quinta-feira, 7 de julho de 2011

TV RECÓPIA (RECORD) SOFRE PRESSÃO DO SBT NO IBOPE

O frio mês de junho foi caloroso com o SBT em termos de ibope: graças às baixas temperaturas que mantêm mais gente dentro de casa, a emissora teve pequeno, mas eficiente aumento de ibope. A audiência cresceu nas manhãs e tardes, o que levou o SBT a fechar com 15% de audiência a mais que junho do ano passado (5,3 x 4,6 pontos em 2010). Cada ponto vale por 58 mil casas sintonizadas na Grande São Paulo.

 
Foto: ADTV





Foi o melhor junho da emissora desde 2008, quando a emissora obteve 5,8 pontos. Números exclusivos obtidos pela reportagem apontam que, enquanto a Record parou de crescer em abril (6 pontos), o SBT passou desde então de 4,9 para 5,3 pontos. Parece muito pouco, mas na disputa pelo telespectador cada décimo é valioso.  Exemplo: se o SBT obtiver somente mais 0,2 décimos de ibope durante o dia, seja em qual for a faixa horária, a emissora voltaria a empatar tecnicamente com a Record, na casa dos 6 pontos.


O escândalo que abalou o Grupo Silvio Santos no final do ano passado, aparentemente, não teve qualquer efeito na percepção do telespectador. Na média semestral, 2011 está sendo para o SBT melhor (4%) que o ano passado em termos de audiência. Na comparação com o semestre anterior o incremento é ainda maior, de 6%.


Na comparação de modelos econômicos de gestão, o SBT é muito mais barato que a Record, administrada pela Igreja Universal. A igreja repassou à Record no ano passado R$ 480 milhões, dinheiro esse pago por fiéis, pela compra das madrugadas. O SBT não vende seus horários (até hoje). A Record por sua vez investiu supostamente centenas de milhões de reais em internet nos últimos dois anos, enquanto o SBT ainda gasta bem mais modestamente na rede.



PATRÃO E LÍDER
Depois de cinco meses, o SBT voltou a derrotar a Record nas tardes, na Grande SP: 6,2 x 6,1. Aliás, derrotou a Record e tomou a vice-liderança por 8 dias de junho, e em 1 dia teve o 2º lugar isolado. O matinal "Bom Dia & Cia" voltou a incomodar tanto Record a quem derrotou por 11 dias e dividiu o segundo lugar por mais três dias; e a Globo, com quem dividiu o primeiro lugar uma vez em junho. A atração mais assistida do SBT continua sendo o "Programa Silvio Santos", que obteve em junho a maior média do ano, 12 pontos, seguido do game-merchan "Roda Roda Jequiti" (10,1), "A Praça é Nossa" (9,4) e "Eliana" (9,0). Eliana é até aqui a única contratação feita por Silvio nos últimos dois anos que vingou. O grande destaque do mês foi a menina Maísa e seu "Sábado Animado", que terminaram junho empatados tecnicamente com a Globo (6,7 x 6,8).




Alccy Marthins

BEBÊ ENCONTRADO NA RUA: MAIS UM DESCASO SOCIAL

A estudante Érica Machado de Oliveira, de 25 anos, tem um compromisso emocionante na tarde desta quinta-feira (7). Ela irá visitar no hospital a recém-nascida encontrada no chão, dentro de um saco plástico, em uma passagem de pedestres na Mooca, Zona Leste de São Paulo. A criança foi encontrada na tarde desta quarta (6), quando a jovem passeava com a cadela de estimação da família, a lhasa apso Nina, e o animal parou perto de uma sacola de supermercado. "Chorei horrores quando tirei ela daquele saco. Nunca imaginei que ia acontecer comigo, disse Érica ao G1.


