terça-feira, 30 de agosto de 2011

A GREVE CONTINUA: EXIGIMOS RESPEITO PODER JUDICIÁRIO CEARENSE, JÁ QUE O CID GOMES NOS NEGA

Em mais uma Assembléia Geral da categoria, realizada ontem no Ginásio Aécio de Borba, ás 16 horas, com representação de aproximadamente 60 municípios de todas as Regiões do Estado, mais de três mil professores aprovaram pela continuidade da Greve. A categoria avaliou que é necessário que o Governo assine um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC com os compromissos assumidos na última audiência.




A Assembléia também aprovou a seguinte agenda de mobilização, sem prejuízo das atividades Zonais, Municipais ou Regionais:

Dia 30 de agosto - terça-feira - 15 horas – Apresentação Estudo sobre aplicabilidade dos recursos da Educação pelo Estado do Ceará, pelo técnico contratado pelo Sindicato-APEOC, André Pinheiro.

Dia 01 de setembro - Quinta-feira - Manifestação na Assembléia Legislativa, Concentração 08 horas na Praça da Imprensa.

Dia 02 de setembro - sexta-feira - Assembleia Geral, às 15 horas, no Ginásio Aécio de Borba.




Mesmo com a ilegalidade, que ainda não vi no site do TJ-CE, era de se esperar que fosse decretada a ilegalidade da greve dos professores do Estado do Ceará. E era de se esperar que fosse considerada ilegal por alguém do judiciário oriundo de família da ribeira do Acaraú, especificamente do município de Sobral (os Estados Unidos do Ceará).




É o que acontece desde 2009, quando o Juiz da 2ª Vara da Fazenda Francisco Chagas Barreto Alves decretou a ilegalidade do movimento grevista daquele ano. Agora, foi a vez de o desembargador Emanuel Leite Albuquerque decretar a ilegalidade. Parece muita coincidência eles serem de famílias sobralenses? É de esperarmos que, caso haja uma outra greve nos próximos anos, surja um Frota, um Aguiar, um Parente, um Arruda, um Vasconcelos, um Carneiro, um Lira, um Paiva e decrete a ilegalidade.    




Não sei se na cabeça de alguma outra pessoa, fora a do senhor desembargador, aceite uma de suas alegações para que os professores voltem às aulas - a de que a greve dos professores traz prejuízo à saúde dos estudantes, uma vez que estes ficam sem a merenda escolar. Ora, senhor desembargador, não são os professores que fazem ou distribuem a merenda escolar para os alunos. Muito menos descumpre uma leifederal. Acorda desembargador alienado e sem conceitos de ensino. Não a criminalização dos direitos dos trabalhadores deste país.




Se a greve coloca em risco a saúde e a sobrevivência dos alunos então o que acontece nas férias escolares é um verdadeiro genoCIDio !!!!!! No pedido de ilegalidade o governador chamou todos os alunos da Escola Publica do Ceará de mortos de fome. Surge então, mais um motivo para os alunos se revoltarem contra esse governador sem noção do que é educação de fato e direitos humanos, sem falar nos de greve.




Nas escolas existe um corpo de servidores que são responsáveis pelo processo de cozimento e distribuição da merenda. Os professores são responsáveis apenas pelo processo educacional. Não é da competência dos professores trabalhar na cantina escolar e sim em sala de aula. Afinal, estes nem sequer podem tocar na merenda escolar, segundo o Ministério Publico Estadual, este órgão é uma fraude de busca de justiça. Mas caso a falta de merenda seja o problema, que a distribuam para os alunos.




Esta é uma greve ímpar e singular, pois pela primeira vez na história do Ceará, tanto a capital, quanto o interior aderiram fortemente ao movimento grevista. Por tudo isso e pela falta total de honestidade do governador com a classe dos professores, devemos continuar a greve e gritar em alto e bom som: FORA CID GOMES.   




Com a notícia da ilegalidade da greve, está chovendo ligações na escola com dúvidas sobre a retomanda das aulas. Muitos professores provavelmente ficarão com medo e irão querer voltar para sala de aula, pois sabendo que era um direito, muitos não queria participar, e agora com a notificação é que vai ser dificil convencê-los de lutar. Mais vamos ficar firmes para não desanimar. 




Estou em um país, onde sinto-me sufocado por tamanho desprezo, baixa autoestima, de uma categoria que deveria ensinar a pensar, mas me parece que a grande maioria está perdida. Não quero ser um dos martires da educação, fazer greve de fome, morrer para ser lembrado e ouvido. Quero respeito! Novamente, precisamos de apoio de todos para conquistar esse respeito.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins



APEOC-CE DEVE ENTRAR COM AÇÃO CONTRA CID GOMES NO STF



Se os professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará, comerçarem a cobra da Apeoc, colocando pressão, este sindicato acorda e entra com ação no STF contra Cid Gomes. A exemplo disto, a direção do sindicato dos professores estaduais do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicado) decidiu durante reunião na tarde desta quinta-feira ingressar com uma medida judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir que o governo estadual cumpra imediatamente a lei do piso nacional. A medida será protocolada nesta sexta-feira, em Brasília (DF).



Professores do Ceará conscientes de seus direitos
Foto: Apeoc-CE



Segundo o sindicato, o governo alegava a necessidade de esperar a publicação do acórdão do STF para pagar o piso. Como isso foi feito na quarta-feira, não haveria mais motivações para que a medida não fosse cumprida.  A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês.




Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187. Quando a lei foi aprovada, cinco governadores, incluindo do Rio Grande do Sul, entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.  O STF confirmou, no julgamento, que o piso nacional deve ser interpretado como vencimento básico, isto é, sem gratificações e outros adicionais.




Municípios e Estados alegam que não têm dinheiro imediado para garantir o salário de acordo com o que determina a lei. Dinheiro com certeza tem, agora se o governo está gastando com outras "prioridades" precisamos investigar, detalhe se a prioridade é o Aquario, aviso tome cuidado Cid Gomes, porque você pode acabar se afogando ou sendo devorado por um tubarão.  Esta é uma boa razão para a APEOC do Ceará, entrar com uma ação contra Cid Gomes, no SFT. O Sindicato APEOC está esperando o quê?




Alccy Martins
Twitter: @alcy_martins



WORLD TRADE CENTER CEDE LUGAR AO FREEDOM TOWER EM NOVA YORK - EUA

O administrador de empresas brasileiro Ivan Kyrillos Fairbanks Barbosa trabalhava no escritório da corretora de valores Cantor Fitzgerald, no 105º andar da torre norte do World Trade Center, quando ela foi atingida pela primeira das aeronaves seqüestradas por terroristas da al-Qaeda às 8h46 de 11 de setembro de 2001. A história dele, assim como a das quase 3 mil vítimas dos atentados, será preservada no memorial e museu que será inaugurado no próximo dia 11, durante a cerimônia que marcará os 10 anos da tragédia.






Resultado de uma seleção aberta em 2003 que incluiu mais de 5.200 projetos de 63 países, o Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro é parte do complexo que está sendo erguido no Marco Zero, como ficou conhecido o local após o atentado. A primeira das cinco torres em construção, chamada de Freedom Tower, ainda mais alta que as Torres Gêmeas, será inaugurada em 2013.


A ideia, de acordo com o presidente do Memorial, Joe Daniels, é de que seja não apenas um local para lembrar a tragédia, mas também “o espírito de união e solidariedade” que se seguiram aos atentados e que “ainda pode ser visto no grande apoio que a organização recebeu de patrocinadores de 50 estados e 28 países”. “Uma ligação que está acima de política, raça, classe econômica e fronteiras geográficas”, diz em mensagem no site da instituição.
Novo World Trade Center VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte / G1)


 

Imagens dos rostos das quase 3 mil vítimas dos ataques ocupará uma grande parede do museu, que também exibirá relatos de parentes e objetos pessoais doados pelos familiares. Além dos mortos nas duas torres, a lista inclui ainda os que perderam a vída nos voos que caíram sobre o Pentágono, no estado da Pensilvânia, além de seis vítimas de outro atentado a bomba ao World Trade Center, em 1993.


Do lado externo, dois imensos espelhos d’água ocupam agora o mesmo perímetro onde estavam as Torres Gêmeas, alimentadas por uma queda d’água em fluxo contínuo. A intenção, segundo os responsáveis pela obra, é que os dois espaços abertos sejam uma visão constante da ausência. No parapeito, vazados em placas de bronze, estarão os nomes de cada um dos mortos no maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos.



Mais de 400 árvores foram plantadas na Praça do Memorial, cuja ideia é que se torne um espaço de convivência dos novaiorquinos na região do Distrito Financeiro. Todo o projeto paisagístico está construído sobre a área ocupada por memorial e museu, que se espalha em pavimentos subterrâneos a mais de 20 metros de profundidade. Ele está interligado ao metrô e outros equipamentos urbanos.



Doações
No site da instituição www.911memorial.org, é possível agendar uma visita à mostra a partir da abertura (o ingresso é gratuito, mas é sugerida uma doação), conhecer os principais doadores, colaborar com a memorabilia da mostra e até mesmo se tornar um voluntário.


Por uma câmera instalada no alto de um dos edifícios, é possível acompanhar o andamento das obras dos prédios. Recém-inaugurado, o “Memorial Guide”, aplicativo do memorial para smartphones e tablets, também pode ser baixado gratuitamente no site.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins




domingo, 28 de agosto de 2011

FURACÃO IRENE CHEGA AOS ESTADOS UNIDOS

O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe, chegou à costa leste dos Estados Unidos por voltas das 8h deste sábado (27), no horário local (9h, no Brasil). Ao todo, sete estados no país estão em emergência. Cerca de 2 milhões de pessoas foram orientadas a sair de casa, entre elas, o presidente norte-americano, Barack Obama, que interrompeu as férias na região.






Os ventos máximos sustentados pelo furacão atingem a velocidade máxima de 140 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. Mais cedo, o furacão foi classificado como de categoria 1 – de menor intensidade (em uma escala que vai até 5) -, de acordo com o NHC.


Este é o primeiro ciclone que chega ao território dos EUA desde que 'Ike', em 2008, tocou terra em Galveston, no Texas. O Irene começou a a castigar nesta sexta-feira (26) o litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com fortes ventos, chuvas torrenciais e ressaca. As condições do clima têm piorado desde a madrugada deste sábado e o furacão já causa inundações e quedas de energia generalizadas.



