Texto de Julia Lane, diretora do programa Ciência da Ciência e Política de Inovação, da Fundação Nacional da Ciência, dos Estados Unidos, cita positivamente o sistema de currículos do CNPq. A medição e avaliação do desempenho acadêmico é agora um fato relevante na vida científica. É exatamente este assunto que o artigo "Let's make science metrics more scientific", publicado na revista "Nature" em 25 de março, aborda. Segundo o artigo, é de extrema importância para o desenvolvimento de um país criar um sistema aberto, apropriado e consistente que possa medir todas as atividades que compõem a produtividade acadêmica. No texto, fica claro ser necessário construir uma ciência de medição cada vez mais moderna, confiável e melhor. Decisões que vão desde a posse à classificação e financiamento das universidades dependem da medição. E essa demanda deve englobar todos os interessados, desde as organizações de financiamento nacionais, universidades, pesquisadores, empresas e outras organizações de investigação científica, que juntas devem reunir forças para definir uma agenda de pesquisa e fomentar a construção de métricas científicas mais eficazes, fundamentada na teoria, construída com dados de alta qualidade e desenvolvido por uma comunidade com fortes incentivos para usá-los. Ainda que muitos cientistas sejam freqüentemente reticentes ao se ver rotulados e classificados pelos bancos de dados, já que acreditam que seu trabalho é muito complexo para ser avaliado em termos tão simplistas como métricas, eles percebem a importância de avaliar a produção científica, as áreas mais investidas, as que ainda apresentam déficit, para que assim o país possa ter um respaldo da sua colocação a nível mundial, ou seja, as medições devem ser mais um estímulo para o desenvolvimento da ciência do país. O primeiro passo para criar medições confiáveis é desenvolver uma infraestrutura competente. Hoje, grandes iniciativas, como a Web of Knowledge, da Thomson Reuters, e o U.S National Bureau of Economic Research Patent Database, buscam apurar os resultados científicos, como publicações, citações e patentes. Estes esforços são todos úteis, mas são trabalhosos e dependem de financiamento e inovação constantemente. Assim, é preciso um esforço internacional concreto para combinar, ampliar e institucionalizar essas bases de dados dentro de uma infraestrutura coesa e abrangente. Plataforma Lattes O artigo também cita a Plataforma Lattes, como exemplo de banco de dados completo e altamente qualificado. Atualmente, o Lattes fornece dados de alta qualidade com cerca de 1,6 milhões de currículos e 4 mil instituições cadastradas, sendo que 8% destes currículos são de doutores e cerca de 13% de mestres. A Plataforma Lattes representa a experiência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema de informações, cuja importância atual se estende não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais. Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia. O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores, sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados ao CNPq. A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país. A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública desses dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da agência. Segundo o artigo publicado na "Nature", por criar incentivos adequados para que pesquisadores e instituições acadêmicas usem o banco de dados, por incentivar e avaliar de forma completa as pesquisas acadêmicas e por sua infraestrutura dinâmica e completa, o banco de dados Lattes é considerado um dos mais confiáveis do mundo atualmente. O artigo conclui afirmando que os países devem dar prioridade a qualidade, transparência e modernização dos bancos de dados acadêmicos para melhorar ainda mais o desempenho cientifico mundial. Alccy Marthins |
terça-feira, 5 de julho de 2011
'NATURE' CITA A PLATAFORMA LATTES COMO GUIA CURRICULAR
PAPMEM - UFC - 2011.2
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio (PAPMEM) 2011.2 do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) ocorrerá no período de 11 a 15 de julho de 2011. O treinamento é destinado, preferencialmente, a professores de Matemática do Ensino Médio de escolas públicas. Serão oferecidas 100 vagas em Fortaleza-CE. O período de inscrição será de 01 de maio de 2011 a 01 de julho de 2011. O curso terá coordenação local da Universidade Federal do Ceará, através dos professores Marcos Melo e Marcelo Melo, do Departamento de Matemática.
Os professores interessados em participar desse programa, deverão preencher o formulário de inscrição (que pode ser solicitado por e-mail - papmem.ufc@gmail.com) e enviá-lo, junto com as devidas comprovações (cópias do RG, CPF, diplomas de formação acadêmica e vínculo empregatício), para o endereço eletrônico papmem.ufc@gmail.com ou para Departamento de Matemática da UFC (Av. Humberto Monte, s/n - Campus do PICI - Bloco 914 - CEP: 60.455.760 - Fortaleza - Ceará - Brasil). As documentações enviadas pelos correios deverão ser datadas até o último dia do período de inscrição.
O curso será ministrado no Campus do Pici, com aulas pela manhã e dinâmicas à tarde. Pela manhã as aulas serão transmitidas do IMPA via videoconferência no Instituto Virtual da UFC (bloco 901 - 1.º andar) e à tarde as dinâmicas ocorrerão no Auditório da Matemática (bloco 920). Para esta edição do PAPMEM, vamos utilizar o livro Temas e Problemas Elementares. Teremos também uma aula dedicada à análise do exame do PROFMAT mostrando as questões de maior e menor índice de acertos. Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco através do endereço papmem.ufc@gmail.com ou pelos fones (85) 3366-9311 (Marcos Melo) e (85) 3366-9319 (Marcelo Melo).
