quarta-feira, 20 de julho de 2011

CORPO HUMANO: MÚSCULOS - TRÍCEPS, PANTURRILHA E COXA

Não adianta: por mais que você se exercite, algumas regiões continuam flácidas. É o caso do tríceps – o famoso "músculo do tchauzinho" –, da panturrilha e da parte interna da coxa. E essa não é uma preocupação exclusivamente feminina ou dos mais gordinhos.


Para fortalecer esses pontos “indomáveis”, o preparador José Rubens D'Elia e o educador físico Valmor Tricoli deram dicas de movimentos no Bem Estar desta terça-feira (19). Ao todo, uma pessoa tem cerca de 660 músculos, que costumam ser mais "puxadores" que "empurradores".


Músculos (Foto: Arte/G1)
A repórter Marina Araújo foi até Fortaleza, no Ceará, para ver como a população lida com esses músculos difíceis e o que faz para deixá-los mais durinhos. Ela e a produtora Fabiane Leite também conversaram com jogadores de futebol e bailarinas para saber qual é o segredo de um corpo invejável. Segundo Tricoli, as pessoas começam a perder massa muscular após os 30 anos e acumular gordura nesse espaço. Isso porque os músculos vão se atrofiando se não exercitados.





O tríceps é mais difícil de ser “domesticado” e, quando carrega muito peso, dói mais que o bíceps, por exemplo. Por isso, é preciso acostumá-lo ao movimento. A parte superior, em geral, é menos treinada que a inferior, motivo pelo qual se torna mais sensível. A dor ou queimação, segundo Tricoli, não é sinal de que a área está machucada, e sim que está praticando algo novo. Portanto, não há perigo: apenas faça um intervalo para que esse "lixo metabólico" seja processado.


Já a parte interna da coxa, cujo nome oficial é músculo adutor, acaba fazendo com que uma perna encoste na outra na hora de andar de shorts ou minissaia, no caso das mulheres. Algumas, além da malhação, apelam para drenagem linfática na tentativa de enrijecer o local, que junto com o bumbum e a barriga forma o centro da atenção corporal feminina.


A panturrilha é importante para o sistema circulatório, tanto que é considerada o “coração de baixo”, pois ajuda no trajeto de volta do sangue das pernas para o músculo cardíaco. Para aumentar a massa e a resistência dela, alguns optam por andar de bicicleta, correr, “puxar ferro” ou subir escadas.


Todos esses músculos são difíceis, mas não impossíveis de serem transformados. A recomendação é mexê-los repetidas vezes, e não precisa ser na academia. O indicado é que atividades de força, como musculação, sejam feitas após a puberdade: 13 anos para as meninas e 15 para os meninos. E a competição nesse caso não deve ser estimulada para não causar lesões, de acordo com o educador físico.


Dependendo da profissão de cada um, o trabalho já é um treino e tanto para braços e pernas. Outra maneira de evitar que os músculos “balancem” é fazer natação ou se exercitar usando garrafas PET, como mostrou D’Elia durante o programa.


Três séries de 15 a 20 repetições são o ideal. O consultor também deu dicas de movimentos com uma bola para tonificar a parte interna da coxa. Em seis semanas, os resultados começam a aparecer.


Tipos de músculos
A musculatura lenta, de cor mais avermelhada, é menos elástica e aguenta menos peso. É o grupo em que as costas se encaixam. A rápida, por sua vez, é mais esbranquiçada, elástica e resistente ao peso. Mas, assim que usada, se cansa. É o caso do tríceps. A panturrilha e a região interna da coxa são um misto dos dois tipos de fibras, que podem se comparar a um espaguete.


Alccy Marthins

OHHTEL - SITE PARA TRAIÇÕES CHEGA AO BRASIL

RIO - Há apenas uma semana no Brasil, o site de relacionamentos para infiéis Ohhtel diz já ter descoberto algo sobre o país: o brasileiro está entre os povos mais infelizes do mundo no casamento e é um dos mais afoitos para pular a cerca. Não é por acaso que a operação do site no Brasil foi a que mais rapidamente angariou gente disposta a trair, em comparação com os outros três países onde atua.




