domingo, 21 de agosto de 2011

OAB SEGUNDA FASE FOI TRABALHOSA AFIRMAM BACHARÉIS EM DIREITO

Os candidatos consideraram “trabalhosa” a segunda fase do Exame de Ordem realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), neste domingo. A prova prático-profissional foi composta por uma peça profissional, como petições, mandados de segurança e recursos, e quatro questões sobre a área escolhida pelo aluno (empresarial, trabalhista, tributária, penal, civil, constitucional e administrativa).





candidatos deixam prova da OAB em São Paulo (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Candidatos deixam prova da OAB em São Paulo
Foto: Marcelo Monegato/G1
 
 
 
 
 
Uma das primeiras a deixar o local de prova, Carolina Tincani, de 22 anos, classificou o exame como difícil. “Na minha opinião, a prova deste ano estava mais complicada que a do ano passado”, disse a candidata que prestou para a área constitucional. Com relação à elaboração das questões, a jovem não apontou nenhuma incoerência.

Amigo de Carolina, Aristides Tranquillini, também de 22 anos, considerou a prova da área Civil bastante trabalhosa, especialmente a peça profissional. Com relação à expectativa de ser aprovado ou não, o candidato mostrou confiança, apesar de admitir que a “correção do exame da OAB é muito subjetiva”.
O resultado preliminar final do Exame de Ordem será divulgado dia 13 de setembro. O resultado final será divulgado em 4 de outubro.
Clima durante a prova da OAB foi marcado pela tranquilidade (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Clima durante a prova da OAB foi marcado pela tranquilidade
Foto: Marcelo Monegato/G1
 
 
 
Nathalie Ganda Cunha, de 23 anos, e Raphael Rufca, de 24, consideraram o exame penal simples. “A gente fica até com medo de ter alguma pegadinha”, disse Nathalie. De acordo com Paulo Medina, de 35 anos, professor dos cursos de direito administrativo e constitucional da rede de ensino LFG, acredita que o índice de aprovação será alto. “A prova foi tranquila”, disse o docente que aguardava a saída de alguns candidatos.




O último exame da OAB, realizado no início deste ano, reprovou mais de 88% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, segundo a Ordem. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado.



Clima
Durante as cinco horas de prova (das 14h às 19h), o clima na Universidade Makenzie, na região central de São Paulo, foi de muita tranquilidade. De acordo com um dos seguranças que cuidava da entrada do local de provas, nenhum incidente havia sido registrado durante toda a tarde. Após as 19h, quando a maioria dos alunos deixou as salas de aula, o trânsito na rua da Consolação ficou complicado em ambos os lados.

ORGASMO DA MULHER NA VAGINA, NO CLITÓRIOS E NOS SEIOS

Anthony Marsland/Stone/Getty Images
Foto: Divulgação
 
 
 
O psicólogo americano Barry Komisaruk, contrariando Sigmund Freud, conseguiu entender o que se passa na cabeça das mulheres – pelo menos no momento do orgasmo. O pesquisador da Universidade Rutgers recrutou 11 mulheres – bastante desinibidas, diga-se de passagem – para que elas se estimulassem sexualmente (uma de cada vez) dentro de um aparelho de ressonância magnética.



Komisaruk e sua equipe registraram quais áreas do cérebro eram ativadas quando as mulheres tocavam a vagina, o clitóris e o colo do útero, com os dedos ou brinquedos sexuais. As voluntárias, que tinham entre 23 e 56 anos, ganharam US$ 100 para participar das sessões da pesquisa, que duravam entre uma e duas horas. As imagens do funcionamento do cérebro das mulheres foram publicadas no final do mês passado no jornal da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. Ganharam o apelido de “mapa do prazer feminino”.



Antes que leitores do sexo masculino se entusiasmem, é preciso avisar que as descobertas de Komisaruk não se traduzem em sugestões para satisfazer as parceiras. Mas dão pistas sobre onde começar. Os estímulos na vagina e no clitóris acionam áreas diferentes do cérebro, o que provaria que os orgasmos ligados a essas duas regiões não são iguais. “Ao contrário do que dizem muitos sexólogos – que o clitóris é responsável pela maior parte do prazer feminino –, os estímulos vaginais também produzem ativações fortes no cérebro”, disse Komisaruk a ÉPOCA.




