terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CHUVAS EM MINAS GERAIS ATINGEM RECORDE EM VOLUME








A cidade de Belo Horizonte atingiu, nesta terça-feira (20), o recorde de volume de chuva em dezembro dos últimos cem anos de medição pluviométrica, com 606,4 milímetros de precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 601,3 milímetros, registrado em dezembro de 2008.

 

Ainda segundo o instituto, o índice de 606,4 milímetros representa 90% de aumento em relação à média esperada para o mês, que é de 319,4 mm. As medições realizadas pelo 5º Distrito do Inmet, na capital mineira, mostram que o maior volume de água registrado em 24 horas foi de 91,4 milímetros no dia 14 de dezembro. Apenas entre os dias 13 e 20, foram registrados 465 milímetros de chuva.



Nesta terça-feira (20), os municípios de Itumirim, na Região Sul de Minas Gerais, e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha entraram para a lista de cidades que decretaram estado de emergência por causa das chuvas. Em Minas Gerais, já são 21 municípios ao todo. Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Belo Horizonte, devido aos danos provocados por enchentes e inundações.
 
 


Segundo a Defesa Civil Estadual, a previsão é que continue a chover em grande parte do estado nesta terça-feira (20). Em Betim, na Região Metropolitana de BH, mais de 90 casas, em dois bairros da cidade foram atingidas após a Represa Várzea das Flores transbordar. Cerca de 60 famílias tiveram que sair das residências. Barcos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram o transporte de moradores.



Alccy Marthins
Twittter: @alcy_martins