terça-feira, 30 de agosto de 2011

A GREVE CONTINUA: EXIGIMOS RESPEITO PODER JUDICIÁRIO CEARENSE, JÁ QUE O CID GOMES NOS NEGA

Em mais uma Assembléia Geral da categoria, realizada ontem no Ginásio Aécio de Borba, ás 16 horas, com representação de aproximadamente 60 municípios de todas as Regiões do Estado, mais de três mil professores aprovaram pela continuidade da Greve. A categoria avaliou que é necessário que o Governo assine um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC com os compromissos assumidos na última audiência.




A Assembléia também aprovou a seguinte agenda de mobilização, sem prejuízo das atividades Zonais, Municipais ou Regionais:

Dia 30 de agosto - terça-feira - 15 horas – Apresentação Estudo sobre aplicabilidade dos recursos da Educação pelo Estado do Ceará, pelo técnico contratado pelo Sindicato-APEOC, André Pinheiro.

Dia 01 de setembro - Quinta-feira - Manifestação na Assembléia Legislativa, Concentração 08 horas na Praça da Imprensa.

Dia 02 de setembro - sexta-feira - Assembleia Geral, às 15 horas, no Ginásio Aécio de Borba.




Mesmo com a ilegalidade, que ainda não vi no site do TJ-CE, era de se esperar que fosse decretada a ilegalidade da greve dos professores do Estado do Ceará. E era de se esperar que fosse considerada ilegal por alguém do judiciário oriundo de família da ribeira do Acaraú, especificamente do município de Sobral (os Estados Unidos do Ceará).




É o que acontece desde 2009, quando o Juiz da 2ª Vara da Fazenda Francisco Chagas Barreto Alves decretou a ilegalidade do movimento grevista daquele ano. Agora, foi a vez de o desembargador Emanuel Leite Albuquerque decretar a ilegalidade. Parece muita coincidência eles serem de famílias sobralenses? É de esperarmos que, caso haja uma outra greve nos próximos anos, surja um Frota, um Aguiar, um Parente, um Arruda, um Vasconcelos, um Carneiro, um Lira, um Paiva e decrete a ilegalidade.    




Não sei se na cabeça de alguma outra pessoa, fora a do senhor desembargador, aceite uma de suas alegações para que os professores voltem às aulas - a de que a greve dos professores traz prejuízo à saúde dos estudantes, uma vez que estes ficam sem a merenda escolar. Ora, senhor desembargador, não são os professores que fazem ou distribuem a merenda escolar para os alunos. Muito menos descumpre uma leifederal. Acorda desembargador alienado e sem conceitos de ensino. Não a criminalização dos direitos dos trabalhadores deste país.




Se a greve coloca em risco a saúde e a sobrevivência dos alunos então o que acontece nas férias escolares é um verdadeiro genoCIDio !!!!!! No pedido de ilegalidade o governador chamou todos os alunos da Escola Publica do Ceará de mortos de fome. Surge então, mais um motivo para os alunos se revoltarem contra esse governador sem noção do que é educação de fato e direitos humanos, sem falar nos de greve.




Nas escolas existe um corpo de servidores que são responsáveis pelo processo de cozimento e distribuição da merenda. Os professores são responsáveis apenas pelo processo educacional. Não é da competência dos professores trabalhar na cantina escolar e sim em sala de aula. Afinal, estes nem sequer podem tocar na merenda escolar, segundo o Ministério Publico Estadual, este órgão é uma fraude de busca de justiça. Mas caso a falta de merenda seja o problema, que a distribuam para os alunos.




Esta é uma greve ímpar e singular, pois pela primeira vez na história do Ceará, tanto a capital, quanto o interior aderiram fortemente ao movimento grevista. Por tudo isso e pela falta total de honestidade do governador com a classe dos professores, devemos continuar a greve e gritar em alto e bom som: FORA CID GOMES.   




Com a notícia da ilegalidade da greve, está chovendo ligações na escola com dúvidas sobre a retomanda das aulas. Muitos professores provavelmente ficarão com medo e irão querer voltar para sala de aula, pois sabendo que era um direito, muitos não queria participar, e agora com a notificação é que vai ser dificil convencê-los de lutar. Mais vamos ficar firmes para não desanimar. 




Estou em um país, onde sinto-me sufocado por tamanho desprezo, baixa autoestima, de uma categoria que deveria ensinar a pensar, mas me parece que a grande maioria está perdida. Não quero ser um dos martires da educação, fazer greve de fome, morrer para ser lembrado e ouvido. Quero respeito! Novamente, precisamos de apoio de todos para conquistar esse respeito.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins



APEOC-CE DEVE ENTRAR COM AÇÃO CONTRA CID GOMES NO STF



Se os professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará, comerçarem a cobra da Apeoc, colocando pressão, este sindicato acorda e entra com ação no STF contra Cid Gomes. A exemplo disto, a direção do sindicato dos professores estaduais do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicado) decidiu durante reunião na tarde desta quinta-feira ingressar com uma medida judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir que o governo estadual cumpra imediatamente a lei do piso nacional. A medida será protocolada nesta sexta-feira, em Brasília (DF).