Mais de 250 mil pessoas estão sem energia. O furacão deve chegar à Nova York neste fim de semana. Na região, todo o transporte público foi interrompido e 250 mil pessoas terão de deixar suas casas. Pontes e túneis foram interditados e há risco de corte de energia.
Furacão Irene atinge a Carolina do Norte (Foto: Jose Luis Magana/AP)
Furacão Irene atinge a Carolina do Norte
Foto: Jose Luis Magana/Reuters
 
 
Está vigente um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde Nova Jersey e Nova York até a costa de Massachusetts, incluindo as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket. Permanece em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a desembocadura do rio Merrimack, em Massachusetts.



furacão Irene (Foto: AP)
Furacão Irene causou a morte de, pelo menos, seis pessoas
Foto: AP
 


Voos cancelados
Diversas companhias aéreas cancelaram voos entre este sábado e domingo (28) à costa leste do país e todos os previstos para Nova York. Entre as companhias que mudaram os planos de voos estão Air France, American Airlines, AirTran Airways, JetBlue Airways, Delta Air Lines e Southwest Airlines. Ao todo, 5 mil voos foram cancelados.



No caso da Air France, foram suspensos também neste sábado os voos para Washington. Com destino a Boston, no entanto, não houve cancelamentos. Para o domingo, a situação deve se inverter nas duas localidades, pelo menos no que diz respeito aos voos da Air France.


O presidente americano, Barack Obama, decretou estado de emergência na Carolina do Norte, Nova York, Virgínia e Massachusetts, estados em que está previsto a passagem do furacão nas próximas horas.



Ressaca 'extremanete' perigosa, os meteorologistas recomendaram aos moradores que tomem precauções porque Irene causará ressaca extremamente perigosa, que deve elevar o nível de água entre dois e três metros acima da média normal.


Após passar pela Carolina do Norte, o furacão se deslocará ao longo da costa nordeste dos Estados Unidos e afetará muitas cidades que se encontram na área, informou o meteorologista Félix García, do NHC. A população de Nova York aguarda a chegada do furacão Irene, que pode alcançar a cidade neste final de semana e ser classificado como o mais intenso da história das medições do NHC.



Segundo o instituto, o Irene chegou a alcançar nesta sexta o nível 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos a uma velocidade de 170 km/h, e chegou a possuir a mesma categoria do Katrina - o furacão que devastou Nova Orleans em 2005, com 1.700 mortos.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins





A FILHA DE JANETE DESCONTRAÇÃO E SUCESSO

Começou como brincadeira de criança e muita timidez. Renan Amaral da Silva, de 14 anos, pediu para as amigas Bruna e Dayanne o deixarem sozinho na sala para ele imitar a personagem Janete, interpretada pela atriz Thalita Carauta no programa Zorra Total. Depois, publicaram no YouTube.




O vídeo fez sucesso instantâneo na internet, e sua versão original, colocada na conta de Dayanne, foi vista cerca de 350 mil vezes até agora. Mas o vídeo foi copiado por outros usuários, que embora tenham "chupado" o original, ajudaram a espalhar a imitação de Renan para pelo menos 3 milhões de pessoas.



A quantidade de acessos tornou a brincadeira de três crianças de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no vídeo mais visto do YouTube no Brasil e o quinto mais visto em todo o mundo nesta semana. Para dar a entrevista, Renan e sua mãe, Leila do Amaral, foram de ônibus até a casa de Dayanne, que junto com sua colega Bruna estimulou o ator iniciante para fazer o primeiro vídeo e emprestou a câmera com a qual gravaram esta conversa. O manuseio do equipamento ficou por conta de Leila, que respeita a vontade do filho e pondera sua fama repentina.



"A prioridade agora é o estudo, independente de qualquer coisa", diz ela. Trabalhadora doméstica e obrigada a deixar sua casa no início do ano - o imóvel foi atingido pelas enchentes da serra fluminense -, Leila conversou com os pais de Bruna e Dayanne quando começou a receber uma ligação atrás da outra de gente interessada no talento do filho. Renan fez questão de aparecer junto com as amigas. Os três ainda pensam como podem fazer novos vídeos e já houve convites para participações especiais em programas de TV. "Mas não podemos criar expectativas", diz Leila.





Alccy Marthins
Twitter: @alcy_martins



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GREVE GERAL DOS PROFESSORES DO ESTADO CEARÁ

Aos 24 de agosto de 2011, o movimento da EEEP Presidente Roosevelt na ação da greve dos professores do Estado foi exemplar, reunimo-nos na EEEP Presidente Roosevelt por volta das 7:30h da manhã, logo em seguida, saímos para fazer a jornada na EEEP Marvin e EEEP Paulo Petrola. Foram os seguintes professores: Daniela Bezerra, Alcy Martins, Edilberto Braga, Ana Paula, Alfredo Homsi, Karla Silva, Luana Mara, Rafaela Moura e Lamarck Augusto.



Professores da EEEP Presidente Roosevelt-CE: Edilberto Braga, Danila Bezerra,
Alccy Martins, Alfredo Homsi, Raphaela Moura e Karla Silva.
Foto: Profa. Ana Paula


Com esse time e outros companheiros de luta, da Zonal da Região I, com participação marcante da EEEP Joaquim Noqueira se constituiu o Comando de Greve das EEEP’s - CGE. Chegamos a EEEP Marvin onde fomos recepcionados pela secretária escolar encaminhando-nos a sala dos professores para que assim pudéssemos dialogar. E posteriormente, a EEEP Paulo Petrola, que fomos recebidos pela diretora da instituição que nos levou até a sala dos professores para os pronunciamentos.

Professores da EEEP Presidente Roosevelt-CE: Ana Paula, Luana Mara, 
Alccy Martins, Alfredo Homsi, Edilberto Fraga e Lamarck Augusto
Foto: Profa. Raphaela Moura

De início a professora de Geografia da EEEP Presidente Roosevelt Daniela Bezerra, fala sobre a conjuntura educacional do Estado do Ceará em aspectos formais. Na visão da professora o governador está totalmente equivocado quanto a profissão de professor e sua importância, pois o mesmo vem cotidianamente fazendo declarações que danifica a imagem do professor em todos os sentidos. Fala também das diversas formas de pressão que o professorado do Estado do Ceará vem recebendo por parte da gestão das escolas e do próprio governo que tenta mascará a realidade e que tenta barrar a adesão dos professores a greve.


Professores da EEEP Presidente Roosevelt-CE:
Alccy Martins, Alfredo Homsi, Edilberto Fraga, Lamarck Augusto e Daniela Bezerra
Foto: Profa. Raphaela Moura

Daniela fala com emoção da reunião acontecida no dia 19/08 com os pais/responsáveis dos alunos da EEEP Presidente Roosevelt tendo o apoio dos mesmos. Ressaltou também que a cada dia o professor se torna presa fácil na mão do governador, justificou que isso não pode de forma alguma continuar acontecendo, pois estamos em um país democrático e ensinamos além dos conteúdos didáticos os assuntos transversais para nossos alunos como cidadania, ética e democracia. Falou Daniela que não teria coragem de entrar em sala de aula sabendo que a carreira de professor estava sendo destruída pelo governador Cid Gomes, ponderou.
Professores em debate nos Zonais I
Foto: Prof. Alccy Martins

É interessante analisar o envolvimento dos alunos nessa luta da categoria, que vem tomando mais tamanho e forma. O professor de Física Alfredo Homsi da EEEP Presidente Roosevelt e da EEM Adauto Bezerra revela que um ato tão grandioso surgiu dentro da primeira escola citada, onde o Grêmio Estudantil representado por sua presidente Vitória Bastos, decidiram que no dia do estudante 11/08 não viriam para a escola, e assim aconteceu num total de 355 alunos apenas 27 compareceram a Unidade Escolar. Isso mostra que os estudantes estão mais conscientes e preparados para a vida social e democrática, e que não permitirão que no futuro nenhum governo modifique seus salários para menos, pontuou Alfredo Homsi.
Professores em debate nos Zonais II
Foto: Prof. Alccy Martins

Logo em seguida o professor de Educação Física Milton da EEEP Joaquim Nogueira, fala sobre a vontade de está na luta com determinação e coerência, pois segundo o professor o governador argumenta que não tem mecanismos de negociação, quando na verdade foi o próprio chefe do Poder Executivo que inicia a tomada da greve negando os direitos dos professores. Nesse contexto, afirma que a greve se torna clara quando Cid Gomes toma a decisão de não pagar o Piso Salarial requerido pela categoria e aprovado no Supremo Tribunal Federal - STF.



Professores em debate nos Zonais III
Foto: Prof. Alccy Martins





Milton também lembra que não podemos temer, pois as conquistas são superiores as derrotas. E deu dois exemplos, a equiparação salarial entre a categoria e o direito dos professores temporários de participar da Seleção Pública para as EEEP’s foram conquistas de lutas que expressaram a adesão dos professores para que assim fossem tomados como força existencial contra o governador.

Professores em debate nos Zonais IV
Foto: Prof. Alccy Martins


Na concepção do que de fato acontece na categoria, o professor de História Renam Silva da EEFM São José dos Arpoadores, ressalta que os professores são segregados pelo sistema: em temporário, probatório e efetivo, isso dentro de uma escola de ensino regular. Pela falsa mídia que o governador faz das EEEP’s pensa-se que nessas unidades é diferente, quando na verdade fica pairando no campo da teorias das ideias.


Professores em debate nos Zonais V
Foto: Prof. Alccy Martins


Renam Silva esclarece que nas EEEP’s além do temporário, do probatório e do efetivo, existe o técnico, que tem um salário maior do que os professores da Educação Básica, segundo ele não que os técnicos não mereçam, sim completou Renam Silva, merecem pelo esforço e os titames do processo, mas reluta afirmando que os demais professores fossem valorizados, respeitados e reconhecidos como peça chave para uma sociedade justa e digna. Finalizando reconhece que tanto os professores das escolas regulares como das EEEP’s estão no mesmo barco e que na prática até o salário é o mesmo.



O professor de Química Edilberto da EEEP Presidente Roosevelt lembrou dos tempos nos quais era professor temporário falando que a pressão é grande para forçar a não adesão a greve. Visto que o Estado tem um grande número de professores temporários. Edilberto relatou que estava feliz por está lutando por seus direitos e que a partir do momento em que se envolveu com a greve percebeu que os fatos precisam ser esclarecidos e dimensionados, pois só assim conseguiremos uma vitória da categoria, então da sociedade. Edilberto fala também da coragem dos primeiros professores da EEEP Presidente Roosevelt em entrar na greve para fazer valer seus direitos: Daniela Bezerra, Alcy Martins, Edilberto Braga, Ana Paula, Socorro Albuquerque, Kelly Góes e Estélio Rubens, esclarece.


