domingo, 29 de maio de 2011

ÁLCOOL, PIERCINGS E TATUAGENS: UMA MISTURA ECLÉTICA E PERIGOSA

No fim de semana, quando a gente tira folga, nosso fígado muitas vezes fica de plantão – e trabalha pesado. O Bem Estar desta sexta (27) entrou no assunto para falar de um dos hábitos que mais sobrecarregam o órgão: o consumo de bebidas alcoólicas. O médico convidado para falar do tema foi o psicanalista Sérgio Dualibi. O programa teve também o infectologista Caio Rosenthal, que falou dos cuidados que é preciso ter para fazer tatuagens. Cada bebida alcoólica tem um teor alcoólico diferente. Vinho e cerveja são fermentados e, por isso, têm bem menos álcool que cachaça, uísque e vodca, que são destilados. No quadro abaixo, consta a quantidade de álcool de cada bebida e os limites que determinam quem é um bebedor leve, moderado ou pesado.




arte bebidas alcoólicas (Foto: arte / G1)

A diferença entre os números para homens e mulheres tem vários fatores, entre eles está a concentração de água que cada um tem no organismo. Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente. A bebida em excesso sobrecarrega o fígado, porque uma de suas funções é desintoxicar o corpo. Além disso, ele regula a quantidade de água no corpo, trabalha na coagulação do sangue, armazena glicose.


O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue. O melhor alimento para se consumir junto com o álcool é o carboidrato que, no sangue, vira glicose. Frituras e condimentos irritam o estômago e, como o álcool também irrita, esses alimentos podem dar gastrite. É bom tomar água junto com a bebida, de preferência na mesma quantidade. Bebidas gaseificadas não são o ideal, pois potencializam a absorção do álcool.

Piercings e tatuagens

Nós fomos a um estúdio mostrar todos os cuidados de higiene que uma tatuagem exige. O tatuador usa agulhas descartáveis e luvas para evitar a transmissão de doenças entre clientes por meio do sangue. Todos os equipamentos e produtos, da agulha à tinta, precisam ter certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nosso consultor Caio Rosenthal também respondeu a perguntas sobre tatuagens. Ele recomenda atenção ao risco de alergias. A tinta possui metais como cobalto, cromo ou titânio, por exemplo. Se a pessoa tiver reações a algum elemento, deve avisar ao tatuador antes, para que ele não use uma tinta sem a substância.

Quando a tatuagem é recém-feita, Caio recomenda deixá-la descoberta e lavar com água e sabão. Tomar sol é proibido por uns dias, já que a radiação solar pode causar queimadura de primeiro grau – quando a pele fica vermelha – e modificar o desenho na pele. Dentre as partes do corpo mais populares para colocar os piercings, o infectologista recomenda a sobrancelha, pois a região só tem pele. No nariz, a mucosa é mais sensível, na boca há mais bactérias e na orelha não há circulação de sangue – em caso de infecção, os remédios não chegam até a região.


Alccy Marthins