domingo, 9 de outubro de 2011

RESULTADO DA REUNIAO NA EEM ADAUTO BEZERRA, SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARA

Depois da Assembleia duvidosa de sexta (07/10), neste sábado, 08 de outubro de 2011, um grupo de professores e professoras sentiu a necessidade de uma plenária para discutir os últimos acontecimentos referentes à greve dos professores e o que precisaria ser proposto particularmente durante a primeira semana destes trinta (30) dias de negociações com o Governo do Estado.




A reunião aconteceu na EEM Adauto Bezerra, das 9h às 13h e contou com a presença de dezenas de professores (as). De um momento inicial de verdadeiro desabafo (avaliação) passou-se ao segundo momento, mais programático e que teve como encaminhamento os pontos a seguir, que servirão de base para um relatório mais detalhado, que por hora é antecipado para atender aos que não puderam comparecer à reunião.




Foto: Perfil Facebook Adauto Bezerra




Pontos para o relatório da Plenária realizada no dia 08.10.11 pós manobra golpista da APEOC.



- Avaliou-se pelas imagens da TV Verdes Mares veja a Reportagem sobre a votação e a decisão imposta pela APEOC

Comentarios sobre a reportagem:

Mediante analise, viu-se que a probabilidade maior é de que a Assembléia Geral de sexta-feira votou majoritariamente pela continuidade da greve, o que explica inclusive a absurda manobra golpista da APEOC. Além disso, várias companheiras denunciaram que a partir de um determinado horário suspenderam a entrega dos crachás, impedindo as pessoas de votarem, inclusive sindicalizadas. É inadmissível o que aconteceu.



No mínimo, se havia dúvidas, era imprescindível repetir as votações e fazer a contagem dos votos. Como, aliás, aconteceu naquela assembléia anterior, embora com uma forma péssima. Aliás, na reunião do “comando” a APEOC havia se comprometido com isso. Acreditamos que mesmo quem votou pela suspensão e se pauta por princípios éticos não deve aceitar essa aberração.




Portanto, a questão ficou em aberto. O correto seria fazer uma nova asse mbléia geral para decidir, mas ainda não temos organização suficiente para garantir esse encaminhamento. Como resolver isso?
Daí termos que criar as condições para retomar o fio da meada da greve, tendo como foco a luta pelo piso calculado pelo MEC repercutindo na carreira atual e garantia de 1/3.




- De imediato ficou deliberado:
1) No retorno às escolas, esclarecer alunos, pais e os próprios professores sobre tudo o que aconteceu, a postura do governo e do sindicato, inclusive a possibilidade de retornar à greve.
2) Elaborar nota extensiva à população sobre o assunto. Confeccionar o cartaz “Inimigos da Educação e do Povo” em tamanho grande (mela-mela) além de reproduzi-lo e incentivar as escolas a confeccionarem banners, .





3) Fortalecer os zonais articulando reuniões imediatamente para avaliação, propostas e garantir os encaminhamentos para mobilizações e acompanhamento das possíveis negociações, inclusive avaliando a necessidade de recompor as representações de acordo com os posicionamentos. Obs.: Pode ser necessário reduzir o tempo de cada aula para realizar essas atividades.





4) Participar da reunião de 2ª feira com o governo. Para isso:
- Não havendo tempo hábil para escolher quem vai participar da chamada “base”, a referência seria mesclar pessoas que participaram das 02 últimas reuniões (MP e governo), ficando como sugestão Macarrão, Arivalto e Laura.
- Realizar um estudo técnico do Plano de Carreira, tabelas, etc., preparando a reunião com o governo e o seminário que o sindicato vai realizar na 6ª feira (ver site da APEOC). O estudo será neste domingo, 09/10, a partir das 15h, no Adauto Bezerra (ao lado da UECE/Humanidades) e contará com a colaboração de colegas que têm um domínio maior desse assunto.




5) Nova Plenária 4ª feira, 12/10 (feriado), a partir das 15 horas, na EEM Adauto Bezerra.




6) Implementar a proposta do Forró no dia 14/10 comemorando o Dia do Professor e para arrecadar finanças. A sugestão foi “Forró Pé no Piso – para não pisar na Carreira”. Local: Clube da Vila União, a partir das 20h. Comissão: Bete, Ronaldo Rogério, Neto…



7)Intensificar a campanha de finanças não só para pagar despesas já realizadas (a ex. da página do O Povo) como também para novas atividades: notas, panfletos, cartazes, adesivos, combustível, etc.





8) Preparar a realização de um Ato Público significativo no Dia do Professor (15/10). Detalhes a combinar na plenária de 4ª feira.
a) Comissão Jurídica: de imediato, ida ao escritório do Dr. Carlos Henrique 2ª feira, às 14h. Comissão: Irenildo (EJBM), Ibiapina (A. Bezerra)…
b) Realizar um debate com a participação das várias correntes de opinião que atuam no movimento em torno da temática sobre a greve, a crise do capitalismo e estratégias de luta – Data a ser marcada.





9) Várias outras sugestões e propostas foram colocadas para posterior discussão. Obs.: faltou uma discussão mais séria sobre a questão do Erivalto que está sendo processado como responsável pelo que aconteceu na Assembléia Legislativa. Temos que correr atrás do prejuízo.








Alccy Martins
Twitter: @alcy_martins