quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

POLICIA MILITAR E BOMBEIROS DO CEARÁ PARALIZAM SUAS ATIVIDADES

Policiais e bombeiros se reuniaram no quadra poliesportiva do Bairro Parangaba, em Fortaleza. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Policiais e bombeiros se reuniaram no quadra poliesportiva do Bairro Parangaba, em Fortaleza. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
 
 
 
Policiais militares, bombeiros e policiais civis decidiram em assembleia nesta quinta-feira (29) paralisar as atividades por tempo indeterminado. A votação pela paralisação foi unânime e, de acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), cabo Flávio Sabino, as principais reivindicações dos servidores são escala de 40 horas semanais, promoções e reajuste salarial de 80% até o fim de 2015.




Alguns policiais dizem ter medo de possíveis represálias do governo e usaram máscaras para não serem identificados. "Estamos sofrendo represálias do governo há dias, vários companheiros foram transferidos para cidades do interior", diz Sabino.



Eles estão reunidos, com a recomendação de que todos os policiais e bombeiros entreguem as armas e coletes e se dirijam ao Polo de lazer do Bairro Parangaba, em Fortaleza. De acordo com o cabo Flávio Sabino, os servidores somente vão retomar as atividades quando forem chamados pelo governo do estado para debater as reivindicações da categoria.




Temendo represálias, alguns servidores improvisaram máscaras para não ser identificados. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Temendo represálias, alguns servidores
improvisaram máscaras para não ser identificados.
(Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)




Comando da PM não reconhece
O tenente-coronel Fernando Albano, relações públicas da Polícia Militar do Ceará, diz que o governo não reconhece a assembleia como um movimento da polícia militar, mas um evento de policiais civis liderado por um único PM. "Não existe greve ou movimento sindical na PM de acordo com a nossa Constituição", diz Albano.



Ainda de acordo com Albano, os policiais que aderirem à paralisação serão punidos. "Querem causar um pânico desnecessário. Cada caso será enquadrado no Código Penal Militar e no código disciplinar dos militares estaduais", disse. Ele garante, entretanto, que não é da política da Polícia Militar do Ceará adotar represálias aos servidores.


O tentente-coronel diz também que a escala acima de 40 horas no Ceará é reconhecida por lei. "Não há uma lei específica para a escala dos policiais militares, existem escaladas de serviço. Nós adotamos uma escala de acordo com a demanda da sociedade", explica.


O integrante da comissão de direitos sindicais da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Thiago Pinheiro, ressalta que é vetado o direito de greve aos policiais militares, mas que esse tipo de movimento é permitido, de acordo com o advogado. "Pelo que estou observando é uma manifestação pacífica e não pode ser impedida. Ela segue o princípio da dignidade humana e tem de ser respeitada", defende.




Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins




LIBERTADORES DA AMERICA 2012: UM SHOW DE FUTEBOL

Taça Libertadores (Foto: Bruno Cantini / Globoesporte.com)
Seis clubes brasileiros querem erguer essa taça em 2012
(Foto: Bruno Cantini / Globoesporte.com)




A Taça Libertadores da América 2012 já tem data marcada para estrear na tela da TV Globo. Na quarta-feira, 25 de janeiro, a emissora entra em campo com os jogos de Flamengo (para o Rio de Janeiro e outros estados) e Internacional (para o Rio Grande do Sul) pela pré-Libertadores. O Rubro-Negro joga a primeira partida na altitude, contra o Real Potosí (BOL), enquanto o Colorado estreia em casa contra o Once Caldas (COL). As partidas de volta serão em 1º de fevereiro, também com transmissão da Globo.


A partir da segunda fase, a de grupos, a TV Globo vai exibir dois jogos de times brasileiros por rodada. Em relação aos clubes do Rio, a previsão é de transmitir jogos de Vasco, Flamengo e Fluminense (três de cada). Em São Paulo, Corinthians e Santos terão partidas transmitidas. A TV Globo tem os direitos de transmissão em TV aberta da Libertadores até 2018.



Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins


CIDADE DE FORTALEZA-CE: UMA BALADA DE EMOÇÃO EM TODOS OS ESTILOS





Pirata Bar traz ambiente temático com atrações que variam do regional à MPB todas as segundas-feiras na Praia de Iracema (Foto: Pirata Bar/ Divulgação)Pirata Bar traz ambiente temático com atrações que variam do regional à MPB e diz ter a "segunda-feira mais louca do mundo''. 
(Foto: Pirata Bar/Divulgação)


Turistas dispostos a curtir uma noite agitada em Fortaleza devem ficar despreocupados quanto à diversidade de atrações de segunda a segunda. As baladas da cidade atraem público de várias idades e têm preços para todos os bolsos, com ambientes temáticos e mais de uma opção musical por noite. Sentados à mesa, dançando na pista ou com o pé na areia da praia, os baladeiros "viajam" em eventos de formatos nacionais e internacionais, sem dispensar a cultura e os artistas locais.



Segundo o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), Augusto Mesquita, a casa noturna mais antiga de Fortaleza é o Pirata Bar, que há 25 anos mantém o título de forró mais lembrado da famosa Praia de Iracema. Faroeste, a casa mais recente, contempla a linha country e foi lançada há apenas dois meses. A diferença entre os conceitos mostra que o segmento de shows na capital cearense adaptou-se às tendências do mercado e, atualmente, é uma das fortes opções de lazer para o turista que chega a capital cearense.




Pirata
Com programação fixa há 18 anos, um dos bares mais tradicionais da Praia de Iracema oferece um leque de atrações que começa com a animada apresentação de grupos folclóricos até a tranquilidade de uma dupla com voz e violão, passando, claro, pelo autêntico forró pé-de-serra. O ambiente remete a um “navio” ancorado próximo à Ponte dos Ingleses, belo cenário da Praia de Iracema, onde o visitante encontra âncoras fincadas nas paredes e móveis que lembram os famosos filmes hollywoodianos que abordam a temática.



Além de todo ano festejar São João com a apresentação da quadrilha “Arraiá do Zé Testinha”, que já venceu o concurso “São João do Nordeste”, um grupo musical da própria casa, a Banda Pirata, sobe ao palco no meio da noite com repertório que inclui do axé ao pop rock. Para fechar o cardápio da “segunda-feira mais louca do mundo”, um “sopão da madrugada” é distribuído gratuitamente a todos que tiveram forças para aguentar 10 horas de festa. “A maioria do nosso público é de turistas nacionais que se renovam a cada segunda-feira”, afirma o gerente do bar Ricardo Goelner.




Mesmo conhecido com "casa do reggae", o Biruta também é palco de DJs mundialmente famosos (Foto: João Luis/ Agência Diário)
Mesmo conhecido com "casa do reggae", a Barraca
Biruta também recebe DJs mundialmente famosos.
(Foto: João Luis/Agência Diário)




Biruta
Todas as terças-feiras, uma das opções é a Barraca Biruta, que tem como atrativo o ambiente simples e a oportunidade de assistir a shows de bandas nacionais do cenário alternativo com os pés na areia da Praia do Futuro. “Estamos completando 21 anos e já recebemos grandes nomes como o Deep Purple”, conta Fernando Vilela, dono do bar e também o DJ Biruta, responsável por iniciar o line up das atrações da “Terça Normal”, que também traz bandas de pop rock ou surfe music, seguida por outro DJ que recebe o sol da quarta-feira ao som do reggae, estilo que fez a casa virar referência na cidade.



Mesmo com a fama de “casa do reggae”, o dono do Biruta deixa claro que esse não é o único estilo do lugar. “Nosso público é escolhido pela qualidade musical”, garante o empresário que conseguiu incluir a barraca na turnê do israelense Astrix, um dos grandes nomes da música eletrônica. No início de 2012, a agenda de shows da Biruta já tem confirmadas as bandas Charlie Brown Jr., Alpha Blond e Los Hermanos.




Fiteiro Praia possui ambiente com cores quentes e atrativas deixando o bar com a cara do verão (Foto: Fiteiro Praia/ Divulgação)  
 Fiteiro Praia tem ambiente com cores quentes e atrativas 
                                                               (Foto: Fiteiro Praia/ Divulgação)



Fiteiro Praia
A Praia do Futuro ganhou uma opção para os apreciadores do forró e do sertanejo com a inauguração do bar Fiteiro Praia em setembro deste ano. A casa, com programação de terça-feira a domingo, já nasceu com um público fiel por ser um anexo de um point da capital, o “Fiteiro”, no Bairro Varjota. A nova versão do bar tem cores quentes e vibrantes, com ambientes internos e externos no estilo praieiro, com a cara de verão que o bar se propõe a ter.