É fato que o governador desde junho do ano corrente tenta argumentar as atrocidades contra os professores em sua proposta para ser encaminhada a Assembléia Legislativa sem fundamento legal, social e jurídico. O professor de Educação Física Lamarck Augusto da EEEP Presidente Roosevelt salientou que é injusta a retirada de direitos dos professores por qualquer medida que seja, por esse motivo a categoria resolveu se organizar e começar a greve, devido também a ascensão profissional ser prejudicada provocando insatisfação na categoria. Lembra Lamarck Augusto que a tomada de decisão foi se dando aos poucos, ou seja, segundo ele a sensibilização foi uma manifestação individual para se tornar coletiva.




Ressalta ainda que à medida que, ocorre o engajamento da classe cria-se mais dinamismo nas ações do movimento. O professor avisou que aos 25/08 a partir das 8h da manhã haverá o Dia D da Educação Pública com concentração na Praça da Imprensa indo até Assembleia Legislativa, segundo Lamarck Augusto, estão sendo esperados cerca de 10 mil professores tanto do interior como da capital cearense para o ato marcado.


A professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Ana Paula da EEEP Presidente Roosevelt começa sua fala ressaltando que todos os direitos dos professores usufruem hoje é fruto das greves da década de 1980 e que à medida que, os anos passaram os governantes foram tirando tais direitos, o que significa uma classe desmotivada e sem perspectiva de carreira no futuro e porque não dizer no presente.




A referida professora avalia que a mulher é a mais prejudicada da categoria nessa proposta governamental, pois precisará chegar quase aos 31 anos de serviços para requerer a aposentadoria, à mesma acredita ser um absurdo e uma prepotência do governador Cid Gomes, que sequer sabe a dimensão do problema que gerou. Não podemos cruzar os braços e fingir que nada acontece, pois somos uma classe que é prejudicada aos extremos e não podemos calar, atacou a mestre. Se você for avaliar todos os aspectos perceberá que a carreira acabará com esta proposta descabida e sem valorar a profissão de professor, salientou Ana Paula.


George Bezerra que é professor de História da EEFM José Antônio Bezerra, sendo esta uma escola regular do Estado, responde um dos professores da Unidade Escolar visitada, sobre a questão dos salários dos mestres, pois o mesmo fica preocupado com a ação do governo contra seu contrato de trabalho por tempo determinado que é válido por um ano. George responde que a greve está dentro da legalidade e que o Sindicato Apeoc está trabalhando para assegurar a continuidade da greve e as reivindicações dos professores junto ao governador, até onde se sabe o governador não punirá com salário o trabalhador, pois estamos na legalidade, porém afirma que os professores não podem ficar em casa enquanto outros trabalham na greve.




Para George Bezerra o profissional do magistério precisará de no mínimo 28 anos de trabalho para ter a chance de chegar ao último nível da carreira, ou seja, já no final da carreira, isso é um absurdo. A iniciativa da categoria em fazer greve desperta um interesse muito grande sobre os professores de um modo geral, porque segundo ele a exclusão de 80% dos professores efetivos de qualquer reajuste e a destruição da carreira foi o ponto inicial para gerar um desconforto na categoria.




Outro assunto que George abordou foi que a avaliação institucional não se tem certeza de como será aplicada na prática, vendo que em São Paulo, não tem gerado bons resultados. Indagado, o mestre fala aos professores da EEEP Marvin e EEEP Paulo Petrola que os 200 dias letivos serão cumpridos pois é lei federal.  


A professora responsável pelo Laboratório de Informática – LEI, Raphaela Moura da EEEP Presidente Roosevelt falou sobre a questão acionada dia anterior 23/08 na sede da APEOC acerca da carteira assinada pelo Estado para os professores temporários, segundo ela é de uma humilhação e constrangimento grande está todos os anos fazendo o mesmo processo seletivo, para a mesma função na mesma instituição de ensino. A professora afirmou que deve ser colocada em discussão junto ao Estado a real situação do temporário em seu contrato, reafirmando o professor Alcy Martins destaca que é de caráter urgente a proposta da carteira assinada.


Em meios a tantos discursos e reivindicações que a classe está exigindo por e com direito, fica claro e notório que os professores estão firmes na discussão contra o governador. O professor de Biologia Alcy Martins da EEEP Presidente Roosevelt fica irritado com o governador, devido o mesmo querer decidir algo sem consulta da classe envolvida. Para ele os professores devem se envolver cada vez mais com a comunidade escolar, pois não adiante fazer a greve isoladamente, tem que trazer para a discussão os alunos e seus responsáveis para que de fato possam construir uma frente contra as atrocidades de Cid Gomes.




Na era da mídia o professor Alcy Martins esclarece que as redes sociais se tornaram hoje um elo de ligação forte com toda a sociedade, seja em qualquer rede que esteja aconselha a tratar do assunto para que se crie a informação formativa. Lembra Alcy Martins que o governador afirmou que “Por mim, nem carreira existiria”, na opinião do mestre isso significa que as universidades que formam os professores estão erradas, que toda a sociedade sobrevive sem professores e o que é pior o direito a educação que é constitucional é prejudicado.




