sábado, 1 de outubro de 2011

MARINA SILVA FALA SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL E O DESCASO DE CID GOMES PARA COM OS PROFESSORES CEARENSES



Aconteceu nesta sexta-feira 30 de setembro no Instituto de Federal de Educação do Ceará - IFCE, por volta das 19h:40min o lançamento em nível estadual do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. Com a presença marcante da Ex-Senadora e Ex-Candidata a Presidência da República Marina Silva. Ao chegar no IFCE-CE Marina Silva, concedeu entrevistas para a TV, em seguida se encaminhou para o auditório da Instituição.




O Comitê tem como responsáveis: O Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é coordenado por: ABONG; CNBB; Coalizão SOS Floresta (Amigos da Terra - Amazônia; APREMAVI; FLORESPI; Fundação O Boticário; Greenpeace; ICV; IMAFLORA; IPAM; ISA; SOS Mata Atlantica; WWF Brasil; Sociedade Chauá; SPVS); Comissão Justiça e Paz – CJP; CNS; Comitê Inter-Tribal; CONIC; CUT; FETRAF; FNRU; FASE; FBOMS; FETRAF; Forum de Mudança Climática e Justiça Social; Fórum ex-Ministros Meio Ambiente; GTA; IDS; INESC; Instituto Ethos; Jubileu SUL; OAB; Rede Cerrado; Rede Mata Atlântica; REJUMA; Via Campesina (ABEEF, CIMI, CPT, FEAB, MAB, MMC, MST, MPA, MPP e PJR).




A mesa foi composta por diversas entidades ligadas ao projeto de fazer valer a voz do povo contra a aprovação da lei do novo Código Florestal. Entre as personalidades merece destaque: Secretario de meio ambiente de Fortaleza; Vereador de Fortaleza, responsável pela Comissão de Meio Ambiente João Alfredo, o empresário Alexandre Pereira e o prof. da Rede Estadual de Ensino do Ceará Aires Lopes. O Comitê teve como cerimonialista a estudante de Gestão Ambiental do IFCE-CE Gabriela Souza.



Para entendermos o assunto vale ressaltar que a Câmara dos Deputados aprovou em maio um projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica, para pior, o Código Florestal Brasileiro, neste link: Projeto de lei do Novo Código Florestal  Agora, cabe ao Senado Federal mudar essa realidade. O movimento convoca a população para se indagar “Se você também é contra este projeto de lei e a favor de um bom Código Florestal, assine a Petição Online ou a escrita”. Vale lembrar que o primeiro Código Florestal Brasileiro foi criado em 1934.



O vereador João Alfredo (PSOL-CE) começou sua fala mencionando as agressões sofridas pelos professores e disse que estará sempre na luta defendendo quem tem direito de defesa. O professor Aires Lopes, comentou que existe um descaso por parte do Governo cearense em cumprir uma Lei federal que é direito dos professores, e que os mestres tem o dever de travar uma luta séria e digna mostrando para o governador Cid Gomes que educação se faz com educadores, afirmou o professor.



A ex-Senadora da Republica Marina Silva começou sua fala mencionando os últimos acontecimentos de descaso da política e segurança do Estado do Ceará: Observem que a mesma polícia que não defendeu e deixou que um professor fosse assassinado na praca da Gentilandia, é a mesma polícia que agride covardemente os Professores deste Estado”. Fica claro que sua política é escrita com letra maiúscula, e não com minúscula de politicagem. Eu sou o resultado de uma educação que mudou minha vida, portanto valorizem quem a faz, afirmou.



É bem verdade que o brasileiro não pode de forma alguma aceitar que o Brasil tenha uma lei que destrua o verde, portanto, a vida e por assim dizer o pulmão do mundo. Marina Silva se considera uma mulher política, passou 16 anos de sua vida em Brasília na condição de Senadora da República pelo Estado do Acre, sendo premiada internacionalmente, e está entre as 50 personalidades mais influentes do mundo, e sabe como ninguém falar sobre desmatamento. “É inaceitável que em pelo século XXI estejamos vivenciando uma política ambiental atrasada, que coloca o país como alvo de agropecuarista brasileiros e europeus e outros mais. ” ponderou a ambientalista.



Sabendo que a lei passar pelo planalto para o veto ou não da Presidenta Dilma Rouseff, pensou com ética, começou esse trabalho para que o projeto seja barrado no Cogresso Nacional, deixando livre a Presidente de um embate no Congresso, se formos analisar a atitude de Marina Silva, não se conhece, estória semelhante, pois a mesma está salvando a pele de sua ex rival de chapa a Presidência da República, mesmo segundo Marina Silva, ter Dilma Rousseff afirmado que não assinaria nada que viesse danificar o meio ambiente.



Se formos analisar a passagem de Marina Silva pelo Ministério do Meio Ambiente, se perceberá que no primeiro ano 2004/2005 o desmatamento foi de 27,8% e no final de sua estada na pasta 2007/2008 ficou em torno de 12%, a ex-senadora lembra que em 2010 foi de 6% a taxa, a mesma considera ainda que o valor é alto.  



Espera-se coletar 1milhão de assinaturas para barrar esse projeto, Marina falou também que: “Afirmo que a produção agrícola tem que se capacitar para a legislação de proteção ao meio ambiente. E isso é possível a partir da inclusão de novas tecnologias que aumentem a produção, e nao somente a produtividade, sem desmatamento. Os ruralistas, no entanto, em vez de se adequarem a legislação querem mudá-la. Alias, todos os códigos anteriores foram feitos por ruralistas. E estão impondo a aprovação de uma lei que permite o desmatamento.”



É sem dúvida uma batalha sabia pela sobrevivência de quem vive no Planeta Terra.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins