terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A EDUCAÇÃO DO CEARÁ: NINGUÉM SABE, NINGUÉM VER - POR QUE ESCONDÊ-LA?


Não podemos dizer que não temos educação seria, porem é uma educação mascarada. Educação é um assunto que às vezes evito, por estar sempre cercado de pessoas que entendem mais do que eu. Mesmo sendo pedagogo de formação, às vezes discordo dos modos como educamos nossa juventude. Observo que há muita teoria e pouca prática.



Porém, mesmo assim reconheço a existência de excelentes teóricos da educação, em nosso Ceará. Uns foram meus professores, outros são estudiosos das várias vertentes teóricas da Pedagogia. O Ceará possui dez mil escolas de ensino fundamental e médio, onde mourejam professores com experiências às vezes tão exitosas que podem perfeitamente servir de modelo para nossos mestres e para escolas de outros estados.



As vivências fazem do homem um ser apoteótico. São essas experiências que me empolgam muito mais que bibliografias que entopem bibliotecas e trazem de fora para dentro da nossa realidade exemplos que muitas vezes não nos servem. Prefiro conhecer casos como o de Alemberg Quindins na sua Casa Grande, lá no Cariri, ou o do Dr. Mourão com o Quatro Varas, no Pirambu.

Visto que há casos exemplares de escolas em Sobral, Brejo Santo, Iguatu e Tianguá. São casos criativos de gestores e professores que precisam ser conhecidos pelas outras escolas. Mas isso não interessa muito. Parece que só interessa o que vem de fora. Só interessam experiências da Finlândia, da Corea, de Cuba, da Costa Rica, Rio e São Paulo. O Ceará não entra nesse mapa que só tem visibilidade de Pernambuco para lá.



Pensando bem, aí está mais um evento de educação a ser realizado aqui em Fortaleza quando janeiro vier. Serão três dias de uma verdadeira esbórnia pedagógica em hotel de cinco estrelas a preços de três dígitos por dia. Serão 22 palestrantes do Brasil e d´alhures, não sendo possível incluir um cearense sequer.



Em três dias, essas 22 estrelas desfilarão ideias que salvarão a educação cearense. Colégios mandarão suas equipes de professores que voltarão com saberes tão exuberantes que os pedagogos locais se contentarão com sua pequenez, sua insignificância e seu desencanto.

Os doutores e pós-doutores de nossos mestrados e doutorados em educação poderão assistir ao evento sem poder de fala, e se pagarem quinhentos reais pelos três dias. Livros serão comprados, desses visitantes, e a tietagem irá medrar por uma Fortaleza que parece não ser cearense. O pior é que lá em um dos contrafortes do colorido folder há a chancela institucional do Sinepe-CE, com o lema "Educar gera mudanças".



Além do Sindicato das Escolas Particulares ainda aparece no prospecto dourado, oferta de condições diferenciadas para quem for do Senai, da Acepeme e Undime-CE, já que essas instituições são citadas como "Apoiadoras". Como diz um amigo professor, teremos um verdadeiro Fortal pedagógico para começar nosso ano letivo.

Esses vinte e dois sábios trarão muitas sabedorias para nós, mas não ficarão sabendo de nossos saberes. Sairão daqui como chegarem. Levarão algumas castanhas dadas por alguns admiradores, uma camiseta com uma jangada desenhada e um chapéu de palha que esquecerão no hotel. Tudo coisas encontráveis nos aeroportos, na Feira de São Cristovão, no Rio, e no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo.



Não ficarão eles sabendo como se faz educação no Ceará. Não ficarão sabendo porque no IME e no ITA a maior aprovação é dos concorrentes cearenses. Bem que eles gostariam de aprender nossos modos de ensinar.

Precisamos receber aqui estudiosos de fora, fazermos nossos congressos, nossos eventos culturais, mas sempre mostrando também nossos saberes, nossa cultura, nossa cara. O saber não é unilateral. É muito mais uma troca de experiências. O saber é como um alimento. Primeiro preciso auscultar o paladar do meu circunstante ao qual vou dedicar minhas oferendas. Depois saberei o tempero melhor para que os comensais se refestelem sem que haja má digestão. Um congresso é uma troca de saberes, de sabores.