Salienta ainda que no campo da questão dos professores temporários está articulando com a professora Raphaela Moura o agendamento com o advogado da Apeoc para a discussão da carteira assinada, garantindo desta forma as legalidades que o Estado não oferece. Opinou com veemência que o INSS não registra de imediato o depósito do desconto para a Previdência Social, e que quando for se aposentar deverá requerer via Justiça Federal.




Na verdade é um total descaso do Estado, é bem verdade que ocorreu um aumento no salário para o temporário que é a equiparação salarial, porém do outro lado Cid Gomes quer acabar com a possibilidade de ascensão profissional afirma o professor, isso é inaceitável retrucou.  Finalizando o professor Alcy Martins propõe que a classe de trabalhadora da educação se reúna de maneira clara e decidam por aderir a greve.


Vale ressaltar que na EEEP Marvin os professores estavam necessitando de um diálogo maior para tomar decisões. E na EEEP Paulo Petrola ocorreu um envolvimento com os alunos depois da reunião do Comando de Greve, pela curiosidade do que ocorria, muitos logo se posicionaram sobre as declarações do governador nos últimos dias, afirmando que não poderiam aceitar os erros administrativos do governador Cid Gomes contra seus professores.




Os professores também articularam a criação do Grêmio Estudantil da EEEP Paulo Petrola, para isso foi requerida a presença de Rodolfo presidente do Grêmio do Joaquim Noqueira e Vitória Bastos da EEEP Presidente Roosevelt.  Em ambas as escolas segundo os professores foi positivo a campanha pela greve dos professores da Rede Estadual de Ensino do Ceará pelo Comando de Greve das EEEP’s o CGE.

Texto assinado por Alcy Martins




Alccy Martins
@alcy_martins


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DILMA ROUSSEFF ELEITA A 3ª MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO

Presidente Dilma Rousseff
Foto: Agência Brasil
 


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a terceira mulher mais poderosa do mundo, de acordo com o ranking da revista norte-americana Forbes, divulgado nesta quarta-feira (24). Na primeira posição, aparece a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, seguida pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.



A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. A modelo brasileira Gisele Bündchen está no 60º lugar.



Empresárias
Entre as mulheres do mundo dos negócios, a mais bem colocada é a indiana Indra Nooyi (4ª no ranking geral), que comanda a PepsiCo, seguida pela chefe de operações do Facebook, Sheryl Sandberg (5ª), e pela presidente da norte-americana Kraft Foods, Irene Rosenfeld (10ª). Nenhuma brasileira aparece na lista nessa categoria.



Tecnologia
Na 6ª posição está Melinda Gates, mulher do fundador da Microsoft, Bill Gates, e cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates. O Google apareceu na lista, na 16ª posição, com Susan Wojcicki, de 43 anos, vice-presidente da empresa e responsável por 96% das receitas do Google. E no 42º lugar, com a vice-presidente de mapas e serviços de localização, Marissa Mayer.



No 20º lugar ficou Cher Wang, de 52 anos, cofundadora da HTC, responsável por um em cada cinco smartphones fabricados no mundo. Na 31ª posição apareceu Arianna Huffington, editora-chefe do site Huffington Post, que foi comprado pelo AOL por US$ 315 milhões. Carol Bartz, presidente-executiva do Yahoo!, está no 37ª lugar, seguida por Safra Catz, na 40ª posição, presidente da Oracle. Katie Jacobs Stanton, vice-presidente de estratégia internacional do Twitter, apareceu na 56ª posição. E no 82º lugar está Virginia Rometty, promovida em 2010 a líder global em vendas, marketing e estratégia da IBM.


Política
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que no ano passado ficou no topo do ranking, este ano caiu para a oitava posição. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, aparece na 17ª posição. Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas US$ 30 trilhões. Vinte e duas delas são solteiras.



Moda e entretenimento
Lady Gaga foi a melhor colocada, em 11º lugar. A cantora também foi considerada a celebridade mais importante do mundo pela “Forbes”, estando a frente de Oprah Winfrey (14ª colocada). A apresentadora de TV, cuja fortuna é estimada em US$ 2,4 bilhões, largou seu talk show neste ano para criar a sua própria emissora de TV. Quem também entrou no top 20 foi a cantora Beyoncé, no 18º lugar. Angeline Jolie conseguiu a 29ª posição no ranking.
 
 
Colocação Nome O que faz País
Angela Merkel Primeira-ministra da Alemanha Alemanha
Hillary Clinton Secretária de Estado dos EUA EUA
Dilma Rousseff
Presidente do Brasil

Brasil
Indra Nooyi Presidente e diretora executiva da PepsiCo EUA
Sheryl Sandberg Chefe de operações do Facebook EUA
Melinda Gates Cofundadora da fundação Bill & Melinda Gates EUA
Sonia Gandhi Presidente da India India
Michelle Obama Primeira-dama dos EUA EUA
Christine Lagarde Diretora-gerente do FMI França
10ª Irene Rosenfeld Presidente da Kraft Foods EUA
11ª Lady Gaga Cantora EUA
12ª Jill Abramson Editora executiva do New York Times EUA
13ª Kathleen Sebelius Secretária de Saúde dos EUA EUA
14ª Oprah Winfrey Apresentadora de televisão EUA
15ª Janet Napolitano Secretária de Segurança Interna dos EUA EUA
16ª Susan Wojcicki Vice-presidente do Google EUA
17ª Cristina Fernandez Presidente da Argentina Argentina
18ª Beyoncé Knowles Cantora EUA
19ª Georgina Rinehart Presidente executiva da HPPL Austrália
20ª Cher Wang Cofundadora e presidente do conselho da HTC Taiwan
60ª Gisele Bündchen Modelo Brasil



Motivos
Conforme a publicação, Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.



