sábado, 28 de novembro de 2009

A COR DA PELE

Pessoa bronzeando. O bronzeado é provocado pela melanina.
Melanina é uma proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos dos mamíferos. Algumas pessoas são albinas, pois em seu organismo não existe a produção de melanina.

A melanina é responsável pela cor da pele, dos olhos, dos pêlos humanos e atua também em outros animais. Porém, a cor da pele não depende apenas dos pigmentos da melanina, também do caroteno que se localiza no tecido adiposo subcutâneo, que tem a cor alaranjada.

Além da melanina e do caroteno, os vasos sanguíneos também influenciam na cor da pele, pois quanto mais ligeiros e dilatados, mais a pele fica escura.

Quanto mais melanina a pessoa tiver em seu corpo, mais escura será a pele. Quanto menos melanina, mais clara a pele será.

A melanina é considerada uma proteína. Ela é produzida pelas células que se localizam na camada basal da epiderme, denominadas de melanoblastos.

Existem dois tipos de melanina:

- Eumelanina: onde predomina a cor castanhada ou preta.
- Feomelanina: que constitui a cor vermelhada e amarelada.

As pessoas que tem a pele clara, geralmente têm grandes riscos de câncer de pele, isso porque há pouca produção de eumelanina em seu organismo.

As células que produzem a melanina, além de dar pigmento à pele, também é responsável pela proteção da pele contra os raios ultravioleta. Ainda não se sabe como a melanina exerce influência sobre os raios ultravioleta.

Alcy Martins