Tenho certeza de que nenhum livro de autor cearense vai estar lá para a venda aos visitantes. Os deles aqui ficarão bem vendidos e bem estudados. É por isso que não há colégio nosso que utilize entre seus livros paradidáticos, alguma coisa produzida no Ceará. Autor cearense é "persona non grata" em escolas do Ceará. Se por ventura algum escritor local for chamado para ministrar palestra nessas escolas, receberá uma camiseta de consolo com propaganda do estabelecimento e quando muito, um obrigado.



Diante de tudo isso a gente procura uma saída e termina por ser chamado de arcaico, conservador e ultrapassado. Até parece que o mundo todo cabe aqui, menos o nosso quintal. Nosso Ceará de caboclo, de Mãe Preta e Pai João só tem porta de entrada. Vivemos uma cultura de mão única onde a palavra de ordem é dar boas vindas a tudo o que não é daqui.



Acontece que de minha parte não irei a esse 11º Congresso Internacional sobre Formação de Professores, a esse 10º Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagens e do Ensino, a esse 2º Seminário de Gestão em Educação e ao 1º Congresso Internacional de Educação Profissional e Tecnológico do Ceará (Sem Cearense). Vou ficar por aqui de frente ao mapa-mundi procurando um local onde posso instalar o meu Ceará.


Todos sabem que gosto muito de Seminário, Congresso, Simpósio, Palestras e todo e qualquer tipo de encontro científico, mais nao consigo entender porque trazer gente de fora se aqui temos gente com bom currículo. Essa educação que ninguém ver é justamente escondida nao sei para que. Vamos reagir Ceará.
 
 
 
 
Texto de Batista de Lima
Adaptado por Alccy Marthins
Fonte: Diario do Nordeste

SISU 2012: INSTITUIÇÕES E VAGAS EM TODO O BRASIL

O Ministério da Educação lança nesta segunda-feira (26) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que vai oferecer, em 2012, 108.552 vagas no ensino superior em 3.327 cursos de 95 instituições. A seleção será feita de acordo com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, divulgado na última quarta-feira (21).

Saiba mais

As notas podem ser consultadas individualmente no site do Enem. Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema. Segundo o MEC, o número de vagas disponíveis no SiSU cresceu 30% desde o ano passado e inclui universidades, faculdades, institutos e centros universitários estaduais e federais dos 26 estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal..


Neste ano, 77,6% das vagas estão concentradas em duas regiões. O Nordeste tem o maior número de vagas disponíveis pelo sistema. Das 108.552 vagas, 37.634 estão na região, ou 34,6% do total. As instituições do Sudeste oferecerão 35.924 vagas, ou 33% das ofertas. O Sul tem 15.756 vagas, seguido do Centro-Oeste, com 13.985. A região Norte tem 5.253 vagas, mais da metade oferecida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


Em números absolutos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a campeã de ofertas de vagas pelo SiSU em 2012: 5.954 estudantes serão selecionados para 99 cursos de acordo com seu desempenho no Enem. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é quem participa do sistema com maior discrição: apenas 25 vagas do curso de oceanografia estão em disputa por meio do SiSU.


Veja abaixo a lista de instituições que participam do sistema no processo seletivo de 2012. A lista completa de cursos e vagas está disponível no site do MEC (arquivo em pdf).