A estudante Érica de Oliveira volta ao local onde a cadela Nina encontrou uma recém-nascida dentro de um saco plástico (Foto: Claudia Silveira/G1)
A estudante Érica de Oliveira volta ao local onde a cadela Nina
 encontrou uma recém-nascida dentro de um saco plástico.
 Bebê estava no chão, ao pé da árvore.
 (Foto: Claudia Silveira/G1)
 
 
Ela parou para cheirar e eu ouvi o choro. Abri o saco e encontrei uma bebezinha já roxinha. Ela estava peladinha, suja de sangue”, relembra a estudante. Érica decidiu levar a recém-nascida para casa para aquecê-la o mais rápido possível. “Estava muito frio. Dei banho, enrolei ela numa toalhinha e liguei para a polícia. Assim que os policiais chegaram, fomos para o hospital.” Os soldados Emerson Marques Lisboa e Everton dos Santos, da 5ª Companhia do 21º Batalhão da Polícia Militar, levaram a criança para o Hospital Municipal Cândido Fontoura. Segundo Érica, a criança passa bem. “Os médicos disseram que ela nasceu hoje mesmo [quarta] e não foi a nenhum hospital. O cordão umbilical dela foi arrancado e não cortado. Ela teve que levar alguns pontos na barriga”, conta.



Rua onde recém-nascida foi encontrada é exclusiva para pedestres e fica entre dois prédios (Foto: Claudia Silveira/G1)
Rua onde recém-nascida foi encontrada é exclusiva
para pedestres e fica entre dois prédios. Saco estava na segunda árvore
(Foto: Claudia Silveira/G1)

A estudante sabe que a visita desta quinta-feira será emocionante. “Ela é linda, perfeitinha”, conta Érica, que não costuma passear com Nina porque “não para em casa”, mas, por estar de férias, decidiu dar uma volta com o animal de estimação da família. “Se pudesse ficaria com ela. Ela é linda, perfeita, mas sei que não posso e que tem uma fila de adoção”, desabafa.




Alccy Marthins



LIPOASPIRAÇÃO UMA QUESTÃO DE ESTÉTICA

É difícil encontrar alguém que esteja 100% satisfeito com o próprio corpo. A maioria das pessoas sempre tem alguns quilinhos que quer perder. E a parte mais complicada de ir embora é a gordura localizada, principalmente no abdômen, que resiste a dieta e malhação. E não são apenas os pneuzinhos que incomodam: após um grande emagrecimento ou gravidez, a flacidez da pele também.



A mulher sofre mais com essa gordura superficial, subcutânea, que é uma reserva natural para que ela consiga gerar filhos e amamentar mesmo em situações extremas. Atualmente, a lipoaspiração não é mais a última saída, mas é importante conhecer os riscos e as vantagens desse procedimento. Para falar sobre o tema, o Bem Estar desta quarta-feira (6) contou com a presença do cirurgião plástico Francesco Mazzarone, presidente do Instituto Ivo Pitanguy, e do endocrinologista Alfredo Halpern.





Lipoaspiração (Foto: Arte/G1)



É importante prestar atenção na hora de escolher um cirurgião plástico e um anestesista. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 97% das complicações ocorrem por procedimentos feitos por não especialistas. Também já foram registradas mortes durante ou após intervenções em consultórios, sem o suporte de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).







Hidrolipo, minilipo, lipolaser e lipo light são vendidas como alternativas à lipoaspiração, mas têm as mesmas indicações e os mesmos riscos. Para o Conselho Federal de Medicina, não existem esses outros termos, e não há uma normatização para cada método. Muitas vezes, diferentes nomenclaturas são usadas para burlar as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para realizar uma cirurgia, o local deve ter centro cirúrgico, gerador de energia, carrinho de emergência com desfibrilador para casos de parada cardiorrespiratória, ar-condicionado com filtragem para evitar contaminações e uma sala de recuperação após a anestesia.


A operação costuma ser uma solução rápida e temporária, que deve ser acompanhada de reeducação alimentar e exercício físico. Outra questão importante é se, depois disso, a pele ficará uniforme ou com contornos irregulares. Para fazer a lipoaspiração, o indivíduo precisa ter uma boa elasticidade da pele e não pode estar muito acima do peso: o índice de massa corporal (IMC) deve estar em média entre 25 e 28. A plástica, se for necessária, retira o excesso de pele deixado pela lipo.



A lipoescultura envolve mais detalhes, modelagens e cânulas mais finas. Depois do procedimento, o paciente deve usar cintas ou macaquinhos, fazer drenagem linfática e exercícios. É recomendado, ainda, que as mulheres não usem calças muito baixas e apertadas, para não evidenciar ainda mais os pneuzinhos.