Ohhtel





Em apenas sete dias, o Ohhtel Brasil diz já ter atingido 63.317 usuários. Durante sua primeira semana nos Estados Unidos - país com maior população e mais internautas - foram 10.993 cadastrados. Na Argentina, 30.114 se cadastraram nos primeiros sete dias. No Chile, foram 17.017.


Polêmicas à parte, essa infidelidade recorde brasileira parece estar rendendo lucros interessantes. Laís Ranna, vice-presidente de operações do Ohhtel no país, diz que 37% dos cerca de 42 mil homens cadastrados no site já pagaram pelo menos uma vez a taxa de R$ 60 que dá direito a interagir com até 20 mulheres na rede. O que dá um total mínimo de aproximadamente R$ 940 mil em apenas uma semana.


Como as mulheres não pagam nada e, por enquanto, não há anúncios no site, essa é a única fonte de receita. Essa cifra não pode ser confirmado por outras fontes, mas, se for mesmo verdadeira, representa um resultado excepcional para uma página de internet.


- Nós superamos todas as nossas expectativas, não podemos reclamar - disse Ranna, que defende a infidelidade como salvação para casamentos sexualmente em ruínas e confessa quase ter traído o marido com um colega de trabalho no passado. - Nós não inventamos a infidelidade, só oferecemos uma opção mais segura, saudável e discreta. O objetivo é que as pessoas que usem o site salvem seus casamentos.


A boa recepção no país levou o Ohhtel a dobrar sua expectativa de usuários cadastrados no país até o final do ano para 200 mil pessoas. O site também quer adicionar funcionalidades, como chat e vídeos. Por enquanto, o infiel cadastrado só pode visualizar fotos das possíveis amantes e se comunicar com elas por e-mail.


Mas a companhia quer vencer desafios muito maiores até lá: almeja estar em todos os países da América do Sul. Ranna afirmou que o próximo deve ser a Colômbia e disse que nem pequenos países, como Guiana Francesa, ficarão de fora. Por aqui, o Ohhtel não foi pioneiro no mercado das traições on-line. O similar Second Love já funciona no país. Espera-se que até agosto o Ashley Madison também esteja por aqui.



Alccy Marthins

CRIATURA ESTRANHA NO ALASCA

Uma criatura estranha filmada no Alasca ganhou comparações ao famoso monstro do lago Ness, na Escócia. Especialistas apelidaram a criatura filmada no Alasca de "Cadborosaurus", ou "réptil de Cadboro Bay", segundo a emissora de TV "Fox".




Criatura estranha filmada no Alasca criou debate sobre sua real existência. (Foto: Reprodução)
Criatura estranha filmada no Alasca criou debate sobre sua real existência.
 (Foto: Reprodução)




O vídeo foi filmado por pescadores em 2009, mas voltou a chamar atenção após ser mostrado em um programa do canal “Discovery”. Segundo a "Fox", relatos sobre a suposta criatura foram feitos na região desde a década de 1930, mas a única prova da existência potencial do "Cadborosaurus" seriam fotografias sem nitidez e afirmações de testemunhas.




Paul Leblond, ex-chefe do Departamento de Ciências da Terra e do Oceano da Universidade de British Columbia, acredita que o vídeo de 2009 pode ajudar na comprovação da existência da criatura. "Estou bastante impressionado com o vídeo", disse Leblond, co-autor do livro "Cadborosaurus: sobrevivente das profundezas".




Alccy Marthins

BURACO SURGE DENTRO DE UMA CASA NA GUATEMALA

 Homem observa buraco que apareceu dentro de casa nesta terça-feira (19) na Cidade da Guatemala.


Homem observa buraco que apareceu dentro de casa nesta terça-feira (19) na Cidade da Guatemala. Os vizinhos ouviram uma explosão durante a madrugada e pensaram que se tratava de um botijão de gás. Em vez disso, apareceu um buraco de 12,2 metros de profundidade e 80 centímetros de diâmetro (Foto: AFP)
                                                                    (Foto: AFP)
 Os vizinhos ouviram uma explosão durante a madrugada e pensaram que se tratava de um botijão de gás. Em vez disso, os moradores encontraram um buraco de 12,2 metros de profundidade e 80 centímetros de diâmetro.
As autoridades ainda não sabem o que ocorreu. A Cidade da Guatemala, construída sobre terreno vulcânico, é muito propícia ao aparecimento de buracos, muitas vezes causados pela chuva forte. (Foto: AFP)
(Foto: AFP)
As autoridades ainda não sabem o que ocorreu. A Cidade da Guatemala, construída sobre terreno vulcânico, é muito propícia ao aparecimento de buracos, muitas vezes causados pela chuva forte. Na verdade na minha opinião, esse buraco parece mais uma caçiba que acabara de ser destampada, observe que a parede tem traços de tijolos em forma de alvenaria, diz Alcy Martins.
Alccy Marthins

