quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROFESSORA NO FAUSTÃO: UMA RISADA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Este artigo tenta recuperar o debate sobre, a meu ver, pobre e contraproducente aparição da professora do PSTU Amanda Gurgel no Programa do Faustão na TV Globo, e ao mesmo tempo interessante pelo fato de permitir a identificação da Rede Globo com a luta pela educação. Como uma militante que se diz de esquerda pode ir à Rede Globo, ao vivo e não aproveitar para fazer uma boa crítica no ar. Isso sim a projetaria de forma correta na política. Seria notícia no mundo todo. O que vimos foi uma carola bem comportada a dizer obviedades sobre o problema no país, de forma tão genérica que até o Faustão absorveu. Uma espécie de Heloísa Helena do PSTU na praxis pedagógica.

Qual a diferença desta revolucionária ativista do PSTU e a UNE do PC do B, que entregou a memória da UNE para a Fundação Roberto Marinho? Aliás, neste debate até gritos contra Cuba, Venezuela e Bolívia foram dados, países que, com todos os defeitos que seus governos possam ter (e têm) resolveram seus problemas educacionais . Assim, afirmo que a professora Amanda Gurgel prestou um grande desserviço para a causa ao permitir:

1) A individualização da luta dos professores na sua pessoa.

2) Que a Rede Globo se identificasse com os pleitos pela Educação Brasileira, frente ao grande público, e avalizada por alguém que se diz de esquerda.

O resto é esperneio de uma juventude que dia a dia vai se tornando mais conservadora e defensora dos bons costumes e tudo ao vivo pela Rede Globo. Sugiro a esta professorinha da Rede Globo, não a Leila Lopes, coitada da atriz precocemente morta e alvo do preconceito de revolucionários da esquerda ativista? Mas daquela que se permitiu ser seduzida pelas luzes da ribalta global, que nas próximas entrevistas caia de pau nos governos que conseguiram resolver seus problemas educacionais. Será contratada como consultora.

Mas, ficam três alertas:

1) O seqüestro pela Rede Globo das boas lutas dos trabalhadores (tática muito bem e conscientemente executada), devorando para dentro da máquina tudo que lhe interessa, são frutos de um processo educacional falido que estes jovens foram submetidos e têm seqüelas que é a NÃO compreensão dos textos apresentados, ficando nas superficialidades, sem conseguir interpretá-los corretamente, somando isso à fantasia da Boa Samaritana que vai fazer a Revolução pela TV Globo. São vítimas do que iniciou-se com o golpe de 1964, isto é, o assassinato da Educação Brasileira.

2) A revolução Brasileira não vai passar na Rede Globo, se um dia vier a acontecer, o que difícil difícil, olhando o atual cenário.

3) A presidente Dilma Rosseff, de guerrilheira virou uma defensora do Capital. Heloísa Helena de esquerdista do PT virou Marinista pelo PSOL. Ficaremos no lucro se a Amanda Gurgel, daqui a 20 ou 30 anos seja apenas uma apresentadora de TV. E sempre grata ao Faustão, seu padrinho televisivo….

O mais interessante é que a professora diante do Faustão disse que o salário de um deputado dá para pagar 30 professores, já pensou se ela soubesse que o Faustão ganha por mês R$ 5 milhões, o que equivale a 5.376 professores pagos com salário igual ao da própria professora Amanda Gurgel. E sei não, mais quero ver a Globo noticiando daqui a alguns dias notícias ao contrário, tipo:

1) Governos que negaram pagar o Piso Salarial, acataram a Decisão do STF e vão pagar o valor total.

2) O Nordeste ganha mais recursos para melhorar a educação.

3) Os professores são considerados os profissionais mais importantes do país.

Vamos acreditar que possa acontecer tais profesias. Meu Deus agora tornei-me profeta.



Alccy Marthins