Alccy Marthins

HARRY POTTER NÃO ACABOU, AFIRMA J.K. ROWLING

O filme "Harry Potter e as relíquias da morte - parte 2" não é o fim da saga. Isso foi o que sugeriu a escritora J.K. Rowling nesta quinta-feira (7), durante a pré-estreia mundial do filme em Londres. No grandioso evento que foi montado para a première do longa, a autora da série foi a última a passar pelo tapete vermelho de 1 km de extensão. E atiçou a curiosidade dos fãs ao ser perguntada sobre um novo livro.





J.K. Rowling na première em Londres (Foto: AP)
J.K. Rowling na première em Londres
(Foto: AP)




"Ele é o meu bebê. Vou brincar com ele de novo se quiser levá-lo para sair", comentou Rowling, acompanhada pelos gritos da multidão que estava acampada há dias na Trafalgar Square. A première teve transmissão ao vivo pelo G1 a partir das 12h. Rupert Grint, o Ron Weasley, foi o primeiro a chegar. Sorridente, o ruivo disse estar emocionado diante do público e se revelou surpreso ao descobrir que haviam pessoas acampadas ali há mais de 72 horas. "Eles (os fãs) são o motivo disso. Vocês são incríveis", afirmou.



Emma Watson (Hermione), de vestido Oscar de La Renta, foi uma das mais clicadas e assediadas pelo público. Carismática, fez questão de ir até a barreira de proteção para dar autógrafos e posar para fotos.



Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grim no tapete vermelho da Trafalgar Square (Foto: AP/Reuters)
Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grim
no tapete vermelho da Trafalgar Square
(Foto: AP/Reuters)


Os fãs, aliás, foram os responsáveis pelas perguntas que os atores tiveram de responder. Uma das mais divertidas foi endereçada a Ralph Fiennes, o vilão Voldemort. "É estranho se ver sem nariz?", perguntou um internauta pelo Twitter. "É estranho me ver com um nariz", brincou o ator. Quem também estava descontraído era Daniel Radcliffe (Harry), que chegou ao tapete vermelho minutos antes de Rowling. "Parece que Londres vai ter uma erupção", sintetizou.




Alccy Mathins

DILMA ROUSSEFF ENTREGA TELEFÉRICO NO RIO DE JANEIRO

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (7), durantea inauguração de um teleférico no Complexo do Alemão, que o governo federal deve apoiar as forças de segurança do Rio de Janeiro para garantir um efetivo combate à violência no estado.

Dilma cumprimenta na inauguração da estação de teleférico do Morro do Alemão (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
Dilma cumprimenta na inauguração da estação de teleférico do Morro do Alemão
(Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)

“Nós devemos, sim, apoiar as forças de segurança do estado, aqui representado pelo secretário [de Segurança] José Mariano Beltrame, no sentido de construir um ambiente que não mais dialoga com a violência”, disse.


Em novembro do ano passado, as Forças Armadas, por determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aval do governador do Rio, Sérgio Cabral, participaram das operações da Polícia Militar carioca de invasão do Morro do Alemão e combate ao tráfico de drogas. “Eu cumprimento o nosso general José Elito, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, que representa justamente a parte do governo federal junto com o Ministério de Defesa e Forças Armadas na contribuição para construir um ambiente de harmonia e paz no Alemão”, afirmou Dilma, durante a cerimônia desta tarde no Complexo do Alemão.


Função do Estado
Ainda durante o discurso no lançamento do teleférico, Dilma afirmou que o atual governo está resgatando o dever do Estado de “gastar dinheiro” com a população mais necessitada. “O Brasil tinha o hábito de uma parte da população ser condenada ao máximo do abandono, à máxima da negligencia e não ter direito a nenhum dos principais serviços públicos. O que estamos fazendo é que o estado brasileiro assuma a sua função de gastar dinheiro com os que mais precisam”, disse.


Dilma também afirmou que o teleférico melhorará as condições de transporte público no Rio de Janeiro. “É uma obra além de necessária muito bonita, que mostra o intenso respeito pelos moradores do complexo do alemão. Eles terão o direito a ter acesso às melhores tecnologias do transporte de massa”, disse.


