sábado, 2 de julho de 2011

USA AND YOUR FAMOUS 4 OF JULY IN GREAT FALLS


Getty Images
Children happy: A young girl watches a Fourth of July parade in Great Falls, Virginia.
And a new study shows she's more likely to become a Republican.



All that fireworks-watching, flag-waving and potato salad-eating this weekend could in fact lead to a vote for the Republican party for your child.  And the stats from Havard back up the claim. When children were exposed at a young age to the Americana fanfare associated with the Fourth of July, they were more likely to vote Republican and make campaign contributions to the party. Harvard researchers David Yanagizawa-Drott and Andreas Madestam found that kids who attended one rain-free July 4th celebration before the age of 18 were four percent more likely to vote Republican before the age of 40. And whether or not they went to the polls, young Independence Day revelers were more likely to identify with the right wing by 2 percent.



But does this really mean festivities associated with Independence Day have the power to sway kids to the right? The numbers are minute, but when compared to Democrats, they're meaningful. The authors, in the interest of bipartisanship, found that July 4th celebrations had no effect on increasing Democrats' numbers. The reason for the political influence stretches into the realm of ideology. The Republican Party is known to be more patriotic and focused on America's symbols, according to the study.



Children are certainly more open to the influence of this fanfare and are socialized to identify with the Republican values. This study might change the weekend plans of some parents who want to ensure their kids remain left-leaning, but if you're willing to cast aside the ideological implications for a rocking Fourth of July celebration instead, look to the red states. The study notes, "Republican adults celebrate Fourth of July more intensively in the first place."


Alccy Marthins

XUXA VIRA MODA NO FACEBOOK

Fãs da Xuxa criaram uma maneira diferente de homenageá-la em diversas partes do mundo. Em uma página criada no Facebook, Lívia Landim de 31 anos, e as amigas Melissa e Caroline publicam fotos em que imitam a pose da apresentadora no seu disco de 1986 "Xou da Xuxa" em cartões postais de países como Inglaterra, Itália e Noruega.


Disco 'Xou da Xuxa' foi lançado em 1986 (Foto: Divulgação)
Disco 'Xou da Xuxa' foi lançado em 1986
(Foto: Divulgação)
 
 


A ideia de criar a página no Facebook surgiu de outros amigos, que começaram a enviar fotos com a pose para Lívia. “Amigos começaram a tirar fotos nas viagens e a me enviar. Por isso achei legal montar uma página onde todo mundo poderia postar as fotos diretamente”. O objetivo de Lívia é reunir mil registros e depois apresentá-los para a Rainha dos Baixinhos. Um detalhe curioso ao ver a coleção de Lívia e dos amigos é que a pose feita por eles está errada, não é exatamente como a da Xuxa na capa do disco - segurando o tornozelo esquerdo com a mão direita enquanto a esquerda se apoia no quadril e com a perna direita levemente flexionada. “Quando começamos a fazer a pose, não percebemos que estava errado. Mas tudo bem. O que vale é a intenção”, brinca Lívia.
 
 
 
A pose da Xuxa sendo imitada em Paris, Berlim e em Londres (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
A pose da Xuxa sendo imitada em Paris, Berlim e em Londres
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

'Hoje vai ser uma festa' Lançado em 1986, “Xou da Xuxa” é o terceiro álbum da Rainha dos Baixinhos, o primeiro pela Som Livre e o primeiro desde que ganhou o programa da TV Globo “Xou da Xuxa”, que nesta semana completou 25 anos. Neste sábado (2), a emissora exibe um especial do "TV Xuxa" às 14h30. O LP vendeu mais de 2,6 milhões de cópias e naquele ano foi apenas o álbum mais vendido do Brasil (a frente de Roberto Carlos), mas de toda a América do Sul. Hoje ele figura entre os dez mais vendidos de todos os tempos do Brasil. Dentre os principais hits do trabalho estão o clássico das festas infantis “Parabéns da Xuxa”, “Doce mel”, “Meu cãozinho Xuxo” e “Quem quer pão?”.



Fãs fazem a 'pose da Xuxa' na Itália, Polônia e Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal)
Fãs fazem a 'pose da Xuxa' na Itália, Polônia e Estados Unidos
(Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal)
A página na rede social foi criada no início de junho. Mas as fãs de Rondonópolis (MT) começaram a imitar a pose da apresentadora no disco em 1995, quando elas tinham 15 anos. “Somos amigas inseparáveis há muito tempo e sempre gostamos da Xuxa. Por isso, tivemos a ideia de fazer graça com a pose”, conta Lívia, que mora em Londres desde 2005 com Caroline.



Alccy Marthins

POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ ENTRA EM GREVE

A greve dos policiais civis causou tumulto na manhã deste sábado (2) no 2º DP, em Fortaleza. A confusão envolveu o sindicato da categoria (Sinpoci) e o comando da corporação. Por causa da greve, o delegado geral da Polícia Civil, Luís Carlos Dantas, teve de convocar ao 2º DP dois escrivães plantonistas do 7º DP para fazer o registro de uma ocorrência, o que irritou o sindicato.