   Reprodução





A conclusão mais interessante do estudo é sobre a sensibilidade dos mamilos, uma área frequentemente menosprezada por homens que vão direto ao ponto sul, e não ao norte. Os pesquisadores descobriram que estimulá-los ativa as mesmas zonas cerebrais ativadas pelo toque na região genital, embora com intensidade menor. Isso explicaria por que algumas mulheres, segundo relatos colhidos pelos cientistas, podem ter orgasmos pela estimulação do mamilo.
 



Alccy Marthins
@alcy_martins




 

ANSIEDADE E OS PRAZOS - COMO CONTROLAR E CUMPRI-LOS?



Você já pensou em se multiplicar para dar conta de seus prazos? Bem, o cinema já! No filme Multiplicity (1996, EUA), que recebeu o título brasileiro de "Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias", o ator Michael Keaton interpreta um personagem que, sobrecarregado pelos diversos afazeres do dia-a-dia, acaba encontrando um cientista maluco que é capaz do impensável: fazer cópias de um ser humano, tão fiéis, que podiam assumir parte de suas funções cotidianas.


Não quero estragar o filme, mas se você não o assistiu desde 1996, acho que posso contar uns detalhes não é? Ele começa fazendo uma cópia de si mesmo para cuidar de suas atividades profissionais. Pouco depois faz uma segunda cópia para cuidar de seus afazeres domésticos/familiares e, em pouco tempo, já existem três cópias suas andando por aí. É claro que todos aqueles afazeres se tornam bem fáceis de lidar, com várias cópias de si agindo ao mesmo tempo, porém, em certo ponto da história, ele percebe que sua vida estava passando e que, ao se afastar de seus afazeres cotidianos, ele não a estava vivendo.



A manifestação concreta do peso dos nossos afazeres, sejam eles profissionais ou pessoais, se dá pelo estabelecimento de um prazo. Em certas circunstâncias este prazo é mais flexível e, em outras, mais rígido. Em certos casos o prazo é longo e ainda está distante, em outros casos o prazo é curtíssimo e já estamos atrasados sem nem ter começado a tarefa, mas há uma coisa que todos os prazos têm em comum: mais cedo ou mais tarde eles vencem e, é aí que começa nosso martírio.



Cumprindo os prazos na prática

Epicteto já dizia, há quase dois mil anos, que "os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas". Minha primeira dica para quem quer lidar melhor com os prazos é parar de pensar neles como um inimigo e, sim, como um amigo. Da mesma maneira que nosso herói Michael Keaton percebeu, no filme que contei ao iniciar este artigo, que os afazeres é que recheiam nossa existência, dando-lhe sentido e contexto, sugiro que você passe a pensar em prazos como aquele fator que organiza suas ações e lhe impulsiona a conseguir coisas que, de forma desordenada, dificilmente seriam atingidas.



Tudo bem que você pode ficar tentado a achar que, na maioria das vezes, os prazos atendem às necessidades dos outros e não às suas. Mas se você analisar um pouco, verá que qualquer esforço seu, no sentido de atingir seus prazos, trará ganhos pessoais a você mesmo. Esses benefícios passarão a ficar guardados em sua bagagem pessoal e lhe acompanharão em qualquer outro desafio futuro. Finalmente você entenderá que a fixação de prazo atende também, ou até unicamente, aos seus interesses.



Não pense, contudo, que uma reprogramação mental, trazendo o prazo para o campo dos agentes positivos de sua vida, seja suficiente para que, de agora em diante você dê conta deles sem nenhum esforço. Certamente será preciso método e ação adequados para atingir prazos com um sorriso nos lábios.



Agenda ajuda na organização

Primeiro passo: tenha uma agenda e aprenda a se relacionar com ela. Você pode escolher a que achar que é mais adequada ao seu padrão: pode ser uma agenda de papel, pode ser uma agenda na internet, pode ser uma agenda em algum software em seu computador, pode ser a agenda do seu celular. Escolhida a agenda assuma - com você mesmo - o compromisso de que tudo o que você precisar fazer ficará anotado naquele local. Comece fazendo uma lista simples de tudo o que você precisa fazer e esforce-se para se lembrar da maior quantidade de coisas que puder. Nesse momento não pense em quando fará suas tarefas, apenas preocupe-se em relacioná-las. Ao final, classifique estas tarefas e afazeres em três grupos:


  • Importantes
  • Úteis
  • Interessantes


Separe o tempo de cada dia:
60% dele para os assuntos importantes,
20% para assuntos úteis,
10% para assuntos interessantes e
Os 10% restantes servirão como tempo livre para você ou para imprevistos.


