domingo, 31 de março de 2013

TRÁFICO DE SERES HUMANOS: UM CRIME SILENCIOSO - MANIFESTAÇÃO FAZ BARULHO

Fernanda Cruz / Alccy Marthins
Agência Brasil / Alccy News

 


São Paulo – Na verdade, existe uma levada muito grande de pessoas envolvidas nesse tipo de crime. Despertar a atenção da população para a luta das mães que buscam por seus filhos desaparecidos. Com esse objetivo, um grupo de dezenas de pessoas se reuniu na tarde hoje (30), na Avenida Paulista, em São Paulo, para uma manifestação com cartazes e fotos dos desaparecidos. Participaram do protesto os movimentos Mães da Sé, Mães de Luta, Movimento por Justiça e Paz, Fundação Criança de São Bernardo do Campo, entre outros. Os manifestantes colheram assinaturas para que um projeto de lei de iniciativa popular possa ser apresentado ao Congresso Nacional. 


A ideia é lançar campanhas, que despertem a população para o inusitado que é esse tipo de crime, o silencio não pode ocupar as duas bases. Se os criminosos a  população tem que gritar em alto e bom tom que está disposta a lutar por mais liberdade. A proposta, de autoria de Sandra Moreno, que sofre com o desaparecimento de sua filha, pede, entre outras medidas, dados seguros sobre estatísticas de pessoas desaparecidas no país e a atualização do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD). 


 












                     Imagem: Agência Brasil


Temos que dar as mãos para mais diversos tiposde movimentos. A presidenta do Movimento Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva diz que o principal motivo da manifestação é "chamar a atenção da sociedade para que veja o desaparecimento com um olhar mais atento, nós precisamos disso para que possamos trazer os nossos desaparecidos de volta”. A filha de Ivanise desapareceu há 17 anos. A menina sumiu quando voltava da casa de uma colega, a 120 metros de distância de sua casa. Ivanise diz que a união com outras mães a fez suportar melhor essa dor.



“Quando eu vivia a minha luta isolada, eu cheguei à beira da loucura. Depois que eu me juntei a outras mães, eu fui aprendendo a dividir a minha dor com elas. Hoje, nós não temos só mães, temos pais, filhos que procuram seus pais, parentes. Formamos uma família unida pela mesma dor, a dor da perda, pelo mesmo objetivo, que é encontrar uma resposta do que aconteceu com os nossos desaparecidos”, diz.



Segundo o Movimento Mães da Sé, por ano desaparecem no Brasil 200 mil pessoas, sendo 40 mil crianças e adolescentes. O levantamento da Delegacia de Pessoas Desaparecidas mostra que, em 2012, 1,5 mil crianças e 4 mil adultos permaneceram na lista de desaparecidos. O estado de São Paulo é o responsável pelo maior número de desaparecimentos. Em 2012, foram aproximadamente 19 mil sumiços e, desses, 16 mil foram encontrados. Segundo Ivanise, os desaparecimentos mais frequentes são idosos, portadores de deficiências, doença de Alzheimer e esquizofrenia. Para tentar auxiliar na busca por pessoas desaparecidas, um grupo de publicitários se uniu e criou um plug-in, que pode ser instalado gratuitamente no site www.missingchildren.com.br



 












                       Imagem: Agência Brasil



O programa incorpora imagens de desaparecidos ao site de buscas Google. “Quando você baixa esse programa, todas as buscas de imagens que você faz no Google, independente de qual busca seja, as cinco primeiras imagens mostram crianças desaparecidas. E elas são tiradas do banco de imagens da organização não governamental [ONG] Mães da Sé”, explica um dos criadores, o publicitário Pedro Lazena. 



Segundo o publicitário, esse é um projeto piloto, aplicado inicialmente em São Paulo, mas que poderá se estender ao mundo. “Pretende-se que se torne um projeto do Google mundial”, diz. “A gente tem grandes esperanças com esse projeto. Na verdade, não tem como prever o que vai acontecer, mas, na minha opinião, se uma criança for encontrada, já valeu a pena”. Temos que cobrar das autoridades mais responsabilidades com nos aeroportos do país. E nao podemos esquecer que na novela 'Salve Jorge' da TV GLOBO, mostra apenas a ponta do iceberg de um crime bilhionário, que funcina, nas seguintes fases:


A) Tráfico de seres humanos para escravidão:
1º Aliciam as pessoas ou sequestram
2º Escravisam tais pessoas das mais diversas formas
3º Criam dividas exorbitantes para assegurar e configurar a escravidão
4º Nos casos geralmente mata, as pessoas.


B)  Tráfico de seres humanos para extração de órgãos:
1º Aliciam as pessoas ou sequestram
2º Extraem os órgaos das pessoas eas matam


Deu para perceber que esse segundo tipo é mais cruel e desumano.

 

Edição: 

Fábio Massalli / Alccy Marthins
Agencia Brasil / Alccy News