domingo, 29 de maio de 2011

ÁLCOOL, PIERCINGS E TATUAGENS: UMA MISTURA ECLÉTICA E PERIGOSA

No fim de semana, quando a gente tira folga, nosso fígado muitas vezes fica de plantão – e trabalha pesado. O Bem Estar desta sexta (27) entrou no assunto para falar de um dos hábitos que mais sobrecarregam o órgão: o consumo de bebidas alcoólicas. O médico convidado para falar do tema foi o psicanalista Sérgio Dualibi. O programa teve também o infectologista Caio Rosenthal, que falou dos cuidados que é preciso ter para fazer tatuagens. Cada bebida alcoólica tem um teor alcoólico diferente. Vinho e cerveja são fermentados e, por isso, têm bem menos álcool que cachaça, uísque e vodca, que são destilados. No quadro abaixo, consta a quantidade de álcool de cada bebida e os limites que determinam quem é um bebedor leve, moderado ou pesado.




arte bebidas alcoólicas (Foto: arte / G1)

A diferença entre os números para homens e mulheres tem vários fatores, entre eles está a concentração de água que cada um tem no organismo. Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente. A bebida em excesso sobrecarrega o fígado, porque uma de suas funções é desintoxicar o corpo. Além disso, ele regula a quantidade de água no corpo, trabalha na coagulação do sangue, armazena glicose.


O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue. O melhor alimento para se consumir junto com o álcool é o carboidrato que, no sangue, vira glicose. Frituras e condimentos irritam o estômago e, como o álcool também irrita, esses alimentos podem dar gastrite. É bom tomar água junto com a bebida, de preferência na mesma quantidade. Bebidas gaseificadas não são o ideal, pois potencializam a absorção do álcool.

Piercings e tatuagens

Nós fomos a um estúdio mostrar todos os cuidados de higiene que uma tatuagem exige. O tatuador usa agulhas descartáveis e luvas para evitar a transmissão de doenças entre clientes por meio do sangue. Todos os equipamentos e produtos, da agulha à tinta, precisam ter certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nosso consultor Caio Rosenthal também respondeu a perguntas sobre tatuagens. Ele recomenda atenção ao risco de alergias. A tinta possui metais como cobalto, cromo ou titânio, por exemplo. Se a pessoa tiver reações a algum elemento, deve avisar ao tatuador antes, para que ele não use uma tinta sem a substância.

Quando a tatuagem é recém-feita, Caio recomenda deixá-la descoberta e lavar com água e sabão. Tomar sol é proibido por uns dias, já que a radiação solar pode causar queimadura de primeiro grau – quando a pele fica vermelha – e modificar o desenho na pele. Dentre as partes do corpo mais populares para colocar os piercings, o infectologista recomenda a sobrancelha, pois a região só tem pele. No nariz, a mucosa é mais sensível, na boca há mais bactérias e na orelha não há circulação de sangue – em caso de infecção, os remédios não chegam até a região.


Alccy Marthins

BACTÉRIA LETAL MATA E CONTAMINA A ALEMANHA


Autoridades de saúde da Alemanha afirmam que pelo menos dez pessoas já morreram e outras 300 estão sendo tratadas no país devido à infecção por um tipo letal da bactéria E. Coli. O governo suspeita que pepinos orgânicos importados da Espanha e contaminados com a bactéria possam ser a causa da epidemia.
Assistente médica colhe amostras de vegetais possivelmente contaminados (Foto: AFP)
Assistente médica colhe amostras de vegetais
possivelmente contaminados (Foto: AFP)