Agora você já está pronto para preencher as lacunas da agenda. Vá colocando cada uma das tarefas em cada dia, seguindo a divisão acima. Daqui para frente, antes de aceitar um novo compromisso, consulte sua agenda e negocie o prazo até que seja possível que ele se encaixe em seus compromissos já existentes.



Tarefas urgentes
Antes que você pergunte: mas e as coisas urgentes? Muito bem, elimine esta palavra do seu repertório. Nada nasce urgente - você não sabia? - se as coisas ficaram urgentes, é porque alguém perdeu tempo lá atrás e você, com a agenda organizada, não vai mais deixar isso acontecer, logo abandone o termo urgente. Dê atenção ao que é importante.

Evite as armadilhas
Em nosso dia-a-dia existem diversas armadilhas que consomem nosso tempo e nos impedem, mesmo tendo uma agenda bem organizada, de cumprir nossos prazos. Aprenda a lidar com estes imprevistos e a respeitar sua agenda.


A grande conectividade de que dispomos é um dos dificultadores. E-mails, redes sociais, celular, SMS, tudo isto pode ser uma delícia, mas toma tempo e, como qualquer outra coisa, se não receber cuidado pode prejudicar. Determine certos horários do dia para dar alguma atenção para estes canais de comunicação e, na medida do possível, evite ficar conectado o tempo todo.


Outra grande armadilha são os telefonemas, reuniões e conversas durante o expediente. Tente adotar o hábito de deixá-los para aqueles 20% de seu tempo que você reservou para tarefas úteis. Não tenha medo de dizer ao seu interlocutor, sempre que possível, que você está no meio de uma tarefa inadiável e que gostaria de retomar o assunto mais tarde ou no dia seguinte. Seja dono do seu tempo.


Quero ainda falar um pouco sobre sua atitude diante dos compromissos vindouros. Pode ser que seu superior ou um cliente lhe chame e peça algo para amanhã. Seja pensando em uma promoção, seja pensando em cativar o cliente, sua primeira reação tende a ser "deixa comigo". Se, de fato, você cumprir o prazo e atender o cliente/superior, tudo bem, mas pense em quão negativa será a impressão que você vai deixar se assumir o prazo e não cumprir?




Nestas horas, resista à tentação: consulte sua agenda, certifique-se de que poderá honrar o compromisso e se preciso negocie mais tempo. Pode acreditar: seu chefe ou cliente ficará muito bem impressionado em ver seu comprometimento com os prazos e a impressão positiva ficará valendo desde já. Por fim, ainda no campo das armadilhas, fuja da procrastinação! O que for que tiver que fazer, faça já. Fácil ou difícil, faça já. Rápido ou demorado, faça já.




Quanto mais você mudar coisas em sua agenda e deixar assuntos para amanhã, menos sucesso você terá em cumprir seus prazos. De novo, aqui vale mais a ação do que o planejamento. Quantas vezes aquela tarefa tão difícil ou desagradável se mostrou simples e até agradável depois de começada? Pois então, faça já!



Fim do filme
Não sei como você lida com prazos atualmente, mas na verdade não faz diferença, pois qualquer um é capaz de se organizar e dar conta de prazos. Então não fique aí parado, pensando em como tem sido difícil lidar com suas tarefas: ponha as mãos na massa e escreva, você mesmo, o fim do filme em que você dá conta dos prazos e assume os rumos do seu tempo




Alccy Marthins
@alcy_martins


JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - PAPA BENTO XVI

O Papa Bento XVI anunciou oficialmente neste domingo (21) que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013. O anúncio foi feito durante missa de encerramento do evento, que ocorre neste ano em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada. Brasileiros presentes na missa cantaram trecho de "Cidade Maravilhosa" após anúncio oficial. Para esperar a divulgação da cidade como sede da JMJ, 7 mil jovens participaram de outra vigília no Maracanãzinho, no Rio.




