da Universidade de Ohio State, após uma série de pesquisas, chegaram à conclusão que a poluição do ar causa males não somente ao nosso coração e pulmões, mas também ao cérebro, podendo gerar falhas de memória e até depressão.

Editora Globo
Poluição pode causar danos no cérebro, apoonta
 pesquisa da Universidade de Ohio State//
Crédito: Areaprojecto8/Wikimedia


O estudo consistiu em expor um camundongo à poluição encontrada nas grandes metrópoles durante dez meses. Camundongos preferem lugares escuros. Assim, os pesquisadores treinaram durante cinco dias camundongos expostos a poluição e outros não expostos a acharem um buraco que os levaria para um lugar escuro. No dia do teste, os camundongos foram colocados em uma área clara e tinham que achar o buraco que os levaria para a área escura (mais agradável), missão para a qual tinham sido treinados. Os camundongos expostos a poluição não só demoraram mais para achar o buraco, como depois, tiveram dificuldades para se lembrar do caminho. E ainda apresentaram traços de depressão.


 Verificado o hipocampo dos camundongos, área responsável pela memória, aprendizagem e depressão, os cientistas de Ohio observaram que os camundongos que respiraram ar poluído tinham menos dendritos (prolongamentos dos neurônios responsáveis pela recepção dos estímulos nervosos ), gêmulas (parte do dendrito que faz essa recepção) e um nível de complexidade celular menor. Esses são os elementos que fazem o hipocampo funcionar bem.



Alccy Marthins

ACIDENTE DE CARRO DE LUXO EM SÃO PAULO

No mundo globalizado em que vivemos, se globaliza também as violências de modo que a sociedade em geral, se sente réfem dessa conspiração do mal.

porsche (Foto: Helio Torchi/Futura Press)
Colisão aconteceu na região do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo
(Foto: Helio Torchi/Futura Press)


Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após uma colisão entre um Hyundai Tucson e um Porsche turbinado na Rua Tabapuã, na região do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste sábado (9). O acidente aconteceu por volta das 2h45, próximo à esquina com a Rua Bandeira Paulista. O passageiro do Hyundai morreu no local. O outro ocupante foi levado em estado grave por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital São Luiz.


Alccy Marthins