quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA - FORTALEZA-CE





O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A presença e participação de todos é de fundamental importância, sendo imprescindível para o sucesso do Programa.
 
A E. E. F. M. Luiza Távora - PIO XII, está desenvolvendo tal ação para articular melhor as ideais dos estudantes afim de torná-los aptos para se prevenirem contras as doenças sexualmente transmissíveis - DST'S e de um modo geral para os demais desafios que a vida proporciona.
 

José Alcy de Pinho MartinsArticulador do SPE-MS/MEC/SEDUC-CE

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CONGRESSO NACIONAL NÃO SE MANIFESTA SOBRE AÇÃO DA POLÍCIA NO RJ

O Congesso Nacional que se diz representar o povo, acredito que não está muito satisfeito com as ações dos policiais no Rio de Janeiro - RJ, tirando das mãos dos traficantes o território adquirido, melhor dizendo tomado do próprio Estado. Os políticos que ganham rios de dinheiro as custas dos que acreditam neles, não se manifestaram nem a favor e nem contra tais ações, talvez seja porque esses politicos conseguem muito dinheiro com esses bandidos do tráfico para favorecerem suas campanhas eleitorais. Os não querem perder tal apoio.

Na minha opinião, deveríamos nos juntar com os cariocas e começarmos a expulsar os bandidos de dentro de nossas comunidades, chamar para si também a responsabilidade de começar a combater os bandidos de todos os tipos desde traficantes até políticos corruptos que saqueiam os cofres públicos e o que é pior é porque aqui no Brasil os políticos que não tem compromisso com a população é igualmente um traficante neste caso de confiança, pois pergunto eu: Cadê o dinheiro que esses políticos roubam e não devolvem.
Estou sentindo falta do nosso ilustre presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, até o presente momento não se manifestou sobre tais ações. Você não acha estranho?


Alcy Martins

OS ANTIBIÓTICOS SOB FORÇA DE LEI

Desde o início da semana (21/11), os medicamentos que contenham alguma substância classificada como antimicrobiano, os conhecidos antibióticos, só podem ser vendidos mediante a apresentação de receita prescrita por profissional competente em letra legível e em duas vias. A determinação é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e entrou em vigor no domingo.


Segundo a Anvisa, a determinação vale para mais de 90 substâncias antimicrobianas que englobam todos os antibióticos registrados no país. Nas embalagens e bulas será obrigatória a inscrição da frase "Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita". O processo ainda está em implantação e as farmácias e empresas farmacêuticas têm até 180 dias para se adequar à nova exigência.

A receita tem validade de dez dias e deve conter o nome completo do paciente, estar escrita sem rasuras e com letra legível e em duas vias. Na hora da compra também será exigida a identificação do comprador, endereço e um telefone para contato. Todas as vendas realizadas serão cadastradas em um livro fiscalizado pela Vigilância Sanitária.

Nas ruas, as pessoas demonstram compreender a necessidade da nova medida. Esse foi o caso de uma senhora que se identificou apenas como Izabel Cristina. Ela contou que seu filho chegou a tomar um medicamento antibiótico com receita médica e só foi descobrir que era alérgico na terceira dose:

- Meu filho tomou com receita e chegamos a ter problemas, imagina se é um caso que a pessoa se automedica. Isso é muito perigoso e sou totalmente a favor da exigência.


Preocupações comerciais:

Com a nova exigência, algumas farmácias acreditam que a venda possa cair porque até mesmo uma pomada cicatrizante, que é comumente vendida nos balcões sem prescrição médica e que contém a neomicina, uma substância antimicrobiana, não poderá mais ser vendida sem a apresentação e retenção de receita médica.

Pode até acontecer de termos uma queda nas vendas, mas por outro lado vai ser melhor porque vai zelar pelo bem-estar da população, acabando com a automedicação. Mais vale um remédio com receita do que uma complicação depois.


Alcy Martins

IGREJA UNIVERSAL PERDE TERRITÓRIO JUNTO COM BANDIDOS NO RJ

Com um quadro de fiéis baseados em ex-traficantes, ex-estupradores, ex-bandidos, ex-pessoas do mal a Igreja de Edir Macedo à IGREJA UNIVERSAL, vai sofrer bastante isso porque os causadores de sua clientela vai diminuir, aliás ja diminuiu, de acordo com as declaraçoes dos fiéis foram os bandidos que favoreceram os cofres da igreja, com tantos pessoas querendo sair e sem sucesso porque os traficantes estavam por todos os lados e justificava o uso.

Em discurso na sede da Secretaria de Segurança Pública, o secretário de segurança do Rio de Janeiro, Beltrame disse que “quem atravessar o Publicidade caminho da Polícia do Rio de Janeiro vai ser atropelado. Não haverá recuo porque esse é um projeto de médio a longo prazo para banir os traficantes de oferecer serviço de segurança para moradores de comunidades carentes da cidade”.

Desde a manhã desta terça-feira (23/11), há uma ação coordenada da Polícia Civil e Polícia Militar em 16 favelas do Rio. Armas, munições e drogas foram apreendidas, além de oito bandidos presos e quatro vítimas fatais. Com a confirmação de um dos bandidos presos - que revelou que a ordem dos ataques teria partido do Complexo de Bangu, o Governo do Rio solicitou a transferência de 13 traficantes de duas principais facções criminosas para presídios de outros Estados ou para penitenciárias federais.

A Polícia Rodoviária Federal também dá seu apoio à ação, intensificando barreiras e blitze nas estradas que cortam o Estado do Rio de Janeiro. As ações orquestradas tiveram ataques a instituições policias, viaturas e cabines da PM, além de carros incendiados.

Assim volta apaz para o RJ, de modo que por exemplo visitar a Igreja da Penha, será mais prazeroso aos domingos e pelo resto da semana.

Alcy Martins

domingo, 10 de janeiro de 2010

NOVO PROJETO CONTRA AS DROGAS

CONSCIENTIZAR PARA A VIDA,  É DIZER NÃO AS DROGAS


O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.

Faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

As drogas são todas as substâncias que, quando introduzida no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções. A toda uma classificação das drogas: psicotrópicas é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranqüilizantes; as substâncias entorpecentes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: a maconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar transitoriamente a personalidade. Todas apresentam uma relação muitas vezes difícil de serem correlacionadas.

O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso, é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício.  É muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar.

A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas, porém, não basta.  Dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso, por isso é preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo. A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.


Esse projeto realizar-se-á em uma Unidade de Ensino Estadual do Ceará, tendo ínicio em Fevereiro de 2010 e término em junho de 2010.

Escola E. F. Médio Dona Luiza Távora – PIO XII
Rua Ana Gonçalves nº 947  
Bairro: PIO XII
Cep.: 60130-490
Fortaleza - CE

Fones: (85) 31012065 e 87376685

Os responsáveis são:

Coordenação Geral na escola:
Professor José Alcy de Pinho Martins

Participantes:

Professor José Alcy de Pinho Martins, ESP.

Professora Maria de Fatima Freire Martins, ESP.

Professora Fátima Maria de Morais Rocha, MS

Professor Nazareno de Paulo do Amaral Acácio, ESP.

Professora Alexandra Dias Castelo Branco, Graduada


Alccy Martins