Papa Bento XVI celebrou neste domingo (21) missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em Madri (Foto: Gregorio Borgia/AP)
Papa Bento XVI celebrou neste domingo (21) missa de encerramento
da Jornada Mundial da Juventude, em Madri
Foto: Gregorio Borgia/AP


No sábado (20), em um hotel de Madri, autoridades da Igreja brasileira e do governo do Rio de Janeiro se encontraram para falar da próxima jornada.
 
Papa volta a defender o casamento durante vigília em Madri


“Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente no Rio quando do encontro da Juventude com o Papa”, disse o prefeito Eduardo Paes. O governador Sérgio Cabral afirmou que vai pôr à disposição toda a infraestrutura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”, garantiu.


Encerramento
Após passar toda a noite em vigília, uma multidão de jovens católicos assistiu à missa rezada pelo papa Bento XVI, que encerrou a 26ª JMJ.


Depois de ser recebido pelos reis da Espanha na base aérea de Quatro Ventos, Bento XVI saudou os presentes à missa que concelebra com mil sacerdotes. A missa de encerramento da JMJ se denomina também "Eucaristia de Envio", porque depois dela começa a missão dos jovens que participaram destas jornadas nos seus países de origem.
Brasileiros na Espanha comemoraram escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ. (Foto: Cesar Manso / AFP Photo)
Brasileiros na Espanha comemoraram escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ.
Foto: Cesar Manso / AFP Photo
 
 
 
 
Alccy Martins
@alcy_martins
 
 

FACEBOOK OERECE EMPREGOS NO BRASIL - MARK ZUCKERBERG





Mark Zuckerberg
Foto: Time



Mark Zuckerberg, o universitário de Harvard que criou o Facebook em 2004 e é hoje um dos mais jovens bilionários do mundo, teria torcido o nariz para a publicidade nas páginas de sua rede social o quanto pôde, segundo os principais relatos sobre os bastidores do nascimento do site. Hoje, essa fase parece folclore.




O Facebook, maior site do tipo no mundo, com mais de 700 milhões de usuários, acaba de oficializar a abertura de seu escritório em São Paulo, voltado justamente àquilo que, a princípio, soava como a própria encarnação do mal: captar parcerias junto a empresas interessadas em anunciar no site. O foco é transformar em dinheiro a impressionante taxa de crescimento do Facebook no país: hoje são 25 milhões de brasileiros que adotaram o verbo “facebucar”. No ano passado, eram 6 milhões.






Na esteira desse crescimento, vem a ação do novo escritório, na Vila Olímpia, na capital paulista. O vice-presidente da empresa na América Latina, Alexandre Hohagen, ex-Google, diz que se envolve pessoalmente na contratação de cada uma das novas vagas, desde que vestiu a camisa do Face, em fevereiro. Até essa quinta-feira, a página oficial de Carreiras do site indicava que sete novas vagas estão à espera de candidatos.




 “Mas, dependendo do crescimento dos negócios, esse número tende a aumentar bastante”, confia Hohagen. As vagas são para postos de administração, publicidade, vendas, finanças e comunicação . Os requisitos são severos. Para alguns postos de gerência são exigidos mínimo de 10 anos de experiência.


Tais exigências funcionam, segundo Hohagen, mais como filtro inicial: “Damos mais ênfase ao perfil do candidato do que à formação, propriamente dita. É importante que a pessoa tenha facilidade com o ramo de tecnologia, e se adapte à cultura de uma empresa em fase inicial de operações, com perfil colaborador, entusiamo pela companhia, acredite no produto e esteja disposta a fazer um pouco de tudo, nessa fase inicial onde é impossível ficar exatamente focado na sua função”.



O Facebook anunciou que o time local vai dar suporte às empresas brasileiras, ajudando-as a se conectar com os usuários, “tornando suas marcas mais sociais”. O f-commerce, como tem sido chamada essa atuação das marcas no ambiente do Face, é tendência que tem mudado paradigmas do comércio eletrônico. Até então, a presença dessas marcas no site era gerenciada por empresa terceirizada.


