sábado, 13 de agosto de 2011

EXCESSO DE PESO TIRA CANDIDATA DO MEXICO AO MISS UNIVERSO

No México, a versão oficial para uma modelo deixar de disputar o Miss Mundo foi falta de disciplina. Mas a moça acha que foi excesso de peso e não se conforma com isso.








Quantos quilos a mais podem fazer diferença para uma mulher? No caso da modelo mexicana Cynthia de La Vega , 2,7 quilos foram decisivos. Ela foi 2º lugar no Miss Mundo México, mas está proibida de concorrer ao Miss Mundo 2011, pois a organizadora do evento disse que a jovem foi desclassificada por indisciplina.



Mas a belíssima modelo diz que foi por causa do peso. “Ganhei seis libras (equivalente a 2,7 kg)”, disse ela. “Depois vieram a pressão, o estresse. Mas eu quero deixar claro que foi um problema de peso, e não de indisciplina”, afirmou.



Cynthia deu entrevista para TVs do mundo inteiro, ganhou notoriedade e ganhou também uma página de apoio numa rede social. Mas nada adiantou. Apesar das campanhas mundiais contra a ditadura da magreza, não é de hoje que no mundo dos desfiles e das passarelas que a disciplina exige também não sair do peso.




A Miss Brasil Marta Rocha, por exemplo, ficou na segunda colocação no concurso Miss Universo de 1954 por causa de duas polegadas a mais no quadril, embora isso nunca tenha sido confirmado oficialmente. A modelo mexicana já perdeu os quilinhos com a ajuda de uma nutricionista, e diz que nunca esteve tão bem.





Alccy Martins
@alcy_martins




JUIZA É ASSASINADA NO RIO DE JANEIRO COM 21 TIROS

O Disque-Denúncia já recebeu, até as 18h10 deste sábado (13), 53 informações sobre o assassinato da juiza Patrícia Acioli, na madrugada de sexta-feira (12), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a central, a maioria das informações é sobre possíveis autores do crime. O serviço funciona 24 horas por dia e o anonimato é garantido. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (21) 2253-1177.





A juíza Patricia Acioli foi assassinada na porta de casa, em Niterói, na Região Metropolitana. Segundo o delegado titular da Divisão de Homicidio, Felipe Ettore, ela foi atingida por 21 tiros: "A juíza sofreu uma emboscada, foi alvejada por 21 disparos e agora estamos investigando o autor e o mandante da execução", disse ele.


Pela manhã, a chefe de Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, esteve por cerca de três horas na Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, reunida com investigadores para acompanhar as novidades sobre o caso. No entanto, ao deixar a DH, a delegada afirmou que este é um momento de silêncio e objetividade nas investigações



"A nossa presença hoje foi para continuar conversando com o Dr. Felipe (Ettore), que investiga o caso, e só dizer que esse é o momento de trabalhar, de silêncio para analisar todas as informações e trata-las com coerência, com cuidado. Por isso o silêncio é importante", afirmou.



O delegado Felipe Ettore também preferiu não dar detalhes sobre a linha de investigação da polícia. O presidente da Associação de Magistrados do Brasil, desembargador Nelson Calandra, também esteve na DH. Em breves palavras, ele criticou o sistema penal brasileiro.



"A juíza Patrícia Acioli é uma vítima da covardia de organizações criminosas e de um sistema processual penal onde sua excelência é o réu e não o juiz, onde as pessoas cometem um crime de morte e saem pela porta da frente, junto com a família da vítima”, disse o desembargador.



E completou: "Não há um sistema de segurança para toda a magistratura brasileira que deve ser traçado pelo Ministério do Trabalho. O ministério tem obrigação de nos dar apoio logístico necessário. O que fazemos em tribunais de todo o Brasil é tirar o policial combatente na rua e colocar no nosso corpo de segurança.




Uma coisa é combater a criminalidade na rua, outra coisa é garantir a segurança de juízes. A dor da associação é profunda, mas nossa indignação é maior. Vamos tomar providências seriíssimas", disse Calandra.


Pelo menos 18 pessoas já foram ouvidas sobre o crime. Entre as testemunhas, o namorado da juíza, o Policial Militar Marcelo Poubel, que falou durante mais de 6h na DH.


Enterro da juíza Patrícia Acioli (Foto: Wilton Júnior/Agência Estado)
 
Enterro em Niterói reuniu centenas de pessoas
Foto: Wilton Júnior/Agência Estado


Morta com 21 tiros
Patricia assassinada na madrugada de sexta-feira (12), na porta de casa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ela foi atingida por 21 tiros, segundo o delegado titular da Divisão de Homicídio, Felipe Ettore.