Polícia Civil aciona sindicato no 2º DP (Foto: Diana Vasconcelos / G1)
Políciais acionam visita do sindicato ao 2º DP
(Foto: Diana Vasconcelos/G1)
 
 
O sindicato se dirigiu ao 2º DP e questionou ação do comando. “Isso é assédio moral. Ele veio pressionar os colegas. Em vez de resolver a crise, ele está criando uma nova”, disse o presidente do sindicato, Ernani Leal. Segundo Leal, o delegado convocou escrivães que estavam em regime probatório e insistiu com os grevistas para que realizassem os registros de ocorrência. Mais uma greve para variar.




Alccy Marthins

HILLARY CLINTON É CONTRA AS AÇÕES DE MUAMMAR KADHAFI

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse neste sábado (2) que o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, deveria abandonar o poder e falicitar uma transição democrática no país em guerra, em vez de fazer ameaças.








"O apoio da África à operação na Líbia é forte e segue aumentando", disse Hillary, apesar da decisão da União Africana (UA) de não executar a ordem de prisão internacional contra Kadhafi. "Em vez de ameaçar, Kadhafi deveria priorizar o bem-estar e interesse de seu próprio povo. Deveria abandonar o poder e ajudar a facilitar uma transição democrática", declarou a chefe da diplomacia dos Estados Unidos em Madri, após uma reunião com a colega espanhola Trinidad Jiménez.


Após reunião na Espanha, Hillary Clinton disse que Kadhafi deveria deixar o poder (Foto: Andrea Comas / Reuters)
Após reunião na Espanha, Hillary Clinton disse que Kadhafi deveria deixar o poder (Foto: Andrea Comas / Reuters)
Na sexta-feira, Kadhafi ameaçou levar a batalha à Europa e ao Mediterrâneo caso a Otan não abandone as operações no país. A reunião de cúpula da UA na Guiné Equatorial, no entanto, decidiu não cooperar com o cumprimento da ordem de prisão internacional emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Kadhafi, por considerar que isto complica a resolução da situação. A decisão não foi bem recebida pela diplomacia americana.



Alccy Marthins

ITAMAR FRANCO MORRE DE AVC NO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN - SP

O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo. Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 da manhã.



O corpo será transferido às 7h30 do domingo (3) para a cidade de Juiz de Fora, onde será velado na Câmara Municipal. Na segunda (4), segue para Belo Horizonte onde, por desejo do ex-presidente, o corpo será cremado, após receber homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. Itamar estava internado no hospital, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar da leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital.


O senador e ex-presidente Itamar Franco durante discurso no plenário do Senado (Foto: Agência Senado)
 
O senador e ex-presidente Itamar Franco durante
discurso no plenário do Senado (Foto: Ag. Senado)


Biografia
Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália. Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

A doença
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias.

O governo
Eleito vice-presidente nas eleições de 1989, Itamar Franco tomou posse em 15 de março de 1990 junto com Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas. A chapa foi eleita com 42% dos votos em um segundo turno disputado contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
 


Após denúncias de corrupção e com a popularidade fragilizada por conta da situação caótica da economia, em função dos sucessivos planos econômicos frustrados e a hiperinflação, em setembro de 1992 Collor sofreu impeachment em votação na Câmara dos Deputados. Itamar Franco, então, assumiu a presidência, aos 62 anos, primeiro interinamente, entre outubro e dezembro de 1992. Em 29 de dezembro de 1992, o político mineiro se tornou, efetivamente, presidente da República. Entre os ministros escolhidos por Itamar estava Fernando Henrique Cardoso, que acabaria por sucedê-lo na Presidência. FHC ainda foi escolhido para o Ministério da Fazenda, de onde comandou a implementação do Plano Real.


Polêmicas
Itamar Franco teve problemas em sua gestão. Em 1993, suspeitas de fraude no Orçamento derrubaram Henrique Hargreaves da Casa Civil. O ministro, inocentado, voltou ao cargo três meses depois. Outra polêmica aconteceu durante o carnaval de 1994. O então presidente foi um dos convidados de honra para assistir o desfile das escolas de samba no Rio. Itamar acabou flagrado por fotógrafos de mãos dadas com a modelo Lílian Ramos, que estava sem calcinha. As fotos e relatos repercutiram em jornais e televisões do mundo todo.

Um episódio marcante foi registrado em 23 de agosto de 1993, quando Itamar Franco desfilou por Brasília em uma versão conversível do carro popular. Com a intenção de oferecer um carro mais barato ao consumidor brasileiro, Itamar pediu ao presidente da Autolatina - consórcio das montadoras Volkswagen e Ford-, Pierre-Alain de Smedt, que voltasse a fabricar o Fusca no Brasil. O carro havia saído de linha sete anos antes.
Avião
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou neste sábado (2) que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) irá levar senadores ao velório do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) em Juiz de Fora (MG). “Convidei todos os senadores e líderes para ir até Juiz de Fora dar o último adeus ao presidente Itamar. Partiremos por volta de 10h [de domingo]”, disse Sarney. Ainda triste com o falecimento de Itamar, a quem chamou de “grande amigo”, Sarney afirmou que irá cancelar a sessão de segunda (4) no Senado: “Vamos mandar subir a sessão e realizar uma grande homenagem ao presidente Itamar.”




Alccy Marthins