segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DENUCIE O TRÁFICO

Através de sistemas como o Tele-Denúncia, a sociedade faz a sua parte no combate ao crime. O tráfico é o mais visado. Assaltantes, traficantes de drogas e armas, estupradores, homicidas, golpistas, pedófilos, ladrões de cargas e foragidos da Justiça em geral são os ´alvos´ principais das denúncias recebidas pelas autoridades policiais através dos mecanismos de delação colocados à disposição da sociedade civil. Mas é o serviço de Tele-Denúncia a ferramenta mais utilizada neste tipo de procedimento. Este ano, somente a Delegacia de Narcóticos (Denarc) realizou cerca de 200 prisões e 90 por cento delas só aconteceram porque a população denunciou a ação dos traficantes em suas comunidades.No Ceará, através do número 181, ligado diretamente à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o cidadão pode fazer a denúncia com a garantia de que sua identidade será preservada.

No Brasil, somente no ano passado, foram 74.912 chamadas recebidas de todo o País denunciando, especialmente, casos de negligência e violência física e psicológica contra crianças e adolescentes. Em relação a informações sobre criminosos, esse número triplicou.
Drogas
Mas é o tráfico de drogas que recebe o maior repúdio do cidadão comum e, assim, as denúncias da ação de traficantes e seus ´aviões´ tem levado a Polícia - principalmente a Civil - a realizar dezenas de prisões na periferia da Capital e nos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza. Com as detenções, foi possível apreender um grande volume de drogas, estipulada em cerca de 120 quilos de crack, 280 quilos de maconha e 13 quilos de cocaína, além de outras drogas como psicotrópicos. O delegado Everardo Lima, titular da Denarc, revela que somente aquela Especializada recebe uma média de 500 denúncias por semana, isto é, uma média de 71 ligações todos os dias. Através do número 3101.7387. Everardo diz que o tráfico de drogas no ceará tornou-se uma "verdadeira epidemia". Explica que em todos os setores da cidade há pessoas ganhando dinheiro de forma ilícita, através da venda de drogas, especialmente de crack.
"Não sei onde você (repórter) mora, mas tenho absoluta certeza de que no seu bairro você já detectou algum tipo de ponto de venda de drogas, não é verdade?", indagou o titular da Narcóticos.
Para tentar fazer com que todas as denúncias recebidas sejam checadas, Everardo Lima disse que está em entendimento com o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) para que as delegacias distritais (de bairros) também chequem as denúncias de vendas de drogas. "Nosso trabalho é específico para chegarmos aos médios e grandes traficantes. Se os prendermos, certamente, iremos desabastecer os pontos de vendas menores".
O Diário tentou, durante toda a semana passada, obter junto à SSPDS o número de ligações feitas ao Tele-Denúncia este ano e em 2008. A Assessoria de Imprensa do órgão foi contactada e ficou de conseguir os números junto à Coordenadoria de Inteligência (Coin), mas até a última sexta-feira o órgão não repassou as informações ao jornal.
Drogas

Foi através de uma denúncia que, na semana passada, por exemplo, a Polícia Civil conseguiu desarticular mais um ponto de venda de drogas pesadas que estava em funcionamento na zona leste da Capital.
Depois de receberem a informação, policiais do 15º DP (Cidade 2000) se dirigiram a uma residência, na Vila Dorita, e ali prenderam o traficante de drogas Francisco Leonardo de Oliveira Alves, 28. Na casa, os inspetores encontraram cocaína pura e apetrechos do tráfico.

Informação

Combatendo delitos
O Serviço ´Disque Denúncia 100´ funciona diariamente, de 8 às 22 horas, inclusive nos fins de semana e feriados, recebendo denúncias anônimas e garantindo o sigilo. As denúncias podem ser feitas de todo o Brasil por meio de ligação gratuita para o número 100. Já no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também mantém um número à disposição da população para denunciar a prática de crimes. Através do 181 o cidadão faz a sua denúncia. Já o telefone da Denarc (Narcóticos) é 3101.7387.
TECNOLOGIA
Mapa virtual de crimes é ferramenta na internet
A participação do cidadão na desarticulação de redes criminosas, através de denúncias anônimas, vem se incorporando de forma crescente no Brasil. Além das ferramentas convencionais e oferecidas pelas instituições governamentais, outros meios surgiram, nos últimos anos no País como formas alternativas da população contribuir para a resolução dos problemas da violência e da insegurança pública.
Um desses modernos recursos foi criado no Ceará. Trata-se do mapa virtual Wikicrimes (www.wikicrimes.org), já citado por vários veículos de comunicação do Brasil como um forte exemplo de como o cidadão comum pode se acautelar dos perigos impostos pela violência urbana. Através dele, o cidadão ajuda a montar o mapa da criminalidade, registrando o local onde ocorreu um delito.
"O Wikicrimes pretende mudar a lógica tradicional do manuseio da informação sobre crimes já ocorridos e considera que esta mudança esta à mercê do próprio cidadão", explica o professor universitário Vasco Furtado, criador do mapa.
Dia a dia, os internautas vão alimentando o mapa que acaba apontando os locais de maior incidência de crimes comuns no como os assaltos, roubo de automóveis; e outros delitos mais graves, como homicídios.
Vasco explica que a ferramenta vem sendo bem aceita na rede mundial de computadores e já há cerca de cinco mil internautas colaboradores.

Alcy Martins