Professores do Ceará conscientes de seus direitos
Foto: Apeoc-CE



Segundo o sindicato, o governo alegava a necessidade de esperar a publicação do acórdão do STF para pagar o piso. Como isso foi feito na quarta-feira, não haveria mais motivações para que a medida não fosse cumprida.  A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês.




Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187. Quando a lei foi aprovada, cinco governadores, incluindo do Rio Grande do Sul, entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.  O STF confirmou, no julgamento, que o piso nacional deve ser interpretado como vencimento básico, isto é, sem gratificações e outros adicionais.




Municípios e Estados alegam que não têm dinheiro imediado para garantir o salário de acordo com o que determina a lei. Dinheiro com certeza tem, agora se o governo está gastando com outras "prioridades" precisamos investigar, detalhe se a prioridade é o Aquario, aviso tome cuidado Cid Gomes, porque você pode acabar se afogando ou sendo devorado por um tubarão.  Esta é uma boa razão para a APEOC do Ceará, entrar com uma ação contra Cid Gomes, no SFT. O Sindicato APEOC está esperando o quê?




Alccy Martins
Twitter: @alcy_martins



WORLD TRADE CENTER CEDE LUGAR AO FREEDOM TOWER EM NOVA YORK - EUA

O administrador de empresas brasileiro Ivan Kyrillos Fairbanks Barbosa trabalhava no escritório da corretora de valores Cantor Fitzgerald, no 105º andar da torre norte do World Trade Center, quando ela foi atingida pela primeira das aeronaves seqüestradas por terroristas da al-Qaeda às 8h46 de 11 de setembro de 2001. A história dele, assim como a das quase 3 mil vítimas dos atentados, será preservada no memorial e museu que será inaugurado no próximo dia 11, durante a cerimônia que marcará os 10 anos da tragédia.






Resultado de uma seleção aberta em 2003 que incluiu mais de 5.200 projetos de 63 países, o Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro é parte do complexo que está sendo erguido no Marco Zero, como ficou conhecido o local após o atentado. A primeira das cinco torres em construção, chamada de Freedom Tower, ainda mais alta que as Torres Gêmeas, será inaugurada em 2013.


A ideia, de acordo com o presidente do Memorial, Joe Daniels, é de que seja não apenas um local para lembrar a tragédia, mas também “o espírito de união e solidariedade” que se seguiram aos atentados e que “ainda pode ser visto no grande apoio que a organização recebeu de patrocinadores de 50 estados e 28 países”. “Uma ligação que está acima de política, raça, classe econômica e fronteiras geográficas”, diz em mensagem no site da instituição.
Novo World Trade Center VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte / G1)


 

Imagens dos rostos das quase 3 mil vítimas dos ataques ocupará uma grande parede do museu, que também exibirá relatos de parentes e objetos pessoais doados pelos familiares. Além dos mortos nas duas torres, a lista inclui ainda os que perderam a vída nos voos que caíram sobre o Pentágono, no estado da Pensilvânia, além de seis vítimas de outro atentado a bomba ao World Trade Center, em 1993.


Do lado externo, dois imensos espelhos d’água ocupam agora o mesmo perímetro onde estavam as Torres Gêmeas, alimentadas por uma queda d’água em fluxo contínuo. A intenção, segundo os responsáveis pela obra, é que os dois espaços abertos sejam uma visão constante da ausência. No parapeito, vazados em placas de bronze, estarão os nomes de cada um dos mortos no maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos.



Mais de 400 árvores foram plantadas na Praça do Memorial, cuja ideia é que se torne um espaço de convivência dos novaiorquinos na região do Distrito Financeiro. Todo o projeto paisagístico está construído sobre a área ocupada por memorial e museu, que se espalha em pavimentos subterrâneos a mais de 20 metros de profundidade. Ele está interligado ao metrô e outros equipamentos urbanos.



Doações
No site da instituição www.911memorial.org, é possível agendar uma visita à mostra a partir da abertura (o ingresso é gratuito, mas é sugerida uma doação), conhecer os principais doadores, colaborar com a memorabilia da mostra e até mesmo se tornar um voluntário.


Por uma câmera instalada no alto de um dos edifícios, é possível acompanhar o andamento das obras dos prédios. Recém-inaugurado, o “Memorial Guide”, aplicativo do memorial para smartphones e tablets, também pode ser baixado gratuitamente no site.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins