terça-feira, 12 de julho de 2011

NOTÍCIAS DO DIA 12 DE JULHO DE 2011



1. Justiça fixou fiança de R$ 300 mil para motorista de Porsche que matou advogada em São Paulo e o mesmo a pagou, tendo o direito de responder em liberdade.

2.  Assaltantes explodiram um caixa eletrônico em Curitiba-PR.

3. Programas espiões usados pelos pais para vigiar os filhos podem abalar a confiança dos jovens.

4. Prefeituras da Região Serrana do Rio de Janeiro são suspeitas de desviar verbas para reconstrução das cidades após enxurrada do começo do ano.

5. Diretor afastado do Dnit, Luiz Antônio Pagot, participa de audiência pública no Senado.

6 Crise econômica na Europa abalou bolsas de todo o mundo.

7. Talibã assumiu autoria na morte do irmão do presidente do Afeganistão.

8. Menina de dois anos que caiu do 10º andar de um prédio na China passa bem.

9. Dois meninos foram abandonados pelo pai hoje de manhã em São Paulo.


10. Polícia encontrou drogas e armas em barracão de escola de samba em São Paulo.

11. Pesquisadores israelenses conseguem eliminar vício de drogas em testes com ratos.

12. Pesquisador japonês criou aparelho que realiza exame detalhado do sistema digestivo.

13. Astronautas concluíram caminhada espacial da última missão do ônibus espacial Atlantis.

14.Barco naufragou com 41 passageiros a bordo no Amapá.

15. Três pessoas morreram e um bebê ficou ferido em acidente provocado por menores em São Paulo.

16.  Ministério Público Federal denunciou três pessoas por acidente com avião da TAM em 2007.

17. Novo ministro dos Transportes defende mudanças nas regras para contratação de obras.

18. Oficiais cumpriram mandados de busca e apreensão na prefeitura de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

19. Ministério da Previdência anunciou aumento de benefício para 117 mil pessoas.

20.  Operadoras de telefones fixos e celulares batalham na busca por novos clientes.

21. BNDES desiste de financiar fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour.

22. Ministros das Finanças da zona do euro admitem possibilidade de calote parcial da Grécia.

23. Organização pede que Obama investigue Bush por crimes de guerra e tortura.

24. Após derrota na Liga Mundial, seleção brasileira masculina de vôlei retornou ao Brasil.

25. Argentina venceu a seleção da Costa Rica e garantiu classificação na Copa América.

26. Escalação da Seleção Brasileira para o próximo jogo ainda é um mistério.

Alccy Marthins

JOHN DALTON NO GLOBO CIÊNCIA


Jonh Dalton (Foto: Reprodução de TV)
Jonh Dalton
(Foto: Reprodução de TV)



O Globo Ciência conta a história do inglês John Dalton, cientista cuja grande contribuição foi ter desenvolvido a primeira teoria atômica, ainda no século XIX. As descobertas de Dalton ficaram logo ultrapassadas. Mas mesmo assim, é dele o pontapé inicial em toda a Química moderna. “Do ponto de vista histórico e filosófico, Dalton é considerado o pai das teorias atômicas. Durante mais de 20 séculos ninguém manipulou o conceito de átomo. Ele teve a audácia e a coragem de manipular essas teorias para tentar explicar o que seria essa matéria diminuta”, afirma o chefe do Departamento de Química Geral e Inorgânica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Artur Gonçalves.

Os mais de 2 mil anos aos quais o professor faz referência remetem à Grécia Antiga, quando a ideia de “átomo” surgiu, sob uma ótica filosófica. Filósofos gregos, cinco séculos antes de Cristo, chegaram ao conceito de uma partícula indivisível que ainda guardasse as propriedades da matéria original. Na primeira década do século XIX, Dalton publicou alguns trabalhos que revelaram à comunidade científica a base de sua teoria atômica. Neles, o cientista postulou, por exemplo, que toda matéria é formada por partículas fundamentais, os átomos, e que essas partículas seriam indivisíveis. Dalton considerava o átomo uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e de carga elétrica neutra.

Em pouco mais de cem anos, no entanto, o conhecimento sobre os átomos foi ficando cada vez mais complexo e se sofisticando. Em 1897, Thomson descobriu que o átomo possuía partículas menores, com cargas elétricas negativas (elétrons). Posteriormente, já nas primeiras décadas do século XX, surgiu o modelo atômico planetário de Rutherford-Bohr. Desde então, entende-se que o átomo possui um núcleo com cargas positivas e que os elétrons orbitam ao seu redor.


Apesar de ter se tornado obsoleta rapidamente, Gonçalves reconhece a relevância de Dalton: “A ciência a partir dele evoluiu muito. A teoria de Dalton está ultrapassada, mas do ponto de vista histórico e filosófico é importantíssima.” Confira o que continua valendo e o que já foi desmentido, dentre os postulados básicos da teoria atômica de Dalton:

1. Toda matéria é formada por partículas fundamentais, os átomos.
Verdadeiro. A afirmação de Dalton continua válida até hoje.

2. Os átomos não podem ser criados ou destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.
Não é verdade. Os átomos são divisíveis e compostos por partículas ainda menores, como prótons, nêutrons, elétrons, dentre outras.

3.Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
Ainda é válido. Cada átomo de um determinado elemento presente em um composto tem a mesma massa. Assim, a composição deve ser sempre a mesma.

4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes.
Devido à existência de isótopos, nem todos os átomos de um mesmo elemento tem a mesma massa.

5. Em uma reação química, os átomos dos elementos permanecem inalterados.
É verdade. Isso explica porque a massa é conservada nas reações químicas.



Alccy Marthins

MENINAS MORTAS A FACADAS EM SOROCABA-SP

“Foi a cena mais horripilante que eu vi em 65 anos de vida.” O desabafo, com os olhos cheios d’ água, é do aposentado Sebastião Gomes Nogueira, pai de Nicole Maíra da Silva Nogueira, de 9 anos, morta a facadas nesta segunda-feira (11) em Sorocaba, a 99 km de São Paulo. Ela foi encontrada caída no chão do quarto da casa de Maiara da Silva, também de 9 anos, que morreu da mesma maneira.



Meninas mortas a facadas (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)
Amparada pelo filho, Nerci segura a foto de Maiara,
a filha assassinada a facadas
(Foto: Carolina Iskandarian/ G1)


O crime ocorreu no bairro Jardim Betânia, em uma rua de terra e com pouca iluminação. A polícia busca os criminosos que podem ter matado as meninas. Segundo vizinhos, elas eram amigas desde pequenas. O G1 esteve na casa de Nogueira, localizada a cerca de 50 metros da residência onde Maiara e Nicole estavam. “Reviraram tudo aqui. A polícia disse que eu sou o primeiro suspeito porque fui o segundo a entrar no local”, afirma o aposentado, que nega os assassinatos. “Eu fazia tudo pela Nicole. Era meu xodó.”


Sem suspeitos
O delegado Acácio Aparecido Leite, da Delegacia de Investigações Gerais da cidade (DIG), negou a suspeita. “De maneira nenhuma ele é o principal suspeito. Ainda não temos suspeitos”, afirmou na noite de segunda. Segundo a polícia, a faca usada para matar as meninas foi encontrada no terreno baldio que fica em frente à casa de Maiara. Ao lado dela, havia dois preservativos fora da embalagem. Leite contou que peritos vão analisar as camisinhas para ver se há relação com o crime e ressaltou: “Ali é um local de passagem, que dá para a outra rua. Os preservativos podem ser de outra pessoa”.



De acordo com Leite, as vítimas foram golpeadas nas costas e no pescoço. A costureira Nerci Cuchera da Silva, de 49 anos, mãe de Maiara, não conseguiu ver o corpo da filha. “Não me deixaram.” Ela estava bastante abalada. Amparada por um dos filhos, contou que comemoraria o aniversário de 10 anos da menina neste sábado (16). Maiara vivia com a mãe na casa onde foi assassinada.


Meninas mortas a facadas (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)
O pai de Nicole mostra as roupas que comprou
para o aniversário da filha
(Foto: Carolina Iskandarian/ G1)


“Até estávamos conversando sobre isso ontem (domingo). Se a gente ia fazer uma festa ou eu a levaria para passear”, afirma Nerci. A mulher diz não ter ideia do que ocorreu. “Ela era um anjo, calma tranquila”, conta a costureira ao descrever Maiara. A faca usada no crime era dela. "Não tinha sinais de arrombamento na casa. Eu deixei um dinheiro em cima do armário da cozinha e ninguém mexeu."


A costureira prefere o silêncio a levantar a hipótese de que as meninas tenham sido violentadas. “Visualmente, não havia sinais de violência sexual, mas o DNA delas já foi colhido para análise”, informou o delegado. Maiara e Nicole foram encontradas vestidas. Ao lado delas, havia um colchão cheio de sangue.


Roupas de presente
“A TV estava ligada. A vizinha viu as duas mortas e veio gritando: ‘mataram as meninas’. Para mim, foi o fim do mundo”, conta o pai de Nicole. Ele diz que, por volta das 8h, chamou as garotas para tomar café. Como não houve resposta, achou que ainda estivessem dormindo. Quem encontrou as duas foi a irmã de Nerci, que mora ao lado, e toma conta de Maiara enquanto a costureira vai trabalhar de manhã cedo.


Pai de outros cinco filhos, Nogueira diz que mora sozinho e recebia a filha nos fins de semana. Como ela está de férias, passava o dia com Maiara. Na casa dele, no meio do quarto revirado, ainda estavam as roupinhas que diz ter comprado para o aniversário de Nicole, comemorado em 18 de agosto. Eram duas camisetas, um short e um vestido.



