quarta-feira, 27 de julho de 2011

USP - ESTAÇÃO CIÊNCIA - UMA MANEIRA DE ENTENDER MELHOR OS FENÔMENOS NATURAIS

Alexandre Henderson e a equipe do Globo Ciência visitaram, nesta edição do programa, um museu da Universidade de São Paulo, o Estação Ciência. Lá, o visitante pode entender ciências como Física, Química, Geologia e Astronomia através de experimentos participativos ou contemplativos. Trata-se de um centro de ciências dinâmico, no qual o visitante pode entender diversos fenômenos de uma forma lúdica.



Experimentos com eletricidade  (Foto: Elizabeth Lee / Divulgação Estação Ciência)
Experimentos com eletricidade no museu
Foto: Elizabeth Lee / Divulgação Estação Ciência



Alexandre Henderson e a equipe do Globo Ciência visitaram, nesta edição do programa, um museu da Universidade de São Paulo, o Estação Ciência. Lá, o visitante pode entender ciências como Física, Química, Geologia e Astronomia através de experimentos participativos ou contemplativos. Trata-se de um centro de ciências dinâmico, no qual o visitante pode entender diversos fenômenos de uma forma lúdica.

Além de oferecer exposições, o Estação Ciência também abre espaço para cursos e outros eventos. Para orientar os visitantes, estagiários estudantes da USP trabalham como mediadores, ficando responsáveis por explicar cada equipamento e orientar a utilização de cada aparelho.

Um espaço que recebe cerca de 400 mil pessoas por ano não pode ter uma infraestrutura simples. Para acomodar seus visitantes e sediar eventos e palestras, o museu conta com acessibilidade a deficientes físicos e cadeirantes, cafeteria terceirizad, um auditório com 190 lugares, camarim e sala de controle totalmente equipada.




Além disso, há duas salas multiuso para cursos, treinamentos e reuniões e ainda sala de apoio ao visitante. O acesso ao museu é simples, já que está próximo de estacionamentos, da estação de trem e do terminal de ônibus. Foi fundado em junho de 1987 e, na ocasião, o publicitário Washington Olivetto, criou seu nome e sua logomarca.


O museu abriga experimentos que atraem muitos curiosos. Uma delas é a Sala Terremoto. “As pessoas entram na sala e o monitor liga um dispositivo que faz o chão vibrar, simulando um terremoto de baixa intensidade”, explica Ernani Baroni, assistente técnico da direção do museu.

Outros experimentos que atiçam a curiosidade dos visitantes são os que lidam com a eletrostática. “Equipamentos que arrepiam os cabelos e emitem pequenos choques divertem as pessoas”, revela Ernani. Ele explica também que as pessoas gostam de ver os simuladores de vulcões e tsunamis: “Mas estes experimentos são mais contemplativos”.


Os aparelhos foram criados a partir de sugestões de professores da USP, que projetam os equipamentos.

Serviço:
Estação Ciência
Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo
Rua Guaicurus, 1394, Lapa
CEP 05033-002, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3871-6750  Fax: (11) 3673-2798
Visitação:
3ª a 6ª feira, das 8h às 18h
sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Ingressos:
R$ 4. Maiores de 60 anos e alunos de escolas municipais e estaduais em excursão não pagam entrada. Entrada gratuita para todos no primeiro sábado do mês e no terceiro domingo.





Alccy Marthins
@alcy_martins