A juíza Patricia Acioli, assassinada na madrugada desta sexta-feira (12), na porta de casa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi atingida por 21 tiros, afirmou o delegado titular da Divisão de Homicídio, Felipe Ettore. "A juíza sofreu uma emboscada, foi alvejada por 21 disparos e agora estamos investigando o autor e o mandante da execução", disse. Segundo Ettore, 60% do efetivo da DH trabalha na investigação



"A juíza sofreu uma emboscada, foi alvejada por 21 disparos e agora estamos investigando o autor e o mandante da execução", disse. Segundo Ettore, 60% do efetivo da DH trabalha na investigação. Segundo investigadores, os dois calibres das armas usadas no crime (.40 e .45) são de uso restrito da polícia. O corpo de Patrícia foi enterrado na tarde de sexta-feira.



Marcada para morrer
O nome de Patrícia estava em uma lista de doze pessoas marcadas para morre, segundo investigadores. O documento foi encontrado com Wanderson da Silva Tavares, o Gordinho, acusado de ser chefe de uma milícia em São Gonçalo, preso em janeiro deste ano em Guarapari, no Espírito Santo.



De acordo com fontes da polícia, nos últimos dez anos a juíza foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a milícias e a grupos de extermínio.


Em setembro do ano passado, seis suspeitos, ente eles quatro policiais militares, foram presos. Segundo as investigações, todos faziam parte de um grupo envolvido no assassinato de 11 pessoas em São Gonçalo. A juíza Patricia Acioli foi quem expediu os mandados de prisão.


Ela trabalhava na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo e tem um histórico de condenações contra criminosos que atuam na cidade, como quadrilhas que agem na adulteração de combustíveis e no transporte alternativo, entre outros crimes.


Escolta
Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, Patrícia nunca pediu escolta, mas, por iniciativa do Tribunal, teve proteçõ intensa de 2002 a 2007, com três policiais fazendo a sua segurança 24 horas por dia.


Em 2007, o Departamento de Segurança Institucional do TJ avaliou o caso e verificou que não havia mais necessidade de segurança intensa. O TJ colocou, então, à disposição da juíza um policial para fazer sua segurança.


Mas, segundo ele, a juíza dispensou a proteção. O presidente disse ainda que é muito comum os juízes pediram para serem liberados da segurança porque ela interfere na liberdade dos magistrados. O presidente disse ainda que, tão logo os assassinos sejam identificados, serão enviados para presídios federais fora do estado do Rio.




Rebêlo informou também que está criando uma comissão de três juízes para assumir a 4ª Vara Criminal de São Gonçalo. O grupo dará andamento aos processos contra as milícias e máfias de transporte ilegal.


Mapa crime juíza Niterói (Foto: Arte/G1)


Rebêlo explicou que a iniciativa de reduzir ou retirar a escolta de um juiz "não é feita em cima da perna". Segundo ele, é resultado de um estudo minucioso, com base numa série de diligências e informações.



AMB e OAB
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros falou sobre a escolta da juíza. "Esta juíza, ela foi ameçada, andou com escolta e depois que casou com um PM dispensou a escolta. Ela é mulher, tem 3 filhos, andar com agentes é uma situação que pode ter causado incômodo", explicou.


O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou que o crime "foi uma barbaridade contra um ser humano e, sobretudo, contra a Justiça brasileira e o Estado de Direito". Ele exigiu rigorosa apuração do crime e punição dos culpados.


'Crime encomendado', diz primo da vítima
Patrícia Acioli era considerada uma profissional 'linha dura'. Para o primo da vítima, Humberto Nascimento, não há dúvidas que se trata de uma execução.


"A Patrícia recebia ameaça. Há pelo menos 5 anos ela vinha sendo ameaçada. Ela era considerada uma juíza linha dura, martelo pesado que chama, com condenação sempre na pena máxima. Ela estava assim tão despreocupada que o carro dela não é blindado, (a casa) também não tem portão eletrônico, quer dizer ela iria sair do carro de qualquer maneira para abrir. Então já era uma coisa encomendada, foi coisa de profissional", disse o primo da vítima, Humberto Nascimento.




Alccy Marthins
@alcy_martins




TELEFÉRICO NA ALEMANHA POE EM RISCO VIDA DE TURISTAS

Após ficarem presos por 17 horas em um teleférico na Alemanha, 20 turistas foram resgatados sem ferimentos. Autoridades alemãs tiveram que usar helicópteros para resgatar as pessoas, que passaram a noite a uma altura de 80 metros. Não houve feridos, segundo o jornal "Daily Mail".