Autoridades de saúde da Alemanha afirmam que pelo menos dez pessoas já morreram e outras 300 estão sendo tratadas no país devido à infecção por um tipo letal da bactéria E. Coli. O governo suspeita que pepinos orgânicos importados da Espanha e contaminados com a bactéria possam ser a causa da epidemia.
De acordo com o correspondente da BBC Mark Lobel, este tipo de contaminação é a maior já registrada na Alemanha e uma das maiores em todo o mundo, de acordo com especialistas suecos em controle de doenças. A maior parte das mortes, causadas pela ingestão de alimentos contaminados, ocorreu na cidade de Hamburgo, no norte do país.
O tipo de bactéria registrado na Alemanha é o E. Coli enterohemorrágico (EHEC), que causa diarreia com sangramento e pode levar à insuficiência renal. Lobel diz que, diferentemente da maioria dos casos da doença, que afeta em geral crianças de até cinco anos de idade, quase todos os infectados na Alemanha são adultos, em sua maioria mulheres.
Segundo o correspondente da BBC, pessoas originárias da Alemanha já apareceram doentes em países como Suécia, Dinamarca, Holanda e Grã-Bretanha. Especialistas em saúde do governo alemão estão recomendando à população do norte do país que não consuma tomates, pepinos ou alface crus. 'Também é possível que haja infecções secundárias durante esta epidemia', disse à BBC a cientista da Universidade de Munster, Helge Karch. 'Estas novas infecções se espalham de pessoa para pessoa, mas podem ser evitadas', afirmou. 'Por isto, precisamos fazer todo o possível para assegurar que a higiene pessoal das pessoas seja aprimorada.'
Outros países
As autoridades alertaram que os pepinos possivelmente infectados podem ter sido enviados para República Checa, Áustria, Hungria e Luxemburgo. De acordo com Lobel, restrições foram impostas sobre dois exportadores de pepinos espanhóis, embora não se saiba se a infecção ocorreu na Espanha, durante a viagem dos produtos ou na chegada dos alimentos à Alemanha.
O grupo de bactérias Escherichia coli (abreviada como E. Coli) é grande e diversificado, formado em sua maioria por cepas inofensivas. No entanto, alguns tipos de E. Coli podem causar diarreia, infecções urinárias, doenças respiratórias e pneumonia.


Alccy Marthins

PREFEITA DE FORTALEZA-CE LUIZIANNE LINS: PÕE EDUCAÇÃO NA UTI

É justa a ocupação do plenário da Câmara Municipal de Fortaleza pelos professores em greve, que chamou a atenção pelo inusitado, seria necessário que isso tivesse acontecido no dia em que os vereadores aprovaram o aumento de seus rendimentos em até 60%, já pensou se ocorrese este fato de ocupação em todas as vezes que eles tivessem trabalhando oh coitadinhos foram impedidos de trabalhar, mentira também é história. Além de ultrapassarem os limites das galerias, onde deve ficar o público, e tomarem o espaço destinado aos vereadores, obrigaram os mesmos a se retirar e derrubando a sessão, os grevistas também simularam uma sessão plenária.

Professores invadiram plenário e simularam sessão (Kléber A. Gonçalves)P
Foto: Kléber A. Gonçalves

O presidente da Câmara, Acrísio Sena (PT), que na campanha era defensor dos professores agora onda de cobra criada da prefeita Luizianne Lins, teve a cara de pau de dizer, em coletiva de imprensa, que os manifestantes (professores que trabalham ate os sabados, diferentes dos canalhas do plenario) haviam excedido seus limites de forma “intempestiva” e inviabilizado os trabalhos de um Parlamento aberto ao diálogo, liberdade a conversa so se fosse para receber apoio para suas campanhas, bando de corruptos e salafrários. Acrísio Sena (PT) disse ainda se sentir desrespeitado, é falta de respeito lutar por seus direitos.

O comando de greve é formado por militantes próximos à Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará, entidade aliada à prefeita Luizianne Lins (PT), já sou desconfiado com essa entidade, mas a categoria em greve também dialoga sob a orientação da Central Sindical e Popular (Conlutas). Para João Batista, líder da Conlutas no Ceará, não houve invasão. “A porta estava aberta e entrou uma comissãozinha de 30 professores para, praticamente, implorar aos vereadores. Até porque havia mais de 500 professores lá fora”, disse Batista, que credita a posição de truculência à própria prefeita Luizianne Lins (PT). Os vereadores deveriam estar indignados é com a prefeita de Fortaleza, que mandou um projeto inconstitucional.

ENTENDA O CASO


11 de fevereiro
Professores da rede municipal de Fortaleza entram em estado de greve por discordar do reajuste salarial de 6,47% proposto pela Prefeitura. Eles reivindicam reajuste de 60%, redução da carga horária e mais tempo para planejamento de aulas.
27 de abril
No primeiro dia de aula, quando o calendário das escolas municipais voltaria à normalidade desestabilizada pela greve de 2009, professores paralisam as atividades. Eles pleiteiam piso salarial de R$ 1.187 para carga horária de 40 horas semanais.
18 de maio
Professores continuam em greve e cobram negociação da Prefeitura em manifestação na avenida 13 de maio.
19 de maio
Prefeitura de Fortaleza envia projeto de lei à Câmara Municipal e fecha diálogo para negociações.
24 de maio
Professores acusam Prefeitura de “traição” em manifestação na Casa.
25 de maio
Categoria ocupa plenário e acua vereadores, que são obrigados a deixar o local e suspender sessão.
26 de maio
Temerosa, Câmara suspende sessão plenária, triplica guardas e impede entrada de professores na Casa.

A prefeita Luizianne Lins, precisa se mancar, e deixar que os professores possam receber o que lhes é de direito.


Alccy Marthins