EM BH Enquanto isso, o centro de pesquisa e desenvolvimento do Google de Belo Horizonte também está com vagas abertas, assim como a unidade administrativa da gigante, em São Paulo. Ao todo são 11 vagas. Em reação à afirmação da presença da concorrente no país, a empresa parece não se assustar. “Esse contato local para captar empresas parceiras é algo que já fazemos há seis anos”, afirma Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.





Segundo ele, o Google , projeto do Google que bate de frente com o Facebook, embora a empresa teoricamente negue esse propósito, ainda não capta anúncios: “É natural começar o projeto sentindo como os usuários vão se apropriar da ferramenta, para depois encontrar maneira de capitalizar”.



CHANCE NAS GIGANTES
Vagas disponíveis nas empresas de tecnologia
» Facebook

Em São Paulo
. Sócio de operações de publicidade
. Gerente de comunicação para a América Latina
. Gerente de Políticas públicas
. Diretor de operações e vendas on-line
. Gerente de vendas diretas
. Parcerias com clientes
. Chefe de operações financeiras
» Inscrições: facebook.com/careers
» Prazo: sem data limite para o envio de currículos

» Google
Em BH
. Operações e gerência de engenharia
. Recursos humanos
. Gerente de produto
. Engenheiro de software
Em São Paulo
. Vendas de publicidade
. Gerência e operações de engenharia
. Recursos humanos
. Política pública e jurídica
. Marketing e comunicação
. Operação de vendas, estratégias e análise
. Técnico de suporte e engenharia
. Serviços locais de trabalho
» Inscrições: google.com.br/jobs
» Prazo: sem data limite para o envio de currículos




Alccy Marthins
@alcy_martins


CRIANÇA ESPERANÇA ARRECADA MAIS DE R$ 10 MILHÕES


A 26ª edição do Criança Esperança, celebrada com um show na noite deste sábado (20), conseguiu arrecadar mais de R$ 10 milhões. O espetáculo deste ano foi realizado na Arena HSBC, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e contou com as apresentações de artistas como Luan Santana & Ivan Lins; Claudia Leite, Daniela Mercury & Carlinhos Brown; Marcelo Jeneci & Roberta Sá; Aviões do Forró & Geraldo Azevedo; e Banda Calypso & Fafá de Belém. Também participam da atração o grupo Exatalsamba, Restart, Sandy e Maria Gadú, entre outros.




Renato Aragão à frente dos artistas que participaram da 26ª edição do Criança Esperança (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Renato Aragão à frente dos artistas que participaram da 26ª edição do Criança Esperança
Foto: João Miguel Júnior/TV Globo
 
 


Concebido pelo diretor de núcleo Wolf Maya e pelo diretor-geral Ulysses Cruz, o espetáculo contou a história do país através da música, dança e cultura regional sob o tema "Geografia Sentimental do Brasil" e teve como inspiração principal a obra do pintor brasileiro Cândido Portinari.


Luan Santana e Ivan Lins abriram a noite cantando a música “Novo Tempo”, tema do 'Criança Esperança', seguidos de Sandy que interpretou a canção “Menino Gigante”. Outros números de destaque foram Vitor & Léo e Paula Fernandes, que fecharam o bloco cantando juntos as músicas “Água de oceano”, “Pra você” e “Não precisa”; e o grupo Exaltasamba cantando os sucessos “Tá vendo aquela lua”, “Um minuto”, “Fugidinha” e “A gente bota pra quebrar”.
 

Durante todo show, a jornalista Sandra Annenberg comandou o "Mesão da Esperança", que recebeu ligações de quem desejava fazer doações entre R$ 50 e R$ 200 através do número 4004 4010. Um time de artistas, formado por Ariela Massotti, Bruno De Luca, Carol Castro, Fernanda Paes Leme, Fernanda Rodrigues, Fiuk, Isabelle Drummond, Juliana Knust e Raoni Carneiro, entre outros, estiveram a postos durante todo tempo para atender as ligações.


A campanha
Nesses 26 anos, a Campanha Criança Esperança arrecadou mais de R$ 232 milhões, beneficiando mais de 5 mil projetos e 4 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. As doações ao Criança Esperança podem ser feitas pela internet, no site www.criancaesperanca.com.br; e em 20 mil casas lotéricas nas principais cidades do país, em valores que variam de R$ 5 a R$ 1 mil.




Alccy Marthins
@alcy_martins