Alccy Marthins
PAPMEM - UFC 2011.2: RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
PAPMEM – UFC 2011.2
Inscrições Deferidas
1. Adriano da Silva de Oliveira (PROFMAT)
2. Alex Alexandrino Aquino (PROFMAT)
3. Alexandre Francisco Campelo (PROFMAT)
4. Analine Queiroz da Silva
5. Andréa Magalhães Montenegro
6. Antonio Erivan Bezerra Ferreira
7. Antônio José Ferreira Mesquita (Braga)
8. Calebe Lopes Brandão (PROFMAT)
9. Camila Sampaio Nogueira
10. Carina Brunehilde Pinto da Silva (PROFMAT)
11. Carla Patricia Souza Rodrigues
12. Carlos Alberto Gomes Bonfim
13. Carlos Sérgio Rodrigues da Silva (PROFMAT)
14. Cassimeire Oliveira de Souza
15. Charles Matos de Freitas (PROFMAT)
16. Cícero Erialdo Oliveira Lima (PROFMAT)
17. Diego Cunha Nery (PROFMAT)
18. Diego Ponciano de Oliveira Lima (PROFMAT)
19. Edealcia Regina Alves Luciano
20. Edson Oliveira da Silva
21. Eduvâncio Machado da Silva Filho (PROFMAT)
22. Elaine de Sousa Teodosio
23. Erineu Santos da Costa
24. Evanilson Brandão Pinto
25. Fabio da Costa Ribeiro
26. Fernando Hugo Martins da Silva (PROFMAT)
27. Flavio Maximiano da Silva Rocha
28. Francisco Carlos Rabelo de Luna
29. Francisco de Assis Santana
30. Francisco de Assis Saraiva Carneiro
31. Francisco Edinaldo Martins
32. Francisco José Calixto de Sousa (PROFMAT)
33. Francisco José Santos Uchôa
34. Francisco Ricardo Moreira Sampaio (PROFMAT)
35. Glauco Brito Pinheiro
36. Gustavo Oliveira Lima Junior (PROFMAT)
37. Henrique Alves de Melo (PROFMAT)
38. Hugo Victor Silva (PROFMAT)
39. Ingrid Vieira Saldanha Ivan Silva Santos
40. Isabel Cristina da Silva Martins Costa
41. Ivan Silva Santos
42. Jackson Rodrigues de Lima
43. João Alfredo Montenegro Castelo (PROFMAT)
44. João Cabral Raposo Junior
45. João Fernandes Teixeira Neto
46. João Luiz Furtado da Silva
47. Jonathan Haryson Araújo Aguiar
48. Jose Alcy de Pinho Martins
49. José da Silva Bacelar Junior (PROFMAT)
50. José Fernando Coelho Ferreira
51. José Gleisson da Costa Germano
52. José Magalhães dos Santos Júnior
53. José Marcos Braga da Silva
54. José Samuel Machado (PROFMAT)
55. José Wedison Sampaio
56. Josué Taveira
57. Juarez Alves Barbosa Neto (PROFMAT)
58. Leidiane Freire da Hora
59. Luiz Eduardo Landim Silva (PROFMAT)
60. Luiz Vieira dos Santos
61. Lusilene do Nascimento Medeiros
62. Marcel Romualdo Guimarães Pimenta (PROFMAT)
63. Marcelo Soares da Mota
64. Maria Ingrid Alves
66. Maria Valônia Sousa Ferreira
67. Michael Gandhi Monteiro dos Santos (PROFMAT)
68. Paulo Rafael de Lima e Souza (PROFMAT)
69. Rafael Luz Duarte (PROFMAT)
70. Ricardo Carvalho Oliveira (PROFMAT)
71. Roberto Rodrigues Silva (PROFMAT)
72. Rondinelli Rocha da Fonseca (PROFMAT)
73. Sebastião Alexsandro Lima da Silva
74. Servulo Paz de Oliveira
75. Silvio Cesar Teixeira de Vasconcelos
76. Sueli Xavier da Silva
77. Teodoro Renê Bezerra da Silva
78. Thiago Pinheiro de Aguiar (PROFMAT)
79. Virlane Nogueira Melo
80. Wagner Silva de Andrade
Inscrições com Pendências*
1. Angelita Francisca Domingos Melo (Formulário?)
2. Bergson Rodrigo Siqueira de Melo (Formulário?)
3. Camila Morais Farias Damasceno (Formulário?)
4. Carlos David Mesquita Castro (Formulário?)
5. Cleiton Freire do Nascimento (OK!)
6. Enedina Alencar Viana (OK!)
7. Francisco José Mendonça do Vale (Formulário?)
8. João Carlos Matos Lima (Formulário?)
9. Joelma Maria de Freitas Almeida (Formulário?)
10. Márcio Darílson Marcos de Abreu (Formulário?)
11. Maria Hélia Tavares (Formulário?)
12. Najara Gonçalves da Silva (Formulário?)
13. Taciana Alves Bezerra (Formulário?)
* Obs.: Os candidatos com inscrição pendente devem entrar em contato com os coordenadores locais através do endereço eletrônico papmem.ufc@gmail.com.
Alccy Marthins
Assinar:
Postagens (Atom)