Kukukaya possui ambiente temático com réplica de casa de taipa (Foto: Kukukaya/ Divulgação)
Kukukaya possui decoração nordestina, com réplica e uma casa de taipa
(Foto: Kukukaya/Divulgação)




Kukukaya
Conquistar o cliente pelos ouvidos, olhos e boca. Esse é o conceito do Kukukaya, conhecido pelas “Sextas-feiras Nordestinas” regadas pelo autêntico forró com atrações locais e nacionais. “A ambientação regional é um atrativo a mais para o público turista”, afirma a proprietária da casa, Elaine Brito. O clima é aconchegante. A decoração imita uma antiga casa de farinha, tradição do interior do estado, e tem uma réplica de uma casa de taipa, além dos “tucuns”, redes de corda disponíveis para os clientes que se sentirem mais à vontade.




“Nosso público é fiel. Conseguimos agradar do neto ao vovô”, ressalta a proprietária. O caráter popular da casa é reforçado pelo preço cobrado no ingresso, que varia de R$ 15 a R$ 25, podendo aumentar um pouco em dia de atrações nacionais. Localizado em uma área central de Fortaleza, o Kukukaya consegue atrair apreciadores de nomes como Waldonys, Chico Pessoa, Zé Ramalho e das bandas locais compostas por zabumba, triângulo e sanfona. Além de ter contato coma cultura musical da região, o visitante tem a chance de degustar também os principais pratos da culinária local.




Três bandas de forró revezam palco ao lado de lago artificial no The Club, que recebe ainda DJ e dupla sertaneja nos ambientes internos. (Foto: The Club/ Divulgação)
Três bandas de forró revezam palco ao lado de lago artificial no The Club,
que recebe ainda DJ e dupla sertaneja.
                                                                  Foto: The Club



The Club
Concebido para ser uma boate de música eletrônica com bandas de pop rock, o The Club acabou virando uma das casas de forró mais frequentadas pelo público jovem na cidade. “Mudamos o conceito porque percebemos que o carro-chefe de Fortaleza é o forró”, explica Edson Girão, promoter da casa. Mesmo com o estilo musical direcionado, as três bandas de toda “Sexta Forrozeira” têm a participação especial de uma dupla sertaneja e de DJs em outros ambientes.



O ambiente externo, onde tocam bandas de forró ícones da casa – Forró Real, Forró do Bom e Lagosta Bronzeada – possui um lago artificial e coqueiros. Na parte interna, ficam a boate e um palco secundário. “Como ela é muito bem decorada, faz você se sentir realmente em casa”, afirma Girão. Para ele, a localização do The Club, distante do centro da cidade, é um bônus. “Aqui fica perto de tudo”, diz. Nas proximidades do aeroporto internacional Pinto Martins, o local acaba sendo uma opção para quem acaba de chegar ou está de saída da cidade.




Rock e música eletrônica
Os criadores do Órbita também pretendiam promover uma casa de música eletrônica e, três meses após a inauguração, em 1999, já mudaram o formato do bar. Desde então, a casa privilegia a música alternativa e os primeiros lugares das paradas de música eletrônica, além de programação especial que inclui tributos e um baile funk. O administrador Luiz Augusto, 25, frequenta há cinco anos o Órbita e aponta o público como um dos atrativos: “A gente pode abordar as pessoas sem nenhum estranhamento. O público é muito aberto”.


 
Drink "Tapias Lemon" foi criado por barman do Órbita Bar e ficou nacionalmente conhecido  (Foto: Órbita Bar/ Divulgação)
Drink "Tapias Lemon" foi criado por barman do Órbita Bar e caiu no gosto da clientela
                                                       (Foto: Órbita Bar/ Divulgação)

Nos quatro dias de programação (de quinta-feira a sábado), o bar traz bandas com estilos e formatos variados, incluindo surfe music, tributos, covers e artistas independentes. O Órbita também promove noites temáticas como o Circo dos Beatles e o Baile Funk de Máscaras. “Buscamos sempre deixar as atrações com a nossa cara. Nunca uma festa é igual às outras da cidade”, diz o responsável pelo bar, André Fernandes, que destaca também o “Tapias Lemon”, drink nacionalmente famoso assinado por um barman do Órbita, Henrique Tapias.