<>
Instituições de ensino superior participantes do SiSU em 2012
UF Instituição Cursos Vagas
AC
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)
6
240
AL
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)
14
677
AL
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
107
5.128
AM
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam)
15
119
AM
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
111
2.603
AP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Amapá (Ifap)
4
160
BA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)
11
420
BA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
24
682
BA
Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
87
939
BA
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
41
833
BA
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
52
1.165
BA
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
23
1.250
CE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
55
1.805
CE
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
5
156
CE
Universidade Federal do Ceará (UFC)
100
4.197
ES
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)
23
850
GO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
27
170
GO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
28
324
GO
Universidade Federal de Goiás (UFG)
118
1.067
MA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
32
1.280
MA
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
54
1.958
MG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
12
91
MG
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
25
476
MG
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
14
395
MG
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)
24
454
MG
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas)
17
366
MG
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
15
94
MG
Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
22
1.037
MG
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
34
1.395
MG
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
4
701
MG
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
22
592
MG
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
31
1.228
MG
Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
37
164
MG
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
75
1.789
MG
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
67
2.644
MG
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
21
447
MS
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
7
280
MS
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
53
2.370
MS
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
89
4.165
MT
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
29
461
MT
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
99
5.148
PA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
26
905
PA
Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)
6
90
PB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
29
1.000
PB
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
73
1.138
PB
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
117
1.561
PE
Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
15
650
PE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
20
262
PE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambuco (IF Sertão)
12
387
PE
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
1
25
PE
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE)
61
3.240
PI
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
28
1.095
PI
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
99
5.954
PR
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)
17
340
PR
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
86
529
PR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
89
3.530
RJ
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ)
17
622
RJ
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo)
10
380
RJ
Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence)
2
120
RJ
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
17
1.080
RJ
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense)
11
200
RJ
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj)
3
70
RJ
Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam)
2
84
RJ
Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi (IST Paracambi)
4
96
RJ
Instituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de Petrópolis (ISTCCP)
2
42
RJ
Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação do Rio de Janeiro (IST-Rio)
2
42
RJ
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
16
546
RJ
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
34
2.412
RJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
106
4.707
RJ
Universidade Federal Fluminense (UFF)
98
1.766
RJ
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
50
1.970
RN
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
5
192
RN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
11
330
RN
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
21
1.165
RO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
4
16
RR
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
6
210
RR
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
32
209
RS
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
11
448
RS
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
62
3.110
RS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
28
481
RS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha)
26
232
RS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)
13
208
RS
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
29
531
RS
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
71
3.168
RS
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
2
90
RS
Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
53
2.439
SC
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF Catarinense)
24
490
SC
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC)
16
160
SE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
7
145
SP
Universidade Federal do ABC (UFABC)
6
1.960
SP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
53
2.160
SP
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
57
2.553
SP
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
46
2.391
TO
Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)
42
402
TO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
15
299
TOTAL
3.327
108.552


Fonte: Ministério da Educação



SISU 2012: SUA CHANCE DE ENTRAR NA UNIVERSIDADE


Site do SiSU
(Foto: Reprodução)

 
O Ministério da Educação lançou na tarde desta segunda-feira (26) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que vai oferecer, em 2012, 108.552 vagas no ensino superior em 3.327 cursos de 95 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início à zero hora do dia 7 de janeiro.
Saiba mais


ATENÇÃO: Calendário do SiSU 2012
21/12/2011Consulta individual do resultado do Enem 2011
26/12/2011Divulgação das vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) apenas para consulta
07/01/2012Início das inscrições pelo SiSU (à 0h)
12/01/2012Fim das inscrições pelo SiSU (até meia-noite)
15/01/2012Primeira chamada
19 a 23/01/2012Matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada
26/01/2012Segunda chamada
30 e 31/01/2012Matrícula da segunda chamada
26/01 a 01/02/2012Inscrição na lista de espera dos candidatos que não foram chamados
04/02/2012Publicação da lista de espera
02/03/2012Fim do prazo de disponibilidade de vagas no SiSU


Os candidatos poderão usar o resultado do Enem 2011, divulgado na última quarta-feira (21), para se inscrever no SiSU. A lista completa de cursos e vagas está disponível no site do MEC (arquivo em pdf). Na edição de 2012, o SiSU ficará no ar 24 horas por dia, entre 7 e 12 de janeiro, para receber as inscrições dos candidatos.



A primeira chamada será divulgada no dia 15 de janeiro, e os candidatos aprovados terão entre 19 e 23 de janeiro para efetuar sua matrícula. Segundo o MEC, "o candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga".


No dia 26, o SiSU divulgará a segunda chamada, com matrículas entre 30 e 31 de janeiro. Entre 26 e de janeiro e 1º de fevereiro, quem não passou na primeira e na segunda chamada pode se inscrever na lista de espera, que será divulgada em 4 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.