domingo, 30 de outubro de 2011

OBRAS DA ARENA CASTELÃO NO CEARA ATINGE 45%

Castelao_Banner_Novo
Foto: Secopa




A execução da obra de modernização e ampliação da Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Arena Castelão, até o dia 26 de outubro, atingiu 45%. O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, diz que o ritmo acelerado deve assegurar que a Arena Castelão seja concluída em dezembro de 2012. “A nossa expectativa é trazer para Fortaleza a Copa das Confederações FIFA 2013 e jogos importantes da Copa do Mundo de 2014”, diz. O Castelão será uma das quatro arenas a receber a Copa das Confederações e duas partidas da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2014.



Quase 800 colaboradores estão envolvidos diretamente na execução do projeto que está dividido em quatro etapas. A primeira Etapa foi 100% concluída em agosto, compreende as instalações de dois órgãos do Governos Estadual, sendo 600 servidores já trabalhando no prédio novo da Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE); um auditório para 160 pessoas, e o estacionamento coberto lado Norte do Castelão.





Em novembro será entregue a segunda Etapa da obra que compreende o estacionamento coberto do lado Sul do Castelão. Os estacionamentos coberto das duas Etapas somam aproximadamente 1.000 vagas (ao todo serão 1.900). Está programado a inauguração das Etapas 1 e 2 para o dia 11 de novembro, data do aniversário de 38 anos do Castelão.




As outras duas etapas da Arena Castelão também estão em andamento. O terceiro estágio será o futuro Edifício Central, onde funcionará todo o sistema de inteligência, com áreas vips, mídia center, sala de conferência, monitoramento, vestiários, zona mista, entre outros. Na quarta e última etapa, será concluído a coberta, rebaixamento do campo de jogo, construção das cadeiras do nível inferior e o restante da parte interna, o restante das vagas de estacionamento e a integração de todo o projeto.




Quando estiver concluído, o Castelão será a maior arena esportiva do Norte/Nordeste do país e está entre os quatro maiores da Copa 2014 com capacidade para 67.037 espectadores, capacidade superior à exigida pela FIFA (60.000) para os estádios que disputam sediar uma semifinal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM. A obra da Arena Castelão tem um investimento de R$ 518,6 milhões. Esses recursos incluem todas as intervenções e modernizações internas e entorno, como: 1.900 vagas de estacionamento coberto, uma praça com 70.000 m² que abraçará toda a Arena, prédio da Secretaria do Esporte (Sesporte) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) e ainda a operação da Arena pelo período de oito anos.




Etapas da Obra

Total de execução da obra 45%

ETAPA I - 100% de execução
Edifício-sede da Secretaria do Esporte do Estado e do DAE e a primeira etapa do Estacionamento Coberto 1;

ETAPA II – 70,38% de execução
Segunda etapa do Estacionamento Coberto 2;

ETAPA III – 34,39%
Edifício Central;

ETAPA IV – 11,07%
Conclusão, restante de vagas do estacionamento coberto, disponibilização e início da operação da totalidade do Estádio.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins




ZEZE DE CAMARGO E LUCIANO EMOÇÃO E DEDICAÇÃO A MÚSICA

O cantor Zezé di Camargo, da dupla com Luciano, emocionou-se e chegou às lágrimas durante o show que fez nesta sexta-feira (28) em Curitiba. Ele se apresentou sem o irmão, que está internado após passar mal na manhã de sexta. Segundo boletim médico, o cantor teve uma alteração no nível de potássio provocada pelo uso de diuréticos.
 
