sábado, 11 de junho de 2011

HORMÔNIOS DOS SENTIMENTOS - PAIXÃO E AMOR

Explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal. Glândulas neurotransmissores são responsáveis pelas mudanças do corpo e da mente nessa fase. Para aprofundar como age a paixão - que vem do grego pathos e significa sofrimento, como em Paixão de Cristo - o endocrinologista Alfredo Halpern e o psicólogo Ailton Amélio da Silva, que coordenou uma pesquisa sobre o "mapa do amor" em quatro cidades brasileiras.




Paixão (Foto: Arte/G1)



Segundo Halpern, a paixão é uma união química, que só ocorre quando se trata de uma via de mão dupla, ou seja, há reciprocidade. Ela faz bem para a alma, o coração e a saúde em geral – mas, quando acontece o afastamento, pode vir a depressão, porque existe uma dependência provocada pela dopamina. Esses sintomas duram de 1 ano e meio a 3 anos, que é o tempo em geral, sob o ponto de vista biológico, de os indivíduos casarem e terem filhos.



A maioria das pessoas conhece o grande amor da vida no trabalho, na escola ou na academia – locais que os dois já frequentavam. E a chance de um relacionamento dar certo depende também se o casal tinha uma amizade anterior, com identificações e afinidades percebidas previamente ao envolvimento amoroso. Há também quem se conheça inesperadamente, no trânsito, no supermercado ou pela internet. Mas o campeão de encontros e parcerias é mesmo o ambiente profissional. E alguns dizem que o rendimento é maior nesse caso, porque o outro serve de inspiração no dia a dia.







Para que a paixão nasça, é necessário que haja admiração, idealização e esperança de ser correspondido. Um dia, porém, ela acaba, e o sentimento pelo companheiro se solidifica e vira amor. Ou, então, ela começa por outra pessoa. Para se relacionar, é importante oferecer sempre mais coisas boas que ruins. Pode ser uma comida, uma conversa, a celebração de uma data ou sexo. A unidade entre os dois é fundamental, mas a individualidade não pode deixar de existir.




A internet pode ser uma forma eficiente de aproximação, principalmente para os mais tímidos, mas é preciso saber escrever a palavra certa para o alvo certo. Muitas vezes, a paixão do mundo virtual desaparece após um clique, já que a realidade é bem diferente e, ao vivo, as máscaras caem e cada um se mostra como realmente é. Para não se entregar logo tente conhecer a pessoa primeiro "baixa a bola" do parceiro, fazendo com que a pessoa veja quem ele é de verdade, não idealizado nem demonizado. Não deixe de acreditar que existe uma pessoas  por ai esperando por é só ser inteligente para perceber
ás vezes está bem próximo e não damos ver, então se liga.




Alccy Marthins


PAIXÃO DEMAIS PODE SER SINAL DE PATOLOGIA

O médico destacou que a paixão é um estado temporário, que varia de 1 ano e meio a 3 anos. Há dependência (como a de álcool ou drogas), tremores, suor, frio na barriga e frases desconexas, o pulso e o coração aceleram, a pressão sobe. Mas depois de algum tempo, quando já há filhos, por exemplo, a natureza se contenta e a paixão vai embora.







O amor, porém, pode ficar. É um sentimento de carinho, compreensão, amizade. Às vezes parece decepcionante dizer que a paixão vai embora, mas ninguém conseguiria viver apaixonado a vida toda. Algumas pessoas são assim, mas na opinião de Halpern elas são doentes, têm algum problema psiquiátrico. De acordo com o especialista, o amor persiste, é gostoso e mais calmo. Nessa fase, há menos adrenalina e noradrenalina, além de mais serotonina e outras substâncias. É possível que um amor comece sem paixão, e mesmo assim aumente com o tempo. Mas, em geral, a paixão vem antes do amor. E, biologicamente falando, a paixão precisa ser recíproca para acontecer.


Como regra, quem está apaixonado emagrece, principalmente adolescentes e mulheres jovens. A dopamina, a adrenalina e a noradrenalina ajudam nesse processo. Além disso, a pessoa supre com um amor a necessidade de comer, e o alimento se torna menos importante. Isso ocorre muito em indivíduos compulsivos, que trocam uma obsessão por outra. Em namoros mais estáveis, pode haver ganho de peso, dependendo do parceiro, sobretudo se o casal gostar muito de comer e for sedentário. Por outro lado, há gordinhos que encontram um companheiro com hábitos saudáveis e, depois disso, emagrecem. Por fim, Halpern disse que uma desilusão amorosa sempre leva a um estado de tristeza e melancolia, mas, em pacientes depressivos, o término pode ser o estopim para o aparecimento de um problema mais sério.



O amor e a paixão são formas de se conhecer uma pessoa bem, somente por meio de uma descoberta de um sentimento seja ele fantasia ou real é que se aprende que o outro não é perfeito que alguns dos sintomas do namoro ou do fica são deixando de lado a ponto de dizer: não te quero. É muito dolorido um amor não correspondido e uma paixão sem futuro certo. Amar é muito bom, mas amar e ser amado é melhor.



Alccy Marthins

ROCK IN RIO: UMA TRADIÇÃO A SER CONTINUADA

A quarta edição nacional do Rock in Rio, que acontecerá em setembro e outubro no Rio de Janeiro, poderá ter mais um dia de shows. A organização do festival confirma, em nota, que está em negociações com patrocinadores para incluir o dia 29 de setembro no calendário de shows. Ainda não existem detalhes sobre a escalação dos palcos Mundo e Sunset para este dia extra.

Os ingressos para o evento, que acontece nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro estão esgotados. Somando com as pré-vendas realizadas pela internet em dezembro e março passados, mais as vendas nos shoppings do Rio, a Cidade do Rock deverá receber um público de 600 mil pessoas. O Rock in Rio terá mais de 70 atrações nacionais e internacionais, entre elas Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Elton John, Shakira, Katy Perry, Jay-Z, System of a Down e Guns N' Roses.

Programação do Rock in Rio 2011 (Foto: G1)
 
 
É isso aí galera, quanto mais diversão tivermos mais devemos nos preocupar com as atitudes dos políticos corruptos e sem condições de administrar nosso país. Diversão não é tudo mas, é uma parte do todo. Ah outra coisa previna sua saúde também ela é muito impotante para você. Não quero pagar a conta de sua internação.

Alccy Marthins