Ela destacou ainda que a obra é resultado da parceria entre governo federal e o estado do Rio de Janeiro. “Vocês vejam que uma obra desse tamanho nunca tinha sido feito no Brasil, que é um teleférico, uma obra de mobilidade urbana. Essa obra é fruto de uma parceria muito estreita. Uma parceria de interesses comuns e muito claros, do povo do Rio de Janeiro. E o povo aqui do alemão." A presidente está trabalhando.



Alccy Marthins

BANCO CENTRAL E A CORRUPÇÃO NO CEARÁ

O ex-prefeito de Boa Viagem, interior do Ceará, Antônio Argeu Nunes Vieira foi denunciado pelo Ministério Público Federal por apropriação de recursos públicos. Segundo o procurador da República Luiz Carlos Oliveira, o ex-prefeito é responsável por desvio de verba destinada à compra de alimentos para idosos do município. O advogado do ex-prefeito, Paulo Quezado, disse ao G1 que não foi notificado da denúncia e que por isso não vai comentá-la.


De acordo com a denúncia do Ministério Público, Argeu havia firmado convênio com Ministério da Previdência e Assistência Social quando era prefeito de Boa Viagem, entre 1996 e 2000, para receber verba de R$ 18.864,00, que seria usada para compra de alimentos. A prefeitura, segundo o procurador, encaminhou a prestação de contas, mas foi reprovada.


A reprovação se deu por conta de irregularidades apontadas pelo Ministério Público Federal. O órgão apurou que os idosos que deveriam receber os alimentos não receberam o benefício. Também não foi encontrado os itens estocados em qualquer almoxarifado da prefeitura, segundo o Ministério. Antônio Argeu Vieira recebeu condenação do Tribunal de Contas da União, que determinou que o ex-prefeito devolva o dinheiro referente ao valor apontado como desvio. O procurador pede também a condenação do ex-gestor; se condenado, ele pode pegar até dois anos de prisão e fica impedido de exercer cargo ou função pública.


Histórico
Argeu foi condenado em primeira instância em abril deste ano a 49 anos de prisão por suspeita de participar do roubo ao Banco Central de Fortaleza, em 2005. Na época, foram roubados R$ 164 milhões, a maior quantia já roubada no Brasil. Argeu responde em liberdade por causa de uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça. A defesa do ex-prefeito recorreu da sentença. Em maio deste ano, a Justiça ordenou o leilão de uma fazenda de propriedade de Antônio Argeu, avaliada em cerca de R$ 1 milhão, como parte do ressarcimento do valor subtraído no roubo ao Banco Central.



Alccy Marthins

UNIFOR-CE É 1º LUGAR EM APROVAÇÃO NA OAB-CE

                                                                              


RESULTADO FINAL DO EXAME DA OAB – 2010.3 / CEARÁ – ENADE 2011



Colocação
IES
Inscritos
Aprovados
%
UNIFOR
1.335
184
14,35%
URCA
229
66
29,55%
UFC
88
52
59,09%
CHRISTUS
134
25
19,23%

FA7
118
25
22,12%
FIC
155
21
13,82%
FFB
125
19
14,88%
UEVA
73
18
25%
FAP
47
7
14,89%
FANOR
48
6
12,77%
10º
FRS
44
5
11,36%
11º
FAC
25
3
12%

IESC
20
3
15%
12º
FGF
36
1
2,85%
13º
FJF
3
0
0,0%

ICEC
7
0
0,0%



Os cursos de Direito no Brasil de um modo geral estão se proliferando com uma dimensão fora do normal. Porém, segundo o MEC, está ocorrendo um pedido cauteloso aos reitores e presidentes das IES, que não aumentem o número de vagas nos cursos, caso contrário prejudicará o mercado. 


Alccy Marthins
@alcy_martins





EXAME DA OAB E O ENADE 2011

A lista das 90 instituições de ensino superior com aprovação zero no último Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mostra que a maioria delas não chegou a ter conceito na última avaliação dos cursos de direito feito pelo Ministério da Educação em 2009.

Levantamento do G1 mostrou que 49 das 90 faculdades ficaram sem conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009, o que significa que não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes. Outras 22 faculdades não aparecem entre as instituições avaliadas em direito pelo Enade 2009. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 22 podem haver casos de mudança de nome ou de integração a outras instituições.