"Ao longo das múltiplas esferas de influência, essas mulheres alcançaram o poder por meio da conectividade, habilidade de construir uma comunidade ao redor de organizações que elas supervisionam, países que lideram, causas que encabeçam e marcas pessoais", acrescentou a "Forbes".




Alccy Marthins
@alcy_martins




ENTENDA O CANCER CHAMADO LINFOMA



O ator Reynaldo Gianecchini (Foto: Divulgação)
O ator Reynaldo Gianecchini
Foto: TV GLOBO




O Hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo, onde Reynaldo Gianecchini está internado, confirmou na segunda-feira (22) que o tipo de câncer do ator é um linfoma de células T angioimunoblástico. Existem vários tipos de linfomas e, segundo especialistas ouvidos pelo G1, essa é uma variante rara e agressiva.



Os médicos consultados foram o oncologista clínico Vladmir Cordeiro de Lima, do Hospital A.C. Camargo, e a infectologista e oncologista Nise Yamaguchi, do Instituto Avanços em Medicina, ambos de São Paulo.



Eles afirmaram que a variante é mais agressiva que o linfoma difuso de grandes células B, contra o qual a presidente Dilma Rousseff lutou em 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil. Segundo Lima, esse tipo corresponde a entre 3% e 5% dos linfomas não Hodgkins. Os linfomas se dividem em dois grandes grupos: Hodgkins e não Hodgkins; dentro desses grupos, ainda há variantes bem diferentes entre si.



O que é?
O linfoma é resultado de uma mutação em uma célula do sistema linfático, ligado à defesa do organismo. Essa célula passa a se multiplicar de maneira descontrolada, formando tumores. Isso pode acontecer nos diferentes tipos de células encontradas no sistema, principalmente nas células B e células T.



As células T, afetadas no caso de Gianecchini, são responsáveis pela defesa celular. São elas que regulam o funcionamento do sistema imunológico. O linfoma de células T angioimunoblástico acomete primeiro os gânglios, pequenos órgãos espalhados pelo corpo que fazem parte do sistema linfático, produzindo anticorpos. Em seguida, pode atingir outras partes do organismo, como a medula óssea, o fígado, o intestino e a pele.




O principal tratamento disponível para esse tipo de linfoma nessa situação é a quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento intensivo com compostos químicos que atacam os tumores, mas que causam efeitos colaterais em todo o corpo -- o mais conhecido é a queda de pelos e, por isso, pacientes de câncer muitas vezes raspam o cabelo.




Há ainda pesquisas indicando para possíveis tratamentos com alvos moleculares, capazes de interromper o crescimento dos tumores. Contudo esses são tratamentos experimentais e não seriam adotados desde o princípio.




Caso o organismo responda bem à quimioterapia, é feito um transplante autólogo de medula óssea, após a quimioterapia. Nesse processo, os médicos retiram e congelam células sadias da medula. Depois, à base de medicamentos, eliminam toda a medula presente no corpo para, em seguida, injetar novamente apenas as células sadias. “Você só pode fazer isso se a pessoa tiver uma excelente resposta à quimioterapia”, ressaltou Yamaguchi.




Segundo Lima, o outro especialista consultado, a taxa de cura máxima que o tratamento atinge “varia entre 50% e 60%”. Pode parecer baixa, mas não é, se comparada a tumores em outros órgãos. “Os linfomas são um dos tipos mais curáveis do câncer. Mesmo disseminado, você pode ter cura”, garantiu Yamaguchi, que preferiu não falar em números.



Os próximos passos
Segundo os médicos, a resposta do corpo depende muito do quadro clínico. “Normalmente, a avaliação é depois de dois a três ciclos de quimioterapia”, contou Lima, oncologista do A.C. Camargo. Se for assim, só se saberá como será a evolução do tratamento daqui a cerca de dois meses.



Para Yamaguchi, esse período pode ser ainda mais breve, pois há marcadores que permitem identificar o tamanho dos gânglios. Se eles diminuírem, é sinal de que o tratamento está tendo efeito. Se o tratamento não funcionar, a alternativa seria usar outro tipo de quimioterapia. “A cada tratamento que não funciona, a probabilidade de resposta diminui. A maior chance de cura é sempre no primeiro tratamento”, afirmou Lima.




Reynaldo Gianecchini está com 38 anos. “O fato de ele ser novo é bom, pois ele tolera tratamentos mais agressivos”, explicou Lima. Segundo os oncologistas, quando o paciente não acumula doenças crônicas, tende a ter menos complicações e interrupções no tratamento.




Alccy Marthins
@alcy_martins



terça-feira, 23 de agosto de 2011

CID GOMES UM GOVERNADOR ANTISOCIAL - PROFESSORES PERMANEÇAM EM GREVE

Como já é do conhecimento dos professores cearenses, o governador Cid Gomes não esconde o seu desprezo pelos profissionais do magistério da rede estadual de ensino. Ontem (22), na cerimônia de inauguração das novas instalações da EEEP Mons. Expedito da Silveira, em Camocim, Cid disparou mais uma vez contra os professores.



 
Professores protestam contra o governador Cid Gomes na
inauguração da EEEP Mons. Expedito da Silveira, em Camocim-CE
Foto: APEOC



Uma comissão formada pelo representante do Sindicato APEOC na região norte, Prof. Antonio Junior e por docentes dos municípios de Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval foi recebida pelo governador a fim de entregá-lo um documento requerendo a reabertura do processo de negociação garantindo o cumprimento da Lei do Piso dentro da carreira vigente. De pronto, Cid disparou: "Por que vocês fizeram concurso? Por que não foram para a escola privada?".




 
 Cid Gomes enfrenta os professores e espanta Izolda Cela
Foto: APEOC




E sendo quetionado sobre o esmagamneto da carreira nas tabelas apresentadas no final de julho, o executivo declarou: "Por mim, nem carreira existiria!". Sob o olhar pasmo dos que estavam em volta, inclusive da Secretária Izolda Cela, durante mais de 10 minutos a discussão se prolongou entre os grevistas e o governador, que insistia em afirmar que "A escola privada era melhor, pois apresentava os melhores resultados".




Cid enfrenta professores em GREVE
Sindicato APEOC



Finalizando, sem entendimento algum, só foi confirmado aquilo que todos já sabem: Cid, que tem predileção pela escola privada, continuará dando execução ao seu plano de terceirização da escola pública.




Alccy Marthins
@alcy_martins



GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARA CONTINUARÁ

Em grande Assembleia, com participação de mais de 5.000 professores da Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado, foi aprovada por unanimidade a continuidade da Greve do professores da Rede Estadual.



Professores e alunos da EEEP Presidente Roosevelt-CE,
na Assembleia Geral da categoria 
Foto: Vitória Bastos



A Assembleia foi Coordenada pelo Presidente do Sindicato-APEOC, Anizio Melo, em uma mesa composta pela representação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Centrais Sindicais, Membros da Diretoria do Sindicato-APEOC e do Comando de Greve.




Professores da EEEP Presidente Rossevelt, aderindo ao MOVIMENTO REAGE
Foto: Prof. Alccy Martins



Os professores da Capital e das inúmeras Caravanas de professores de todo o Ceará avaliaram a Greve Forte em todo o Estado, com exceção da Ibiapaba e Senador Pompeu que necessita de comandos de mobilização para conversar com os professores dessas regiões.

Professores da EEEP Presidente Roosevelt-CE
Foto: Tarciano




O presidente da Entidade informou sobre diversas ações de promoção da Greve tanto no interior quanto na capital: Atos Públicos, Manifestações, Visitas às Escolas, Redes de Relacionamento, Pedido de Apoios a Instituições, Peças publicitárias, dentre muitas outras.



Professora Daniela Bezerra ativista da Greve dos professores do Estado
Foto: Prof. Alccy Martins



Todas as intervenções foram no sentido de fortalecimento da Greve e da necessidade de participação massiva de TODOS nos atos e atividades programadas.



Assembleia Geral dos Professores do Estado do Ceará
Foto: Prof. Alccy Martins



A Assembleia contou ainda com a participação de estudantes de várias cidades que apoiam a Greve dos Professores em defesa da Educação.




·         DIA 23 DE AGOSTO – terça-feira
Mobilização nos Zonais (Ver agenda de seu Zonal ou Região)

·         DIA 24 DE AGOSTO – quarta-feira
Reunião de Organização dos Zonais (Ver agenda de seu Zonal ou Região)

·         DIA 25 DE AGOSTO – quinta-feira
DIA “D” DA EDUCAÇÃO
8 horas – Concentração na Praça da Imprensa e passeata até a Assembleia Legislativa

·         DIA 26 DE AGOSTO – sexta-feira
Manhã - Mobilização nos Zonais (Ver agenda de seu Zonal ou Região)
Tarde – 15 horas – Reunião do Comando de Greve na Sede do Sindicato-APEOC

·         DIA 29 DE AGOSTO - segunda-feira
15 horas - Assembleia Geral no Ginásio Aécio de Borba – Atente para o local.



Alccy Marthins
@alcy_martins



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SHOW DE ACROBACIA EM MICHIGAN-EUA TERMINA EM TRAGÉDIA

Um show aéreo realizado no domingo (21) em Harrison Township, no estado de Michigan (EUA), terminou em tragédia. O acrobata norte-americano Todd Green morreu após cair ao tentar passar de um avião para um helicóptero. A queda foi de uma altura de cerca de 60 metros.



Sequência de fotos mostra o momento em que ele perde o apoio e cai do avião (Foto: Jeremy Mitchell/AP)
Sequência de fotos mostra o momento em que Todd Green perde o apoio e cai do avião
Foto: Jeremy Mitchell/AP
 
 
A queda foi de uma altura de cerca de 60 metros (Foto: Jeremy Mitchell/AP)
A queda foi de uma altura de cerca de 60 metros
Foto: Jeremy Mitchell/AP
 
 
 
 
 
Alccy Marthins
@alcy_martins