Turista é resgatada após ficar 17 horas presa em teleférico  (Foto: Peter Samer/AP)
Turista é resgatada após ficar 17 horas presa em teleférico
Foto: Peter Samer/AP



Os turistas visitavam o Castelo de Neuschwanstein, que dizem ter servido de inspiração para o castelo dos parques de Walt Disney, próximo da cidade de Schwangau, na sexta-feira (12) quando um parapente bateu em um dos cabos, causando a paralisação. Ventos fortes impediram que o resgate fosse realizado no mesmo dia.



Helicópteros foram usados para resgatar as vítimas (Foto: Peter Samer/AP)
Helicópteros foram usados para resgatar as vítimas 
(Foto: Peter Samer/AP)



Neste sábado (13), com ventos mais fracos, helicópteros usaram cordas para conseguir resgatar as vítimas do acidente.




Teleférico faz parte da visitação do Castelo de Neuschwanstein (Foto: Peter Samer/AP)
Teleférico faz parte da visitação do Castelo de Neuschwanstein
Foto: Peter Samer/AP




Alccy Marthins
@alcy_martins







SÉRIE CAMINHO DAS ÁGUAS

 
Neste sábado foi ao ar a última reportagem da série ‘O caminho da Água’. Em entrevista ao G1, o jornalista Eduardo Brambilla contou como surgiu a ideia de produzir as reportagens sobre o assunto, que é pauta recorrente nos telejornais da TV Centro América.







Na visão de Brambilla, a abordagem sobre o serviço de água precisava ser mais aprofundada, já que 50% dos lares cuiabanos sofrem com a distribuição irregular do líquido. “Para sair da abordagem superficial decidimos ouvir especialistas e mostramos o que é preciso fazer para melhorar o serviço”, disse o jornalista.


Brambilla acentuou que a série levou quatro meses para ir ao ar e que a maior dificuldade foi colher informações disponíveis a respeito do funcionamento da distribuição de água em Brasília. Empresas que fazem a captação e distribuição do líquido em outros estados também foram procuradas. "A ideia foi estabelecer um parâmetro entre as empresas de fora com as daqui".



O jornalista ainda comentou que a interação com os internautas é uma prioridade no MTTV 1ª edição e convocou a participação de todos com novas sugestões de reportagem. “Nesta série, uma das reportagens foi sugerida por um internauta. Ele sugeriu que uma das reportagens mostrasse a qualidade da água em Cuiabá”. Todas as reportagens sobre a série 'O caminho da Água' estão disponíveis na sessão de vídeos do G1.




Alccy Marthins
@alcy_martins





BALIZA MAIS APERTADA DO MUNDO

Uma vaga de apenas 26 centímetros maior que o seu carro, proporciona estacionamento, essa é demais mesmo. 
 




O vídeo acima mostra o alemão Ronny Wechselberger provando ser um ótimo motorista. Com esta façanha, o homem conhecido como Ronny C-Rock bateu o recorde mundial de baliza mais apertada, reconhecido pelo Guinness World Records. O espaço em que ele estacionou era apenas 26 centímetros maior do que o seu carro.

O feito foi filmado por uma televisão alemã em abril deste ano. Neste meio tempo, o recorde de Ronny foi batido pelo chinês Zhang Hua, que estacionou em uma vaga 24 centímetros maior que o veículo.




Alccy Marthins
@alcy_martins



PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ ESTÃO EM GREVE


 
Quero chamar atenção de professores, alunos, núcleo gestor, pais, Governo e sociedade em geral. Vale notificar que a decisão do STF é sim, obrigatória para os Estados que promoveram a Ação de Inconstitucionalidade acerca do Piso Salarial do professor brasileiro no STF, como o Ceará, que é governado por Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, este último conhecido como destruidor de qualquer profissão.



O Brasil é aquele tipo de país que faz uma lei para legitimar uma outra lei anterior, depois faz uma terceira para revogar, a primeira e a segunda. É um contra-senso, companheiros. É bom lembrar que  os demais Estados é que não são vinculados. Assim, o Ceará tem de cumprir a Lei do Piso, afirmando o 1/3 dos professores para planejamento. Dizer que o Estado não tem tempo chega a ser hilário, se não fosse cômico, pois a decisão do STF foi em abril.