O último exame da OAB, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88% dos 104.126 participantes. Um total de 106.891 bacharéis em direito fez inscrição no exame. Apenas 12.534 candidatos foram aprovados. As 90 faculdades que não tiveram nenhum aprovado concentraram 1.153 do total de inscritos



Entre as 90 instituições com aprovação zero na OAB, 19 tiveram conceito no exame do MEC. Dez delas tiveram conceito três no Enade – a escala vai de um a cinco. Para o MEC, o conceito três significa um desempenho regular. Sete faculdades tiveram conceito dois, considerada insatisfatória. Duas delas tiveram conceito quatro no Enade, nota considerada boa.


No grupo de 20 instituições que tiveram a maior porcentagem de aprovação no Exame de Ordem da OAB, 12 delas tiveram conceito quatro no exame do Ministério da Educação. Cinco delas tiveram conceito três, considerado regular. Duas delas, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tiveram conceito dois, considerado insatisfatório. Uma delas, a Faculdade Baiana de Direito e Gestão, não teve conceito. Nenhuma delas teve conceito cinco no Enade.
Confira abaixo a nota do Enade das 20 instiuições que mais aprovaram no exame da OAB:
Local Instituição Conceito do curso de direito no Enade 2009 Percentual de aprovação no exame da OAB
DF Universidade de Brasília 4 67,44%
MG Universidade Federal de Juiz de Fora 4 67,35%
MG Universidade Federal de Minas Gerais 4 65,32%
SP Universidade de São Paulo Não participa do Enade 63,46%
PI Universidade Federal do Piauí 4 60,98%
SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 4 60,71%
CE Universidade Federal do Ceará 3 59,09%
RJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro 4 56,64%
BA Universidade Federal da Bahia 4 56,56%
PE Universidade Federal de Pernambuco 3 55,45%
SE Universidade Federal de Sergipe 2 55,10%
RN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Campus Natal: 4
Campus Caico: 3
53,92%
RJ Universidade Federal Fluminense 4 53,91%
ES Universidade Federal do Espírito Santo 2 53,19%
MG Fundação Universidade Federal de Viçosa 4 52,94%
RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul 4 52,94%
PR Universidade Federal do Paraná 3 52,83%
PB Universidade Federal da Paraíba 3 50,85%
PR Universidade Estadual de Londrina 4 49,03%
BA Faculdade Baiana de Direito e Gestão SC* 47,06%
*SC - Sem conceito


Os únicos cursos de direito que tiveram conceito cinco, considerado máximo, no Enade 2009, não constam da lista das 20 com melhor índice de aprovação do Exame de Ordem da OAB. São elas a Universidade de Marília (Unimar) e a Escola de Direito de São Paulo (Direito GV). Segundo dados da OAB, 5,04% dos 119 participantes da Unimar foram aprovados. Na Direito GV, foram aprovados 42,11% dos 38 participantes.


O MEC registra 1.120 cursos superiores de direito no país. São cerca de 650 mil vagas, segundo a OAB. Em entrevista ao G1 na segunda-feira (4), o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que a baixa aprovação no Exame de Ordem é reflexo dá má qualidade dos cursos. “Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil.”


A OAB informou em seu site nesta quarta-feira que enviou ofício ao MEC solicitando a supervisão dos 90 cursos sem aprovação no Exame de Ordem. O MEC ainda não confirmou o recebimento do pedido. Disse apenas que o Exame de Ordem não é quesito considerado na avaliação das instituições de ensino superior.
Confira abaixo a nota do Enade das 90 instituições que não tiveram aprovação no exame da OAB:
Local Instituição Conceito do curso de direito no Enade 2009 Percentual de aprovação no exame da OAB
AL Faculdade Raimundo Marinho - FRM SC* 0,00%
AP Faculdade de Macapá - Fama SC* 0,00%
AP Instituto de Ensino e Cultura do Amapá - IECA não aparece na lista 0,00%
BA Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira - FAAHF SC* 0,00%
BA Faculdade de Tecnologia Empresarial - FTE não aparece na lista 0,00%
BA Faculdade do Sul - FACSUL 3 0,00%
BA Faculdade Maurício de Nassau de Salvador - FMN Salvador SC* 0,00%
BA Faculdade Metropolitana de Camaçari - FAMEC 2 0,00%
BA Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN SC* 0,00%
BA Faculdade São Salvador - FSS SC* 0,00%
BA Faculdade São Tomaz de Aquino - FSTA SC* 0,00%
BA Faculdade Social da Bahia - FSBA SC* 0,00%
BA Instituto Salvador de Ensino e Cultura - ISEC 2 0,00%
CE Faculdade Luciano Feijão - FLF SC* 0,00%
CE Instituto Ceará de Ensino e Cultura - ICEC não aparece na lista 0,00%
DF Faculdade de Administração Escola Superior Professor Paulo Martins - ESPAM SC* 0,00%
DF Faculdade Fortium - FORTIUM SC* 0,00%
DF Faculdades Integradas Unicesp - FACICESP SC* 0,00%
ES Faculdade de Castelo - FACASTELO 2 0,00%
ES Faculdade de Direito de Guarapari - FADIG SC* 0,00%
ES Faculdade do Espírito Santo - UNES SC* 0,00%
ES Faculdades Integradas Norte Capixaba - Fanorte não aparece na lista 0,00%
ES Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória - FAVI SC* 0,00%
ES Instituto Vitória de Ensino e Cultura - IVEC não aparece na lista 0,00%
GO Faculdade Betel de Goianésia - FABEGO não aparece na lista 0,00%
GO Faculdade de Caldas Novas - UNICALDAS 3 0,00%
GO Faculdade Raízes - SER SC* 0,00%
MA Faculdade São José [dos Cocais] - FSJ SC* 0,00%
MG Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL SC* 0,00%
MG Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes - FACE - ALFOR SC* 0,00%
MG Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema - FAEX SC* 0,00%
MG Faculdade de Minas BH - FAMINAS-BH SC* 0,00%
MG Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS SC* 0,00%
MG Faculdade Pitágoras de Betim - PITÁGORAS-BETIM SC* 0,00%
MG Faculdade São Francisco de Piumhi - FASPI 3 0,00%
MG Instituto de Ensino Superior João Alfredo de Andrade - IJAA SC* 0,00%
MG Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco - ISEASF não aparece na lista 0,00%
MS Faculdades Integradas de Paranaíba - Fipar - FIPAR SC* 0,00%
MS Instituto Campo Grande de Ensino Superior - ICGES não aparece na lista 0,00%
MS Instituto Mato Grosso do Sul de Educação e Cultura - ISMEC não aparece na lista 0,00%
MT Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto - FAIESP SC* 0,00%
MT Faculdade para O Desenvolvimento do Estado e do Pantanal Mato-Grossense - FAP não aparece na lista 0,00%
PA Escola Superior Madre Celeste - ESMAC SC* 0,00%
PA Instituto de Ensino Superior do Pará - IESP não aparece na lista 0,00%
PB Faculdade Potiguar da Paraíba - FPB SC* 0,00%
PB Faculdade Reinaldo Ramos - FARR SC* 0,00%
PE Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG SC* 0,00%
PE Focca - Faculdade de Olinda - FOCCA 2 0,00%
PI Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI SC* 0,00%
PI Faculdade de Tecnologia do Piauí - FATEPI SC* 0,00%
PI Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA SC* 0,00%
PR Faculdade Arthur Thomas - CESA SC* 0,00%
PR Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon - ISEPE RONDON SC* 0,00%
PR Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco - FACDOMBOSCO SC* 0,00%
PR Faculdade de Pato Branco - FADEP SC* 0,00%
PR Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE 2 0,00%
PR Faneesp - Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná - FANEESP SC* 0,00%
PR Instituto de Ciências Sociais do Paraná - ICSP não aparece na lista 0,00%
PR Instituto de Ensino e Cultura do Paraná - Iecp - IECP não aparece na lista 0,00%
PR Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu - IESFI 3 0,00%
PR Instituto Foz do Iguaçu de Ensino e Cultura - IFIEC não aparece na lista 0,00%
RJ Faculdade Gama e Souza - FGS 3 0,00%
RJ Faculdade Paraíso - FAP SC* 0,00%
RJ Faculdade São José - FSJ 3 0,00%
RN Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte - FACEX SC* 0,00%
RN Instituto Natalense de Ensino e Cultura - INEC não aparece na lista 0,00%
RS Faculdade Palotina - FAPAS SC* 0,00%
SC Centro de Educação Superior de Blumenau - CESBLU não aparece na lista 0,00%
SC Faculdade Exponencial - FIE não aparece na lista 0,00%
SE Instituto Sergipe de Ensino Superior - ISES não aparece na lista 0,00%
SP Centro Universitário Barão de Mauá - CBM 4 0,00%
SP Centro Universitário Central Paulista - UNICEP 3 0,00%
SP Faculdade Anhaguera de Jundiaí - UNIANHANGUERA SC* 0,00%
SP Faculdade Anhanguera de Osasco - FIZO 2 0,00%
SP Faculdade Bertioga - FABE SC* 0,00%
SP Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP 3 0,00%
SP Faculdade Carlos Drummond de Andrade - FCDA SC* 0,00%
SP Faculdade Cidade Luz - FACILUZ SC* 0,00%
SP Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - FALC 2 0,00%
SP Faculdade de Americana - FAM SC* 0,00%
SP Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE SC* 0,00%
SP Faculdade do Guarujá - FAGU SC* 0,00%
SP Faculdade Iteana de Ibitinga - FITI não aparece na lista 0,00%
SP Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP 3 0,00%
SP Faculdade Savonitti - FS não aparece na lista 0,00%
SP Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ 4 0,00%
SP União das Escolas do Grupo Faimi de Educação - FAIMI 3 0,00%
TO Faculdade Serra do Carmo - FASEC SC* 0,00%
TO Instituto Palmas de Ensino Superior - IPES não aparece na lista 0,00%
TO Universidade do Tocantins - UNITINS não aparece na lista 0,00%
*SC - Sem Conceito