Palco para festivais de blues e de bandas suecas, o ambiente lembra um pub e, semanalmente, reserva um dia para destacar o trabalho das bandas locais. “Nos orgulhamos de ser referência no circuito local da cidade”, diz Fernandes. Outra destaque é a tradicional promoção de oferecer entrada gratuita para os 50 primeiros que chegam bar aberto até às 5 da manhã. Para estender o conceito e o estilo das atrações, os criadores lançaram uma webrádio disponível na página oficial do bar.



Boate Burn é o carro-chefe do Mucuripe Club, que já recebeu grandes nomes do hip hop e da dance music (Foto: Mucuripe Club)
Boate Burn é o carro-chefe do Mucuripe Club, que
já recebeu grandes nomes do hip hop e da dance music.
(Foto: Mucuripe Club)



Mucuripe Club
Com cinco ambientes que já receberam artistas internacionais do hip hop e da dance music, os cinco ambientes do Mucuripe Club oferecem boates, botecos de samba carioca e pop rock. O espaço Burn tem telões de led, TVs de plasma e uma estrutura inspirada nos formatos internacionais. A arena central do clube foi palco para apresentações do cantor Chris Willis e dos rappers Flo Rida e Snoop Dogg, além de receber nomes conceituados da música eletrônica no festival “FW 3D Mapping By Ceará Musicem 2011.



“Gosto mais da Seven porque tem um clima legal e pela ideia do restaurante como anexo”, diz o
gestor de redes sociais Daniel Silvério, 20, sobre o espaço mais caro do clube e que já foi escolhido pela produção do The Black Eyed Peas para receber a “After Party” do show que o grupo fez no Festival Ceará Music, em 2010.



“A Seven, mais intimista, um espaço mais fino”, explica Paulo Carvalho, gerente de marketing do clube. Mesmo puxada pela referência em música eletrônica das “Sextas do Mucuripe”, a programação da casa também pretende atrair grandes públicos de estilos diversos com festas temáticas como o “Quintaneja” e as atrações do “Boteco Mucuripe”.



Faroeste aposta no público sertanejo, mas não esquece do forró (Foto: Faroeste/ Divulgação)
Faroeste aposta no público sertanejo, mas não esquece do forró.
(Foto: Faroeste/Divulgação)



Novos segmentos

Funcionando há apenas 10 fins de semanas, a Faroeste já começou seguindo a mesma linha de outras casas de grande público da cidade ao unir estilos diversos. A temática country, com garçons e garçonetes vestidos a caráter, expõe a aposta da casa no público jovem sertanejo, mas a inauguração foi embalada por bandas de forró. “Tem uma estrutura ótima e o bar mais completo da cidade”, afirma o promoter Markan Sabino.



A programação inclui bandas de sertanejo e forró, mas também abraça os admiradores do axé. As últimas atrações de destaque na casa foram o cantor Gusttavo Lima e a banda Jammil. “Somos uma casa com atrações variadas, mas com tendência sertaneja”, explica Celso Luiz, um dos sócios do clube. Outro diferencial da Faroeste são os serviços que tratam o cliente como o “xerife” da casa sempre que pedem um drink especial.



mapa turismo ceara (Foto: Editoria de Arte/G1)
Alccy Marthins
Twetter: @alcy_martins

POPULAÇÃO CEARENSE ENTREGA ARMAS, ENQUANTO BANDIDOS AS RETÊM

Em 16 de setembro Cid e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo haviam destruído armas devolvidas no Ceará (Foto: Arquivo G1)
Em 16 de setembro Cid e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
 haviam destruído armas devolvidas no Ceará
(Foto: Arquivo G1)
 
 
 
Ceará é o nono estado no ranking das unidades federais que mais entregaram armas na campanha nacional de desarmamento. Foram devolvidas 654 armas de fogo no Ceará em 2011; Em 2010, o número foi de 200 armas.


A campanha, prevista para ter sido encerrada neste ano, foi extendida até o fim de 2012 pelo Governo Federal. A arma é devolvida em troca de R$ 100, R$ 200 ou R$ 300, de acordo com o porte da arma. Em 2010 foram pagos R$ 3,5 milhões no Ceará.