 
 

"Isso que aconteceu foi um acidente de percurso", disse Zezé no início da apresentação, que começou com a música "A ferro e fogo". "A gente ainda vai voltar para cantar aqui juntos, nem que a gente tenha que ser um quarteto: nós dois, eu e o Luciano, e mais duas enfermeiras nos segurando".
Saiba mais:




Na apresentação de quinta-feira (27), no mesmo teatro, Zezé fez uma parte do show desacompanhado. Quando entrou no palco, Luciano anunciou que deixaria a dupla -- o que foi negado pela assessoria de imprensa dos artistas. "Eu desconsidero qualquer palavra que meu irmão tenha dito que tenha me magoado", disse Zezé no show dessa sexta. E depois, como que se dirigindo a Luciano: "Eu estou com você, você queira ou não queira". Depois, o cantor chorou no momento em que cantava "O portão", de Roberto Carlos. Zezé voltou a conversar com o público diversas vezes e disse que Luciano tomava remédios para emagrecer.




Tia e sobrinha foram as primeiras a chegar. (Foto: Joka Madruga/G1 PR)
Tia e sobrinha foram ao show
Foto: Joka Madruga




Nos momentos finais da apresentação, uma criança subiu no palco e leu um texto que escreveu para a dupla. A mensagem dizia: "Zezé, o Luciano é sua estrela. Luciano, o Zezé é sua estrela". O show terminou com a canção "Saudade da minha terra".

Apoio dos fãs
Uma das primeiras a chegar para o show dessa sexta, a secretária Eliana dos Santos, de 48 anos, relembrava na fila o que tinha ouvido sobre a noite anterior. A fã ainda estava surpresa com os desabafos. “Nunca faltei a nenhum show deles aqui [no Guaíra]”, disse.


Por isso, por nunca faltar, estava na fila para ver o espetáculo de novo. Foi a primeira a chegar. “Ontem [quinta] o clima no palco estava pesado”. Junto estava a sobrinha, de 9 anos, fã de “Zezé di Camargo e Luciano e também de Luan Santana”, garantiu a menina.


A tia falou mais de uma vez sobre a possibilidade de separação da dupla: “Quando ouvi o Luciano dizendo que iriam acabar, senti como se uma família estivesse acabando. Nunca tinha visto os dois cantando em lados opostos. Fiquei muito triste. (...) Deu até vontade de chorar”.


Logo atrás, também na fila para o show, a aposentada Marcimara Pilato, de 63 anos, comemorava a primeira vez em que ouviria as canções de que gosta ao vivo. Ela e as duas filhas, Danielle, de 30 anos, e Daffele, de 25 anos, vieram de Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. “A gente conheceu as músicas por causa da mãe”, disseram as filhas. “A dupla começou junta, e Luciano vai fazer falta [no show]", avaliou Danielle. "Mas, quando a segunda voz faltar, a gente segura”, disse.


Internação na manhã desta sexta
Luciano deu entrada no Hospital Santa Cruz, na capital paranaense, às 9h de sexta. Segundo o médico Hipólito Carraro Junior, por causa de uma alteração no nível de potássio, provocada pelo uso de diuréticos. Ele chegou ao hospital assustado e com o coração batendo rápido. Exames indicaram que o índice de potássio no sangue estava baixo. E, "isso pode causar uma parada cardíaca", explicou o médico.


"É pouco provável que ele tenha alta hoje", informou o médico em entrevista coletiva. O cantor sentiu um desconforto e não teria dormido bem durante a noite, por isso foi buscar atendimento pela manhã.
Veja a íntegra do boletim médico:
"O Luciano foi admitido neste Hospital as 09h00 AM de hoje, após desconforto decorrente de hipocalemia aguda. Essa redução do potássio no sangue foi decorrente do uso recente de diurético usado para controle de inchaço nos braços e pernas, que o Luciano já apresentava principalmente nesse período do ano, quando realiza mais shows. Alterações do potássio podem levar à parada cardíaca e assim optamos por manter o Luciano sob observação na UTI, enquanto corrigimos essa alteração. No momento ele está bem, dormindo após o susto."


Luciano chegou na recepção caminhando, com um boné na cabeça e chegou a tirar fotos com pessoas que estavam lá. Depois disso, entrou para ser atendido, informou a assessoria do hospital.



Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins