quarta-feira, 27 de abril de 2011

INDISCIPLINA DE ALUNO DEVE SER PUNIDA PELO CÓDIGO PENAL

A Câmara analisa o Projeto de Lei 267/11 que estabelece  punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras  éticas e de comportamento de instituições de ensino. O projeto é de autoria da  deputada Cida Borghetti (PP-PR).
Em caso de descumprimento, o estudante  infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave,  encaminhamento à autoridade judiciária competente.
A proposta muda o  Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos  códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do  adolescente na condição de estudante. 
A indisciplina de acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula  tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de  violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos  episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões  verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

Chamo aqui todos os professores do Brasil, a fornecer apoio a Deputada Cida Borghetti, e pressionar o Congresso  a aprovar essa lei mais do que importante é uma questão de sobrevivência e de plena cidadania.


ALCY MARTINS