 
A Secretária da Educação do Ceará a senhora professora Izolda Cela, ler jornais?  O que temos é um governo descumprindo a mais alta corte do Judiciário Brasileiro, numa afronta ao Estado Democrático de Direito. A secretária diz que há limitações orçamentárias. Ora, vejam bem, o governo Federal disponibiliza dinheiro para pagar o piso dos professores nos estados, casos os mesmos não consigam pagar. O que os estados têm de fazer é provar que não possuem recursos, abrindo suas contas. Aí que está o problema.


Existe um grande medo nessa terra conhecida por muitos, da conversa que de meio de caminho, da falacia, do labirinto que são as contas públicas quando na verdade, deveria está exposto para todos. Se abertas as contas, ficaria provado que os Estados têm recursos para pagar o piso e que constantemente desviam dinheiro da educação para outros fins. Então, o governador Cid  Gomes e a secretária Izolda têm o dever moral e financeiro de abrir as contas da Educação cearense para mostrar se há ou não recursos.


A secretária Izolda diz que o atual Plano de Cargos e Carreira dos professores usa como critério para a ascensão funcional a apenas a titulação. É uma grande mentira de sua parte. Pois a ascensão também é por tempo de trabalho. O professor pode ser submetido a qualquer fiscalização a qualquer momento. Se o governo não faz essa fiscalização, aí é outra questão. Outra questão quem vará essa avaliação que seja de caráter imparcial. Temos que criar de fato um Movimento Reage Cidadão - MRC  para que venhamos a conhecer de perto o destino de nosso precioso dinheiro.


A Senhora Izolda Cela fala de "meritocracia" como instrumento de ascensão usada em Estados como Rio Grande do Sul e São Paulo. Lá foi um fracasso. Aqui também será. Não que os professores temam ser avaliados. No fundo, a tal "meritocracia" só serviu para fisiologismo e achatamento salarial.


Os apadrinhados pelas direções das escolas eram privilegiados e os governos estipulavam metas absurdas para não aumentar o salário dos professores. O que é "mérito"? Para muita gente, são números. Ora, as escolas criam números artificiais. Todos os alunos passam de ano, mas o aprendizado como fica. No Ceará tem alunos(as) que chegam ao 3º ano do Ensino Médio, acreditem senhores(as), que não sabem ler, escrever e nem somar. Isso é um contra-senso.


Não se pode analisar educação apenas por números. Isso qualquer calouro de Pedagogia sabe. A professora Izolda "esqueceu" essa lição dos tempos de faculdade tenho certeza. A secretária diz que os professores terão ganhos no futuro. Gostaria de saber da secretária Izolda a mostrar um único ganho. Com essa prosposta do governo vergonhosa, sem fundamento legal e de um assédio moral sem prescedentes observe apenas três detalhes dessa verdadeira desvalorização da educação cearense.
Por exemplo:






A proposta do governo desmotiva ainda mais uma categoria já desmotivada, alvo de escolas sem estrutura, salas superlotadas e com violência. Izolda diz valorizar os professores em começo de carreira e os temporários, até o momento não se sabe como. Nesta greve deve-se mobilizar para fazer a paralização das Escolas Profissionalizantes - EEEP para fazer o Governo reconhecer que quem manda na educação é quem está e faz a educação acontecer. Lembremo-nos que quanto mais escolas forem paradas mais pressão damos ao governo e mais cedo os professores voltarão as atividades escolares.
  


Essa proposta de Cid Ferreira Gomes desmotiva todos de um geral. Qual valorização terão os primeiros, se sua carreira está destruída em termos de ascensão funcional? Ao desprezar a qualificação futura dos professores e pelas palavras da secretaria, o governo entende que o "bom" professor é aquele que nao falta e fica em sala "pastorando" os alunos.


Quanto aos professores temporários, estes são explorados e humilhados pelo governo. Passam meses sem receber salários e são coagidos pela SEDUC constantemente, sem falar que num período de greve aumenta essa pressão por parte do governo representado por diretores escolares, que alguns fazem até assédio moral. Os professores temporários precisam criar coragem e mostrar que além de ser professores, primeiramente são cidadãos.



Não se deixe levar por esse verdadeiro clima de terror. Aliás, o Servidor público temporário está "quebrando" a previdência estadual, ante o silêncio da opinião pública. Daí os rombos constantes, como o próprio governo alerta pela imprensa. Não tenham dúvidas, senhores, que se aprovada a "proposta" do governo Cid, a educação cearense mergulhará no caos. E não sabemos se haverá professores no futuro.



Alccy Marthins
@alcy_martins