Metade das armas devolvidas no Brasil (15,4 mil) são revólveres, de acordo com Ministério da Justiça. Ainda de acordo com o ministério, cerca de metade das armas entregues (15,4 mil) são revólveres. Armas de grande porte com fuzis (77), espingardas (4.049) e rifles (419) representam 20% do total.
 
 
Saiba mais

Os voluntários podem entregar a arma de forma anônima após preencher um formulário e terá o pagamento em até 24 horas. De acordo com o Governo, a arma devolvida é destruída após a entrega.


No Ceará, veja os locais em que pode fazer a entrega voluntária de armas:
5º Batalhão de Polícia Militar, Fortaleza, Rua Antonio Pompeu, 555, Centro, Fortaleza;
Divisão de Homicídios, Rua Juvenal de Carvalho, 1125, Fátima, Fortaleza;
Delegacia Geral, Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza;
Comando Geral da Policia Militar, Avenida Aguanambi, 2280, Fátima, Fortaleza;
Batalhão de Policiamento Comunitário, Av Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, Fortaleza;
Superintendência Regional, Rua Dr. Laudelino Coelho, Alto da Balança, Fortaleza;
Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, BR 116, km 06, Fortaleza.




Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins



PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ AFASTA 140 POLICIAIS MILITARES

140 policiais militares do CE serão afastados da corporação, diz PGE (Foto: Arquivo/Agência Diário)
Viaturas da Polícia Militar no 5º Batalhão
 Foto: Arquivo/Agência Diário
 
 
 
Não como isso pode ocorrer, trablaham sao admitidos e agora, do nada descobrem que não concursados. Coisas do Ceará. Por isso, 140 policiais militares serão afastados temporariamente de suas funções até que a Justiça do Ceará julgue se são ou não considerados aprovados no concurso público realizado em 2008, de acordo com a Procuradoria Geral do Estado.



O afastamento foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que na semana passada decidiu suspender as liminares que permitiam que esses policiais assumissem cargos na corporação no Ceará até a decisão do processo. O pedido ao STJ foi da Procuradoria Geral do Estado do Ceará alegando que as liminares quebram as regras do edital do concurso.


Saiba mais



“Entramos com esse recurso porque esses candidatos não atenderam a algum dos requisitos necessários para a aprovação no concurso como nota mínima das provas objetivas, exames físicos e psicológicos e,até, investigação social. Isso pode estar gerando riscos à população”, informou João Renato Cordeiro, chefe da Procuradoria Judicial da PGE. Os policiais militares já estavam atuando normalmente.


De acordo com a PGE, nos últimos três anos, cerca de 400 policiais conseguiram entrar na PM por meio de liminares concedidas por desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará. “O que nos chama atenção é que a maioria dos processos que estão correndo reúne em um só documento um grupo de 30 candidatos que não atenderam a diferentes exigências do concurso”, diz. O chefe da Procuradoria Judicial informou que já está preparando o pedido de suspensão das liminares dos outros 160 policiais.



Resposta do advogado
De acordo com o advogado que responde pela maioria dos processos que pedem a aprovação dos candidatos na Justiça, José Joaquim Mateus Pereira, todas as pessoas que defende possuem certidão de aprovadas no exame intelectual do concurso. "Coloquei no processo a certidão", alega.


O advogado afirma ainda que o concurso ofertou pouco mais de duas mil vagas, mas só preencheu cerca de 1.400 vagas, segundo publicado no Diário Oficial 110 de junho de 2010. "O Estado tem a mania de 'enxotar' e botar para fora. Metade das vagas ficam em aberto para convocar outro concurso e não chamam os classificáveis. Nomearam mil e pouco e convocaram outro concurso", critica Pereira.


Segundo afirmou, há uma proibição no art. 37 da Constituição Federal, de que se deve convocar todos os classificados e classificáveis até preencher o número total de vagas previstas no concurso.
José Joaquim Mateu Pereira disse ainda "desafiar" a levar qualquer ponto negativo de um de seus clientes. "Nas companhias onde eles trabalham são de posição de destaque. Não tem nenhum irresponsável, bandido, assassino, doido.



Não tem ninguém faltando". Ele defendeu que quem entra pelas vias da Justiça, trabalha melhor do que quem entra pelos meios normais. "A pessoa tenta compensar, procurando não se envolverem problemas", atesta.