sexta-feira, 29 de julho de 2011

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO DE 2014

No sábado (30), 166 seleções vão conhecer o caminho pra chegar à Copa do Mundo de 2014, no Brasil. É o sorteio das eliminatórias da Copa. Só a América do Sul fica fora desse sorteio, porque neste caso não há grupos, todos jogam contra todos. O Brasil, como país-sede, já está classificado.
 
 
 





O sorteio das eliminatórias no sábado à tarde, no Rio de Janeiro, será uma superprodução. Quatro quilômetros e meio de cabos, uma frota de caminhões de TV e a antenas. Através dessa montanha de equipamentos mundo vai se concentrar na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O destino das seleções de futebol de 166 países depende do sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo.




“O evento nem sempre foi assim. Ele começou nos Estados Unidos, em 1994, e de lá para cá vem crescendo. Tanto que eu já tive em quatro, esse é o meu quinto e é o maior de todos, não tenha dúvida", diz o diretor de comunicação do Comitê Organizador da Copa de 2014, Rodrigo Paiva.



Como país-sede, o Brasil já está garantido na Copa. Mas, para alguns rivais históricos da seleção, o sorteio de sábado pode complicar muito o caminho até o Mundial. É o caso dos franceses. Eles não estão entre os cabeças-de-chave das eliminatórias europeias. E assim podem disputar uma vaga com outras campeãs mundiais, como Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália.



Em um grande auditório acontece o ensaio geral para o sorteio das eliminatórias da Copa. Tentar passar por aqui é querer arranjar problema com a segurança, não dá. Há alguns segredos guardados. Mas dá pra imaginar o que pode acontecer nessa festa de sábado. "O desafio é equilibrar entretenimento com sorteio, fazer com que a audiência continue o tempo todo", afirma o diretor do espetáculo, Aloysio Legey.



Ivete Sangalo é o maior trunfo pra manter o público ligado. Ivan Lins e Ana Carolina são outras atrações musicais do espetáculo. Mas esses nomes já tinham sido anunciados. E a surpresa para o público? Nenhuma dica? “Acabei montando uma abertura especial internacional para dizer ‘agora começa o sorteio’. É uma novidade, eu acho”, conta Aloysio Legey. O pessoal vai se surpreender em casa? “ Vai! Acho que sim", aposta o diretor.




Alccy Marthins
@alcy_martins