Alccy Marthins

MISS ITALIA 2011 É BRASILEIRA - SILVIA NOVAIS É SALVADOR - BA

Bisneta de italianos, a baiana Silvia Novais, de 24 anos, foi eleita na semana passada a Miss Itália no Mundo 2011 e se surpreendeu com o assédio de fãs no país do premiê Silvio Berlusconi. "No aeroporto de Reggio, as pessoas me reconheciam e pediam para tirar fotos, até autógrafo eu dei", conta a miss em entrevista ao G1 nesta segunda (11), após chegar de volta ao Brasil.

Silvia Novais, eleita Miss Itália no Mundo 2011 (Foto: Divulgação)
Silvia Novais, eleita Miss Itália no Mundo 2011 (Foto: Divulgação)


Apesar de já ter sido eleita Miss Campinas e Miss São Paulo nos últimos anos, este foi o primeiro concurso internacional de beleza em que Silvia participou. E venceu sem sequer falar a língua local. "Não falo [italiano], mas tenho espanhol e inglês básicos, e consegui me virar", afirma. "Ainda nem acredito, a ficha não caiu", diz, animada. Ela explica que primeiro venceu como Miss Itália no Brasil representando a Amazônia, o que lhe garantiu a vaga para participar do concurso internacional, disputado entre representantes originárias de 40 países.

O concurso foi televisionado pela emissora "RAI", uma das maiores da Itália, e as etapas eram decididas tanto por jurados quanto através de votações de telespectadores (apenas da Itália) pelo telefone. A final ocorreu no domingo (3) em Reggio Calabria, no sul do país, em uma estrutura montada à beira da praia. Agora, Silvia explica que tem um contrato de um ano com o concurso, e deve passar esse período entre a Itália e o Brasil.


A baiana mostra a bandeira do Brasil após vitória em concurso na Itália (Foto: Divulgação)
A baiana mostra a bandeira do Brasil após
vitória em concurso na Itália (Foto: Divulgação)

Silvia já havia vencido no Brasil como Miss São Paulo de 2009 do concurso de beleza.  E mesmo tendo agora a beleza reconhecida internacionalmente, a miss conta que continua não se achando bonita. "Eu continuo sendo a mesma", afirma. Nascida em Salvador (BA) em 4 de dezembro de 1986, a Miss Itália no Mundo 2011 tem 1,77 m de altura, olhos e cabelos negros. Ela se formou em educação física e trabalha como modelo em São Paulo.

Atores italianos participam de sessão de fotos com Silvia em Roma, em frente à Basílica de São Pedro (Foto: AP/Miss Italy in the World)
Atores italianos participam de sessão de fotos com Silvia em Roma,
 em frente à Basílica de São Pedro
(Foto: AP/Miss Italy in the World).
Os pais dela são do Maranhão. Seus avós por parte de pai, Maria Francesca da Silvia e Francesco Milani, são italianos originários de Florença, o que permitiu que ela participasse do Miss Itália no Mundo.
Alccy Marthins

CUNCURSO GAROTO E GAROTA FITNESS 2O11 - SP - EXPÕE RESULTADOS

Já dizia o poeta beleza não é tudo mais é fundamental, um concurso que elege os mais safados faz faz da beleza a chama da vida.


A modelo Gil Jung, de 25 anos, foi escolhida a mulher mais sarada de São Paulo. A etapa estadual do Concurso Garoto e Garota Fitness 2011 foi realizada na noite desta segunda-feira (11), na Zona Oeste de São Paulo. Os vencedores agradaram os jurados nos quesitos forma física, carisma e beleza. Ao todo, concorreram candidatos de mais de 25 cidades de São Paulo.  (Foto: Daigo Oliva/G1)
A modelo Gil Jung (à dir.), de 25 anos, foi escolhida
a mulher mais sarada de São Paulo.
(Foto: Daigo Oliva/G1)
A etapa estadual do Concurso Garoto e Garota Fitness 2011 foi realizada na noite desta segunda-feira (11) e entrou pela madrugada desta terça-feira (12), na Zona Oeste da capital paulista. Os vencedores na categoria feminina e masculina agradaram os jurados nos quesitos forma física, carisma e beleza. Ao todo, concorreram candidatos de mais de 25 cidades do estado. Gil desbancou outras 22 concorrentes.
O primeiro colocado de cada categoria irá representar São Paulo na etapa nacional do Concurso Garoto e Garota Fitness Brasil 2012, que será realizado no próximo ano. Os cinco homens e mulheres finalistas assinarão contrato com uma agência de modelos. (Foto: Daigo Oliva/G1)
O florista e decorador Junior Moreno, de 26 anos,
foi eleito o homem mais sarado de São Paulo.
(Foto: Daigo Oliva/G1)
Junior desbancou outros 25 candidatos. Ele e a modelo Gil irão representar o estado na etapa nacional do Concurso Garoto e Garota Fitness Brasil 2012, que será realizado no próximo ano. Isso significa horas de trabalhos no próprio corpo.
Alccy Marthins