HEMORRÓIDAS ATINGE 80% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Hemorroida é um assunto difícil de ser falado e, principalmente, admitido, por medo ou vergonha. Mas, segundo especialistas, pelo menos 80% das pessoas terão problema com essas varizes do canal do ânus em algum momento da vida.





O Bem Estar desta segunda-feira (18) convidou o proctologista Fábio Atui e o infectologista Caio Rosenthal para explicar o que causa a doença hemorroidária e como evitá-la. Normalmente, o músculo anal se contrai e os vasos dilatados se aproximam uns dos outros, vedando corretamente o ânus. Esses vasos foram projetados para estar fora da faixa de alta pressão do músculo, mas podem "cair" para a área de contração, sofrer pressão dos movimentos e se deformar.


Hemorroidas (Foto: Arte/G1)

Quando isso ocorre, três coisas podem acontecer: o vaso dilatado fica mais fino e estoura, causando sangramento durante a evacuação; o sangue corre lentamente, o que pode levar à trombose hemorroidária (quando o sangue coagula), provocando dor e caroço na região anal; ou o vaso pode "cair" tanto a ponto de desencadear o prolapso hemorroidário, em que parte da "pele" do canal anal, que deveria estar dentro do ânus, fica exposta.


As hemorroidas se manifestam externamente em quem tem uma alimentação pobre em fibras (presente no bagaço e na casca de frutas, verduras e legumes), não toma água suficiente e faz muita força na hora de ir ao banheiro.







Uma dieta baseada apenas em produtos industrializados e a falta de alimentos frescos e crus também podem levar a um desequilíbrio da flora intestinal. Praticar ciclismo ou hipismo não tem relação com hemorroida, mas o alterofilismo em excesso, sim. Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário é capaz de piorar a situação, cuja origem em alguns casos é familiar. Quem sente dor constante ou vê sangue ao evacuar deve procurar um médico. Se o sangue for vermelho vivo, pode ainda ser sinal de câncer no intestino. Os tratamentos contra hemorroida ajudam a aliviar os sintomas e a prevenir tromboses. Analgésicos são usados para combater a dor.



Se for necessária uma cirurgia, há duas técnicas: uma clássica, que retira o vaso, e outra que grampeia a mucosa acima da hemorroida e “puxa” o vaso para sua posição original. A primeira é mais dolorosa, principalmente na hora de evacuar nas semanas seguintes à operação, mas costuma resolver o problema definitivamente, ao contrário da segunda. Ambas são feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Os intestinos delgado e grosso são os órgãos que mais têm variedades de bactérias: 195. Esses micro-organismos ajudam na digestão e protegem contra outros micróbios. Tomar antibióticos indiscriminadamente pode, portanto, prejudicar toda a colônia.


Dicas
Além de manter uma alimentação saudável, quem tem hemorroida ou quer evitá-la deve lavar bem a região com água e sabão após evacuar. Uma duchinha custa de R$ 30 a R$ 60, e o papel higiênico deve ser usado para secar o local. Outra recomendação é não arrastar o papel nem friccioná-lo: o ideal é passá-lo como um mata-borrão. E a melhor forma de fazer cocô é com o corpo inclinado.
Quem tem hemorróidas deve evitar Pimenta
Comer pimenta, principalmente a vermelha, ajuda a emagrecer e retardar o envelhecimento, pois o sabor ardido aumenta a produção de endorfina, hormônio que reduz a sensação de fome, e o alimento também contém antioxidantes e vitaminas A e C.


Estudos apontam que a pimenta pode melhorar, ainda, a congestão nasal, prevenir coágulos no sangue e impedir que a gordura se acumule nas artérias. Além disso, o efeito desintoxicante contribui para diminuir o risco de câncer de próstata, catarata e diabetes. Isso sem contar a estimulação da saliva e a proteção dos dentes.



Alccy Marthins