Em nota divulgada em seu site nesta terça-feira (5), o ministério afirmou que, desde 2007, determinou a suspensão de cerca de 34 mil vagas de ingresso em cursos de direito que obtiveram resultados insatisfatórios no Enade. De acordo com o MEC, em 2007, uma supervisão especial em cursos com resultado insatisfatório no Enade de 2006 resultou na suspensão da oferta de 24 mil vagas de ingresso.



Em junho deste ano, a partir do processo de regulação, 136 cursos de direito tiveram que reduzir, por força de medida cautelar, 10.912 vagas de ingresso de estudantes, por vestibular ou outros processos seletivos por terem tido conceito um ou dois no Enade 2009. Segundo o MEC, a suspensão da oferta de vagas é obrigatória até a renovação de reconhecimento dos cursos. Caso o curso mantenha o resultado insatisfatório, a determinação pode tornar-se definitiva.


Faculdades
Em nota enviada ao G1, a Faculdade Maranhense São José dos Cocais, de Timon, no Maranhão, identificada na lista da OAB como Faculdade São José, afirmou que os sete participantes do Exame de Ordem de dezembro de 2010 estavam no décimo período do curso na época da inscrição, por isso fizeram a prova como treineiros. "Somente agora (ao final de 2010) tivemos alunos que concluíram o curso de direito, portanto os sete alunos citados pela OAB, e na matéria, eram treineiros. Não tinham concluído o curso", afirmou o diretor da faculdade, Marco Lago.


A Faculdade Maurício de Nassau de Salvador informou que não possui nenhum aluno em período de realizar o Exame da Ordem, por isso não teve qualquer estudante inscrito no teste para obtenção de registro. Atualmente, a turma mais avançada de direito da instituição está no oitavo período. A faculdade enviou ofício à OAB solicitando a retirada do nome da lista das unidades de ensino superior com aprovação zero no último exame.


Segundo a Faculdade de Extrema (Faex), cinco alunos que fizeram o Exame da Ordem em dezembro de 2010 estavam no nono período da graduação e fizeram a prova como treineiros. “A Faex ainda não tem alunos graduados no curso de direito, pois a primeira turma está se formando neste primeiro semestre de 2011. Salientamos que o curso de direito da Faex foi recentemente (primeiro semestre deste ano) reconhecido pelo MEC com nota 4 em uma escala que varia de 1 a 5, o que confirma que é um curso de alto nível com professores qualificados para formar excelentes profissionais."



Alccy Marthins